domingo, 13 de dezembro de 2020

 

MAR E PRAIA

 

Qual a água do mar toca a praia, e a encharca, assim é o Mundo Espiritual próximo, em relação à Terra.

Notemos que os banhistas, muitos deles, em seus trajes menores, à feição dos desencarnados, permanecem num estado de transição – continuam tão humanos que, quando logram se retirar da praia, deixam-na quase completamente repleta de lixo.

A praia, por assim dizer, é o “Umbral”, a Dimensão intermediária entre a cidade e o oceano – entre a Terra e o Mundo Espiritual livre.

Raros são os banhistas que, por saberem nadar, se aventuram mar adentro, distanciando-se da praia.

A esmagadora maioria, quando se vê fora do corpo, com receio do Infinito, não ousa mais que molhar os pés – depois de breve bronzeado, deliberam voltar à cidade e retomar a segurança de quem pisa em chão já conhecido.

Dando as costas para o Infinito, ou seja, para o Mundo Espiritual de natureza mais transcendente, opta pelo regresso à vida comum – toma um banho quente em casa e procura se livrar de toda e qualquer lembrança da areia das praias do litoral.

Não obstante, o oceano, ou seja, o Mundo Espiritual, em suas águas mais rasas ou mais profundas, permanece na expectativa de quem seja capaz de desbravá-lo.

Até o presente momento, poucos são os banhistas que, exímios nadadores, arriscam-se a ir um pouco mais longe, e, depois, retornam procurando encorajar os mais temerosos a não se contentarem com apenas molhar os pés, ou dormir sob as sombrinhas postadas na areia da praia.

Realmente, para que alguém se aventure mar adentro é preciso que tenha aprendido a nadar, e mergulhar, assimilando, inclusive, a técnica da flutuação.

Alguns têm tanto receio do mar que preferem, embora em trajes de banho, permanecer num dos bancos da calçada, à sombra de uma palmeira, repetindo de maneira inconsciente: - Eu quero a minha mãe!...

E é justamente esse desejo, o de querer a mãe, que faz muitos banhistas retornarem mais depressa às suas casas, entrarem num pijama e dormir ao barulho da maré...

Contudo, o mar permanecerá onde sempre esteve – desafiador. E quem não vencer o medo do Infinito nada conseguirá, por muito e muito tempo, mais que pisar na areia da praia e permitir que a água do oceano lhe toque os pés.

A praia é o “Umbral” dos espíritos que deixam o corpo – praia, diga-se de passagem, repleta da presença humana dos banhistas que não se preocupam com o meio ambiente.

O Espiritismo é excelente “escola de natação”, para que os futuros banhistas percam o medo das águas do oceano e comecem a bracejar na direção do Infinito.

Mas, por hora, o receio de afogamento vem predominando na maioria dos banhistas, que, como eu, literalmente, nunca puderam realmente aprender a nadar sequer numa piscina – eu tinha medo de afogar até debaixo do chuveiro, ou, quando era mais menino, até na bacia d’água em que minha mãe me colocava para que eu pudesse me livrar da poeira cotidiana de minhas traquinagens.

Todavia, é verdade que tem banhista na cidade que sequer nunca foi à praia – eu penso que deve ter medo de ser puxado pelas ondas do mar...

Por este motivo, meu caro, se você quiser, o Espiritismo também pode ser, para você e para muita gente, um “Manual de Natação”, que, talvez, quando você for à praia, consiga encorajá-lo a entrar no mar da Vida Mais Alta com a água lhe dando, pelo menos, à cintura.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 13 de Dezembro de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 comentários:

  1. Bom dia Dr Inácio e Baccelli
    Desejo um feliz Natal para todos..
    Que A Luz De Jesus brilhe sempre na vida de todos..
    Deus Os Abençoe e Os Proteja Agora e para Sempre..
    Gratidão..
    ⚘⚘🕊🕊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a Todos, ...O Espiritismo é excelente “escola de natação”....,verdade e inegavel o nosso (meu) problema de seguir as aulas, anotar as recomendações dos instrutores, pois quando tomos em terra é uma coisa temos convicções e certezas(mandamosem nosso umbigo) mas quando estamos no mar a euforia vemos o quanto ainda nos falta aprender para darmos braçadas com confiança e quando a agua esta acima do umbigo .... perigo. Silvano/Sorocaba/SP

      Excluir
  2. Bom dia!

    Dou cá minhas braçadas..na piscina e no mar.
    Já participei de algumas competições.
    A verdade é uma só...água, seja ela qual for, é um ser vivo que merece respeito.
    Sempre, antes de entrar e treinar, peço licença (coisa de umbandista enrustido? Kkk)
    Exímios nadadores se afogam e morrem, pois a água sempre será maior, mais forte e mais antiga do que nós.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia drt inacio. E as vezes vc pensa que está aprendendo a nadar mas de repente afunda na água esse é o momento de recomeçar estou a recomeçar gratidão gratidão figuem todos com Deus

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. O Espiritismo é escola para a vida e para a morte. Sei de mim que se não fosse as mãos santas de Chico Xavier muitas almas estariam perdidas, inclusive a minha. Eu quero nadar muito e se puder nem voltar aqui mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito orientador o conteúdo dessa comunicação inaciana para meditar, mergulhar e surfar nesse grande mar da "Vida Imortal". O farol iluminando é os ensinamentos de Jesus Cristo sob a misericórdia do Pai Celestial. Agradeçamos hoje e sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:29)!!!

    ResponderExcluir
  6. Aécio Emmanuel César13 de dezembro de 2020 às 21:41

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Certamente o que o senhor diz nessa semana é a pura verdade, embora em todas as semanas, aqui. pelo menos para mim, o senhor desenvolve pensamentos que faz com que a gente que o segue ter melhor propriedade de raciocínio. Se me permite pontuar o seu parecer aqui, somos marinheiros de primeira viagem que quer desbravar o Oceano da Vida sem que nos passe qualquer vestígio de enjoo quando se nos deparamos com tempestades revoltas as quais sei disso por experiência própria. Procuremos, sim, nos desvencilharmos dos mariscos das rochas da dúvida e muito menos da descrença de uma Vida Maior do que essa a qual vivemos temporariamente encerrados num corpo físico. Existe outros continentes mais luminosos depois da linha do equador. Não podemos ter o medo de que depois dela existiria o abismo mortal. Para a nossa tranquilidade sabemos hoje que ela é redonda. Na Terra tem lugares ainda que sequer imaginmos. No mundo espiritual então, nem se fale... Obrigado pelo racicínio dessa semana. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo exemplo! As águas do mar são balsamizantes, mas por outro lado a Praia para algumas pessoas ainda é um grande desafio, assim como a vida. Suas águas são curadoras, para quem sabe respeitá-las. Compreender a missào de energia. Esse manual de natação, penso poderia ser o ESE, que traz as bem aventuranças para usufruir de patrimônio público moral e espiritual.
    Precisamos pedir licença para desfrutar esse bem e não vilipendiá-lo. Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Provavelmente, muitos de nós conhecemos "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capítulo XIV, itens 14 a 20, não é mesmo? A fim de entendermos "Um Pouco mais Alem" (Didier, 1a edição, fev 2015), de Inácio Ferreira, permitam-nos divulgar o artigo "Micropartículas são criadas no ar, em pleno voo" (Nanotecnologia - Redação - 14-12-2020 - site Inovação e Tecnologia). Nele, os redatores desenvolvem os temas "fabricação de micropartículas", "Micropartículas" e indicam a bibliografia. Lendo esse artigo, cada um de nós ampliará o horizonte mental desses fascinantes assuntos! Mãos à obra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:12)!!!

    ResponderExcluir
  9. Que explicação maravilhosa, Gratidão.
    Marco Antônio Araújo Paraventi.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Penso que o oceano é imenso e belo. Mãe Yemanjá que o diga. Para que serve atracar o barquinho na praia e não querer viajar? O medo e a ignorância seguram o espirito de baixa evolução. Vamos navegar confiantes. Deus nosso Pai jamais nos abandona, nem mesmo em meio ao mar bravio. Tenhamos fé e confiança. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia querido Dr Inacio, bom dia querido Baccelli, belíssima reflexão filosófica,mas tem um detalhe que o senhor não mencionou temos o melhor professor de natação quanto para aí como para aqui:JESUS ou se preferir seu segundo nome EMMANUEL. Beijos carinhosos da irmã Verinha

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta manhã, mais uma vez, nossos olhos espirituais pousaram no trecho "Existem muitas coisas do Mundo Espiritual que ainda não podem ser abordadas com o devido proveito. É impressionante como o Espírito encarnado mergulha nas águas profundas do esquecimento..." Chico Xavier (BACCELLI, Carlos Antônio/Francisco Cândido Xavier. O Espírito de Chico Xavier. LEEPP, 1a edição, mar 2004, página 114). Muito ilustrativa a mensagem "Mar e praia" desta semana de IF ampliando nosso horizonte mental sobre o mergulho "... nas águas profundas do esquecimento..." do passado, isto é, nosso retorno do Mundo Espiritual invisível, onde a maioria de nós estagia na própria condição evolutiva intelecto e moral, e aparece todo bonito e bonzinho no Planeta Espiritual visível. Parece que essas orientações são convites a pensar, sentir, agir e reagir na questão do esquecimento do passado como "O Livro dos Espíritos" sinaliza nas perguntas 392 a 399. Não é somente IF e os Orientadores do Espiritismo (ou Doutrina Espírita) mostram essas relações entre os dois mundos. Muito a refletir, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:26)!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos. O Dr. Inácio um dia desses disse que coisa bem pior que essa pandemia está se aproximando rapidamente. Será que ele poderia nos dar uma dica do assunto? Alguns( inclusive) médiuns(?) falam que será a passagem do cometa em 2027. Mas o que nos aguarda? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ana Rhana Palmi (17-12-2020 04:55). Você psicografou "... O Dr. Inácio um dia desses disse que coisa bem pior que essa pandemia está se aproximando rapidamente...". O trecho a que você menciona encontra-se grafado neste blog no tema "E, por se multiplicar a iniquidade...", psicografado em 22-11-2020 00:31. Sobre este assunto, acreditamos que o IF abordará os assuntos pertinentes no momento adequado a fim de evitar interpretações angustiosas e inoportunas. Aguardemos o futuro! A respeito da "... passagem do cometa em 2027...", o que se sabe é o conteúdo da notícia "Asteroide de 83 metros deve passar perto da Terra nesta quarta-feira" *NASA - 06-10-2020 12:28 - www.correiobraziliense.com.br). Segundo essa notícia, o corpo celeste designado é o 2020 RK2 e que retornará a passar pela Terra em dezembro de 2027 e em agosto de 2072. Sua influência é como todo e qualquer outro corpo celeste interage com outros corpos celestes em sintonia com o conteúdo da pergunta 40 de "O Livro dos Espíritos". Perdoe-nos não apresentarmos algo "Um Pouco Mais Além" do que deseja! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:26)!!@

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta. Vamos aguardar maiores informações do Dr. Inácio. Abraços.

      Excluir
  14. MAS O CARA É O CARA MAIS RICO DO PLANETA.....
    E DAÍ?
    NO QUE SE REFERE À MORTE DO CORPO FÍSICO...A REALIDADE É QUE ELE COMPRARÁ O TÚMULO ONDE SEU CORPO ORGÂNICO VIRARÁ PÓ....
    ESSA É A REALIDADE...
    NÃO PODEMOS NOS ILUDIR...COM PAPO FURADO..
    O TODO PODEROSO É O CRIADOR...
    🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊

    O AMOR E A VERDADE....
    LIVRO VIGIAI E ORAI
    ESPÍRITO IRMÃO JOSÉ
    CARLOS BACCELLI

    Tudo passará....
    juventude...beleza...saúde... dinheiro...posição social....
    Teorias equivocadas não resistirão......
    Enganos cederão à evidência dos fatos.....
    A injustiça não prevalecerá......
    Ninguém detém o carro do progresso...que esmaga sob as suas rodas os recalcitrantes......

    Os poderosos envelhecerão.....

    Reis rolarão do trono......

    Apenas o Amor e a Verdade permanecerão inalteráveis, ante o olhar severo do Tempo......

    Dentro de ti...todas as ilusões... breve se farão em cinzas.....
    Não te arredes do que for bom e nem te afastes do que for justo....
    Às hecatombes morais da alma... apenas o Amor e a Verdade te ajudarão a sobreviver.......

    ResponderExcluir
  15. Feliz natal a todos
    🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠

    Volta, Senhor!

    Volta, Senhor, ao longo dos caminhos,
    Que outrora percorreste, sobre a Terra,
    Anjo da Paz do Céu, em meio à guerra,
    Que as almas prende a rudes pelourinhos...

    De cidade em cidade, serra em serra,
    Volta a plantar mais flores entre espinhos,
    Acendendo mais luz nos torvelinhos
    Da descrença em que o homem inda se encerra...

    Volta, Senhor, agora em teu Natal,
    Hoje, amanhã e sempre, que, afinal,
    Amor igual ao Teu não pode haver...

    Volta, de novo, e não nos deixes mais,
    Entregues a nós mesmos que jamais
    Saberemos, sem Ti, o que fazer!...

    Eurícledes Formiga

    (Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião pública do Lar Espírita “Pedro e Paulo”, na manhã de sábado do dia 8 de dezembro de 2018, em Uberaba – MG).

    ResponderExcluir
  16. Essa e outras msgs que enviei anteriormente estavam em minhas páginas...
    Essa de Inácio é de 2013
    E como estão atuais para o mundo de hoje
    Bjs

    JESUS, O GRANDE MENDIGO



    Fiquei a meditar, meu caro, na mensagem psicofônica que, por seu intermédio, o venerável Irmão José nos transmitiu ao término da reunião mediúnica de desobsessão, na última semana.

    Confesso que, qual aconteceu a alguns dos presentes que conseguiram refletir na profundidade de suas palavras, eu também fui às lágrimas.

    Sim, Jesus continua na condição de Excelso Mendigo, porque, em verdade, em seu propósito de construir na Terra o Reino de Deus, apenas temos Lhe ofertado migalhas de nós mesmos.

    Raros são aqueles que se entregam ao Cristo completamente!

    A maioria de nós continua a Lhe negar simplesmente uma côdea de pão, ou um copo d’água...

    Ao Lhe descerrarmos, timidamente, a porta do espírito, sobre a qual, milenarmente, insiste em bater, nos estendendo a mão em rogativa, o tempo que nos sobra do tempo com o qual não mais temos o que fazer é tão somente o que nos animamos a Lhe entregar...

    Após termos nos exaurido nos prazeres ilusórios que a vida terrestre proporciona, alguns restos de nossa boa vontade deteriorada é o que Lhe ofertamos...

    Pedaços de idealismo que não foram consumidos de todo pelas nossas mundanas ambições...

    Diminuta porção do sentimento de amor que se nos escapou intacta do incêndio das paixões exacerbadas...

    Com estes singelos donativos, que, praticamente, em incansável peregrinação, prossegue a mendigar de porta em porta, é que o Cristo vem dando de comer à mensagem do Evangelho no mundo!

    Poucos são os que Lhe fazem generosas doações para que a Obra que, pacientemente, Ele vem levantando, em favor da Humanidade, se viabilize com maior rapidez.

    O curioso é que, talvez, por mais se identificarem com a sua condição de Mendigo, os que mais têm colaborado com o Senhor são aqueles que, quase sempre, também vivem a mendigar pelas ruas...

    São os mendigos de esperança...

    Os pedintes de paz...

    Os carentes de alegria...

    Os que vivem nos guetos...

    Os que dormem ao relento...

    O Cristo, por vezes, dá-nos a impressão de um pobre a revirar, nos mercados públicos, o que o egoísmo humano destinou à lata de lixo, a ver se ainda encontra algo que possa ser aproveitado!

    Todos os dias, para que o divino trabalho da fé não se interrompa, torna-se indispensável que o prodígio da multiplicação dos pães de dos peixes se repita, através de suas mãos...

    A indiferença do homem em relação ao Grande Mendigo é irmã gêmea do descaso com que esse mesmo homem costuma ignorar a quem lhe pede uma esmola.

    Infelizmente, meu caro, é de humildes adjutórios que o Evangelho tem vivido, ou melhor, sobrevivido, ao longo dos séculos, sendo de se considerar verdadeiro milagre o fato de ele, em meio a tanta abastança, ainda não ter perecido em completa inanição.

    Esperemos que, de nós, as doações ao Senhor aumentem, com o Lhe oferecermos o melhor de nossas vidas, quanto Ele se nos ofereceu por inteiro na cruz de seu extremo devotamento!...



    INÁCIO FERREIRA

    ResponderExcluir