domingo, 7 de março de 2021

 

Gatos e Ratos

 

Foi no comecinho da década de 60...

Os gatos que residiam conosco, no Sanatório, haviam sido acometidos por uma epidemia – grave desarranjo intestinal – e, infelizmente, vieram todos, um a um, a desencarnar... Em vão, tentamos todos os recursos a fim de impedir que passassem para o Outro Lado, inclusive utilizando a terapêutica do passe e da água fluidificada.

Os fundos do Sanatório se transformou num pequeno cemitério, com várias cruzes, sobre as covas que eu e o Manoel Roberto fazíamos questão de cavar com um enxadão, na terra úmida.

Fiquei muito aborrecido e cheguei a dizer ao Manoel e à Modesta que não queria mais bichanos no Sanatório, porque a gente se apegava e depois...

O tempo passou, talvez uns quatro, cinco meses, e, de quando em vez, um dava um passeio lá pelo “cemitério”, murmurando algumas palavras com o propósito de prece, com alguns funcionários imaginando que, por conversar sozinho, eu logo seria candidato a uma das celas reforçadas no porão do hospital.

Um dia, estando no escritório, enrolando um cigarro de palha, recebi a visita da cozinheira que pedia permissão para dois dedos de prosa comigo.

- Licença, Doutor! – solicitou a simpática auxiliar, sempre com um pano muito alvo a lhe prender os cabelos.

- O que houve?! – perguntei. – Acabou o feijão?!...

- Não, Doutor – respondeu-me –, são os ratos...

- Que ratos?! O único que conheço por aqui, com trânsito livre por toda parte, é o Manoel... O que ele anda aprontando?!...

- Não, Doutor, não é o sr. Manoel, não – explicou-se, um tanto embaraçada. – São ratos, ratos mesmo – ratos e ratazanas, de todos os tamanhos... Estão dando na dispensa e atacando todo o estoque de alimentos... Tem um que, de tão grande, parece um gambá...

- Tem certeza de que não é o Manoel?! – indaguei, observando o amigo que chegava de uma de suas rondas pelos quartos.

- Eu o quê agora, Doutor?!... – questionou.

- Nada – redargui. – Estou recebendo uma denúncia de que os ratos, um do tamanho de um gambá, estão tomando conta do Sanatório...

- Desde que os bichanos morreram, Doutor – interveio a cozinheira. – Nem os ovos de galinha têm sido poupados... O que se parece com gambá mete medo na gente...

- Vamos providenciar ratoeiras (ops), jaulas, pois, pelo que você está dizendo... Bichanos, sinceramente, eu não quero mais aqui – desde que passamos por aquele gaticídio...

De fato, o Manoel deu um jeito de armar algumas ratoeiras, mas, a não ser um ou outro, nenhum dos maiores se interessava pelos nacos de queijo curado que, afinal, nenhum rato que se preza costuma rejeitar.

Os estragos na dispensa, e até na farmácia, continuaram acontecendo, até que, belo dia, ao chegar ao escritório, me deparei com um rato em cima de minha mesa, mexendo nas palhas de eu enrolar os meus cigarros...

- Agora – falei em voz alta –, o assunto muda de figura...

Chamei o Manoel e disse ao prestimoso colaborador:

- Sai aí pelas ruas, na vizinhança, e oferece serviço ao primeiro gato que encontrar... Compre umas latas de sardinha e leva um saco com você – quando ele estiver comendo, você captura o bichano, que, afinal, não deve pertencer a ninguém nas redondezas... Não me volte aqui sem um saco de gatos!...

Assim foi feito e, em breve, a paz voltou a reinar na dispensa do Sanatório e, também, sobre os maços de palha em minha mesa, no escritório.

Lembrei-me deste fato a propósito do aniversário de Chico Xavier que lá vem se aproximando, e que será comemorado no dia 2 de Abril – já quase 19 anos de sua desencarnação, ocorrida em 30 de junho de 2002!...

Foi só o Chico, esse “bichano” de Jesus Cristo, desencarnar, os ratos e as ratazanas, alguns do tamanho de um gambá, criados com tutu de feijão e vatapá, apareceram no dispensário da Doutrina Espírita e estão fazendo um verdadeiro estrago – roem o que podem e mijam por todo o lado, espalhando uma fedentina sem tamanho e ameaçando todo mundo com uma leptospirose federativa.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 7 de Março de 2021.

 

 

 

 

 

 

28 comentários:

  1. Bom dia!! Na paz! Tá tudo certo!!
    Meu veio inspirador Inácio. Pela segunda vez , tenho que discordar de ti. Penso que os "ratos" tomaram conta desde desencarnação de Moises, e não de Chico . Será , o Manoel não consegue ai um "saco " de Moises pra enviar pra cá !? Pra gente ver se Jesus - conforme algumas profecias - consegue voltar em seguida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Jesus voltar, vocês na sua ignorância irão crucifica-lo novamente.

      Excluir
    2. Bom dia! Na paz! Tá tudo certo !
      Sem duvida !! Se vou fazer uma "correção ". NÓS!! OS MESMOS!

      Excluir
  2. Eita Dr Inácio !!!
    Fantástico .
    Dr Inácio , estou lendo “Dimensões da Mente “ ,
    o senhor faz um atendimento de Pai e Filho , com uma abordagem tão dentro da nossa realidade terrena , que me fez pensar como será o tratamento farmacológico, nessa dimensão que o senhor se encontra ... e com certeza deve ter outros recursos terapêuticos também .
    E vamos esperar com Fé , que esse período
    difícil , passe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Silvana (07-03-2021 13:07). Muito bem lembrada a sua leitura dos capítulos 14 - Pai e filho, 15 - O filho e 16 - O pai. Esse atendimento de Inácio Ferreira (IF) sinaliza como um diálogo fraterno deve ser realizado com conhecimento espiritual através da vivência das Leis Divinas. Certamente que estão em elaboração procedimentos terapêuticos adequados no lado visível e invisível para casos específicos. Parabéns pela sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:04)!!!

      Excluir
  3. Boa noite Dr. Inácio e Bacceli. Que tragédia!!! Somente posso lastimar. Que venham os gatos. Robustos, belos e bons caçadores. ( Amei a história). kkkkkk Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Aécio Emmanuel César7 de março de 2021 às 20:06

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Eles estão espalhados por aí sim. É tanto que nesse domingo um ratão, tamanho de um tamanduá, foi até entrevistado. Achei o cúmulo do absurdo ele responder minha pergunta que quem compilou o livro Obras Póstumas foi o Leymarie. Eu quanto a equipe que o entrevistava não gostou da resposta dada por ele. Creio que se a pessoa não sabe ou tem dúvida é preferível que se cale do que ficar espalhando asneiras, a não ser que esteja conivente com essa gente que pretende denegrir a Doutrina dos Espíritos. Valha-nos Deus. Com esse creio que haja ratoeira para tentar segurá-lo. Abraços aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Doutor Inácio o irmão tem visto ainda aquele irmão que ajudou na subida para a crosta,no túnel, acho que Aelios.?

    ResponderExcluir
  6. Fui censurado no meu comentário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André Gustavo (08-03-2021 02:16). Acreditamos que seu comentário não tenha sido censurado. Este tipo de fato aconteceu conosco por um detalhe provocado ao clicar num botão. Solicitamos ler a mensagem abaixo em 08-03-2021 08:01. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:12)!!!

      Excluir
  7. Amo-te Dr Inácio!
    Sabe o que mais admiro, além de sua inteligência espirituosa é a sua firmeza nos princípios da Doutrina, que faz retomar a qualquer Espirita o modelo a ser seguido, quando temos Jesus Cristo. Chico Xavier que nos mostra os ensinamentos do Mestre com humildade e sabedoria. O que precisamos é praticar mais, amar infinitamente e compreender os sinais do tempo. Paz e luz a todos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia todos! Os ratos já o espreitavam antes do seu desencarne. Agora querem tomar o território. Sopa fraterna, campanha do quilo, limpar o centro ninguém quer. Agora aplausos, viagens e idolatria todos querem. Uma vergonha! Se os ratos crescerem muito precisará de tigres ao invés de gatos. Mas podem ter certeza, eles virão. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!

      Diretor de limpeza e faxina nunca vi em casa espírita.

      Só vejo diretor espiritual...diretor educacional...diretor dos passes...

      Diretor de lavar privada nunca vi.

      Excluir
  9. kkkkkk....O Dr. Inácio e seu senso de humor

    ResponderExcluir
  10. André Gustavo, favor reenviar o comentário. Grato.

    ResponderExcluir
  11. Havia dito que quanto ao suposto rato comedor de vatapá tenho minhas dúvidas.
    Se medirmos sua obra pela régua do Cristo, a árvore pelo fruto, veremos que ele dá bons frutos.
    Agora, quanto ao suposto rato comedor de tutu ... esse nunca me enganou ... penso ser a matilha inteira sob a pelo do cordeiro.

    ResponderExcluir
  12. Dr Inácio e Baccelli boa tarde! Procuro palavras, atitudes para expressar o meu enorme carinho e gratidão, mas não consigo encontrar.
    Deixo então meu simples e afetuoso abraço, obrigada, só JESUS PARA RECOMPENSA LO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Magali (08-03-2021 10:31). Permita-nos auxiliá-la, embora não estejamos designados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium! Parabenizamos a sua participação! Como se diz: "Falou e disse!". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:08)!!!

      Excluir
  13. Boa noite. O grande pai Francisco, filho da grande luz, devia ser respeitado pela sua memória e pelo grande homem que foi. Irmãos indígenas sempre respeitem pai Francisco. Paz.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Dias atrás Dr. Inácio falou q coisa pior que a pandemia estava chegando rapidamente. Acho que chegou. Nada mais posso dizer. Sarava meu Pai. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Conshua (09-03-2021 13:32). Permita-nos ampliar o trecho "... Dias atrás Dr. Inácio falou q coisa pior que a pandemia estava chegando rapidamente..." no seu escrito. É uma observação do IF que se lê na mensagem "E, por se multiplicar a iniquidade", publicada neste blog e na qual ele comenta a fala de Jesus Cristo em Mateus 24:12. Neste pensamento vivo, o Mestre sinaliza que "... o amor se esfriará de quase todo." Os cientistas e outros têm indicado esse problema a ser enfrentado por todos nós. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:51)!!!

      Excluir
  15. Dr Inácio,boa noite!Aqui é Isabel,aquela q vc ajuda como pode!Gostaria de contribuir dizendo q “os donos da verdade “ do Movimento Espírita nada mais fazem q miar,miar...ninguém mais quase acredita need irmãos q pensam que o Movimento Espírita é alguma Igreja q eles possam dominar...uns pobres coitados...

    ResponderExcluir
  16. Dr. Inácio, a pouco conheci o senhor, porém tenho em meu coração um grande carinho pelo senhor, e o Sr. Bacelli igualmente pela sua ação em obras que muito me instruí e acalenta; amei vosso escrito e de mim posso dizer que nem quero saber desses rasteiros, que um dia fui contaminada (ou me deixei contaminar) e nunca mais quero contaminar-me e sim trazer consciência para que eu saiba o quanto suas ações um dia me afastaram por minha própria falta de fé e conhecimento, trazendo-me grandes frustações. Vigiai e orai; instruir-se e além ter amor pela causa, é o que quero.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Inácio Ferreira, no paragrafo último o senhor não poderia ter sido mais direto do que foi!

    ResponderExcluir
  18. Caro Dr Inácio gosto muito do seu jeito sincero de lidar com os problemas do espírito, porém, achei a comparação deste texto muito agressiva. Não combina com os padrões de mansidão e humildade que são as referências do Cristo...

    ResponderExcluir