domingo, 14 de março de 2021

 

O Que Sei

 

O que sei é que devo seguir adiante procurando me corrigir a cada dia, fazendo pelos semelhantes o melhor que esteja dentro de minhas possibilidades, e, se possível, neste sentido, indo além de minhas possibilidades...

O que sei é que preciso ser coerente comigo mesmo, não entrando em conflito com a minha consciência, e não consentindo que os interesses subalternos me corrompam o Ideal...

O que sei é que devo trabalhar, todos os dias, em minha renovação íntima, conquistando vitórias anônimas sobre o “homem velho” que ainda prevalece em mim...

O que sei é que careço de errar menos, e muito menos, nas lutas que continuo travando contra as mazelas que teimam em me subjugar o espírito...

O que sei é que necessito criar, urgentemente, novos hábitos, à luz do Evangelho, porque somente assim não continuarei cativo do egoísmo, essa “chaga da Humanidade” que tantos males vem provocando à sociedade, entravando o progresso da civilização...

O que sei é que devo me esforçar ao máximo para cumprir com o meu dever, sem esperar por aplausos ou encômios de qualquer natureza, que, certamente, me induziriam a crer nas ilusões que, durante muito tempo, acreditei...

O que sei é que, custe o que custar, preciso ser fiel aos princípios da fé que abracei, porque, caso contrário, ser espírita não fará o menor sentido para mim, como, até agora, cousa alguma tem feito...

O que sei é que, mesmo não deixando de errar, devido ao meu estrabismo secular, que me impede de ver os reflexos da Verdade com nitidez – o que sei é que, mesmo aí, eu devo ser sincero, porquanto a sinceridade de meus propósitos haverá de falar por mim diante do Tribunal da Divina Justiça...

O que sei é que, nem que seja a passos de tartaruga, careço de procurar sair do lugar comum, dando a minha humilde colaboração para que este mundo ao qual também ainda pertenço – a Terra – venha a ser melhor para os que nele se encontram, e, consequentemente, para aqueles que, um dia, nele se encontrarem, entre os quais, evidentemente, eu me incluo...

O que sei é que não posso parar para ouvir quem me critica ou quem me censura, ou ainda quem me condena, porque não posso continuar perdendo mais tempo com suscetibilidades tolas, ou com melindres que são próprios dos espíritos infantilizados...

O que sei é que tenho muito a fazer e, realmente, não posso perder tempo com quem dispõe de tempo para continuar nas esquinas da vida observando a quem passa, com o único intuito de julgá-lo...

O que sei é que sei que cada um há de responder pelos seus atos, e, sendo assim, nada há de ficar oculto sob as pedras da conveniência ou das ambições que levam os homens a se afastarem da honestidade...

O que sei é que sei o que sou – pelo menos isto, pela graça de Deus, eu já sei –, e por saber o que já sei, convém que persevere no afã que me leva a servir, ignorando tudo o que me impeça de vir a ser mais, procurando a ser menos...

O que sei, enfim, é que fora de Jesus Cristo, o Espiritismo não me interessa, e o que dizem certos espíritas menos ainda!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 14 de Março de 2021.

 

 

24 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Hoje, no blog "Espiritismo em Prosa e Verso", lemos a mensagem "Escola de Luz", de Eurícledes Formiga, que, direta ou indiretamente, sintoniza-se com o conteúdo da de Inácio Ferreira (IF), denominada de "O que sei"! Esta convida-nos a repensar nosso modo de pensar, sentir, agir e reagir como a pergunta 919 de "O Livro dos Espíritos" orienta individualmente! Todavia, existe a possibilidade de ir "Um Pouco mais além" quando ampliarmos para o coletivo "O que sabemos". Excelente reflexão num domingo com um Sol belíssimo e, mais ainda, com o Sol Espiritual chamado Deus e seus raios como Jesus Cristo, o "... guia e modelo..." e os Bons Amigos Espirituais! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampço (09:14)!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia drt inacio posso melhorar a cada dia um pouco mais e o que sei gratidão

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo! Meio jovem Inácio . Percebo um intrínseco rancor nesse trecho : "...como, até agora, cousa alguma tem feito...". Bem o sei , o que , de certa forma lhe "escapou" do controle , pois , comungo algum descontentamento no teor mais apurado . No entanto , sabemos que, alimentar essa insatisfação, seria uma injúria aos desígnios o Pai bem sabe do que necessitamos . Óbvio ! O "desabafo ", é contraditório aos benefícios recebidos, advindos do espiritismo e principalmente dos espíritas . A doutrina dos EspíriTOS, se complementa com os espíriTAS, e não sem eles . Estamos assim: NO LUGAR CERTO E COM OS ESPÍRITOS CERTOS. E demos GRATIDÃO a Deus!! Pela benção ! Tenho certeza , e sei você também a tem , de que se não fossem os espíritas , nos atrasaríamos mais em nossas necessidades . Por vezes , eu me vejo cobiçando os Evangélicos, na "inveja " da fé eles demonstram, mas..... Assim , meu irmão !! Vamos juntos mudar a prosa , para : ESTAMOS ERRADOS, NO PLANETA CERTO. Imagina!! Nós espíritas, sem você !? Precisamos continuar "lutando ", pela doutrina, e seus adeptos. Não ESMOREÇA . PRECISAMOS DE TI.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Dr.Inácio,devemos prosseguir, pois não passamos de servos inúteis, logo, não devemos acumular mais inutilidades como críticas e outras mazelas.Já havia lido se livro Trabalhadores da ultima hora, agora o estou estudando, e, quanto aprendizado! Continuem Dr.Inácio e Baccelli, a trazerem conhecimento, e puxando nossas orelhas,pra acabar com nossa ingênua vaidade de muita coisa já saber...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli.¨ Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo que esteja encoberto, quer seja bom, quer seja mau.¨ Eclesiastes cap. 12, versículo 14. Portanto, concordando cm o trecho acima: ¨ ... cada um há de responder pelos seus atos...¨ Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aécio Emmanuel César14 de março de 2021 às 19:20

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. É... Como a engrenagem evolutiva da vida não deixa ninguém estacionado, creio que, piamente, de tudo o que o senhor disse nessa semana, um dia serei como Chico Xavier. Vencerei o mundo... meu mundo íntimo. Abraços. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr. Inácio, boa noite. Um certo filósofo grego, respondendo a uma pergunta, disse: " Eu sei que nada sei " , na sua humildade intelectual. Em Gênesis está escrito: " Eu Sou o que Sou ". que dispensa toda análise humana. A " Escada de Jacó ", na conhecida passagem bíblica, simboliza a graduação espiritual, do átomo ao Arcanjo, entre outras interpretações. O livro de sua autoria: As Dimensões da Mente: cuja capa representa a raça humana no atual patamar, me remete aos livros da série " As Crônicas da Terra ", do então erudito : Zacharias Sitchin (cinco volumes)que estão na Biblioteca local, que analisa as duas faces da moeda: Religião e Ciência, sob uma tema, o início da raça humana na terra, Um abraço fraternal. " O conhecimento é o polimento do espírito ". Antônio C Custódio Avaré-SP.

    ResponderExcluir
  8. PS. Dr. Inácio, com relação ao meu comentário acima: retifico a passagem bíblica " Eu Sou o que Sou ", está escrito no Antigo Testamento. Outro abraço fraternal e desculpe o lapso de memória. Antônio C Custódio - Avaré-SP.

    ResponderExcluir
  9. Que beleza! Muito obrigado Dr. Inácio, suas mensagens são sempre sublimes.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Interessante destacar os verbos e ações a realizar dentro de cada um nós na comunicação de Inácio Ferreira (IF): "... seguir adiante... ser coerente... trabalhar... criar novos hábitos... esforçar para cumprir o dever... ser fiel aos princípios do Espiritismo... ser sincero... sair do lugar comum... parar para ouvir críticas ou censuras... não perder tempo... responder pelos atos... ser o que sabe ser... ser mais... ser menos...". Estas ações a empreender encontram-se ampliadas nos vários livros que IF psicografou e, também, em outros autores espíritas ou não. A quem cabe a decisão, isto é, a escolha do reto proceder? A cada um de nós, individual e coletivamente! Realizando-as, certamente, o indesejado será deixado pra lá. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:20)!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Dr. Ferreira, obrigado Dr Ferreira, Obrigado Dr. Ferreira!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. ¨ Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo que está encoberto. Quer seja bom, quer seja mau.¨ Eclesiastes cap. 11 V 14. E assim confirmando a frase do texto acima: ¨ ...cada um há de responder pelos seus atos...¨ Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Tenho exercitado em mim a auto honestidade, e é interessante que as vezes sinto vergonha de mim mesmo, mas mesmo assim, tenho encarado de frente minha personalidade, e me acolhido com mais amor. Afinal de contas, ninguém foi criado perfeito.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite dr Inácio e Baccelli
    Adorei...*Criar novos hábitos à luz do evangelho*...
    É dr Inácio...sem Jesus fica tudo muito difícil...
    Sexta dia 11..mamãe partiu depois de um longo sofrimento..
    Meu irmão está na uti..com covid..
    Dois bravos lutadores..
    Me lembrei de irmão José:
    *A dor que te quebranta...é a mesma que te faz crescer*...
    Esse irmão José sabe das coisas..
    Dr Inácio...qdo não tiver quem entenda o Senhor..conversa Com Deus..
    Ele É O Meu Melhor Amigo...
    As vezes por aqui me perguntam..
    Cris tá falando sozinha?
    Eu respondo:
    Claro que Não...
    Estou falando Com Deus..
    E vou lhe dizer...
    Ele responde muito rápido..
    Deus O Clemente...É Magnânimo..
    Minha mãe usou nesse corpo o nome de Clarissa...
    E meu irmão se chama Salvador...
    Provavelmente ele pegou covid no hospital..
    Todos nós..fazíamos rodízio..e nossa mama..não ficou um minuto sequer sem alguém cuidando dela..
    *Honrai vosso pai e vossa mãe* (Jesus)
    Eu tenho certeza...que minha mãe vai ser muito feliz..
    Nem mesmo nos piores momentos ela blasfemou contra Deus..
    Agora..nossa fênix foi embora..
    Fica firme dr Inácio
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cris Mammana (15-03-2021 17:23). Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a sua mãe, D. Clarissa, nesse retorno à vida espiritual invisível após cumprir a tarefa neste lado visível. Certamente que seu irmão, Salvador, também está sendo assistido pelos irmãos trabalhadores visíveis e invisíveis. Ore sempre para esses irmãos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:19)!!!

      Excluir
    2. Gratidão Cadichon
      ⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘

      Excluir
    3. Cris , tenha a nossa solidariedade .
      A D Clarissa e o Salvador , com certeza , estão sendo amparados por nossos amigos espirituais .
      A sua participação nesse espaço virtual , tão especial , nos transmite Fé , Gratidão , Alegria e muito bem nos faz .
      Sinta se abraçada por nós .

      Excluir
    4. Gratidão por seu carinho Silvana
      Confiemos No Pai Amado..
      Está tudo perfeitamente desenhadinho Por Ele na jornada de todos nós...
      Que Jesus Te Cubra de luz amiga
      ⚘❤

      Excluir
  15. Hoje estava me sentindo tão impotente. Na verdade isso sempre está acontecendo quando vejo noticias na TV. Procurei na Internet uma palavra de consolo e esperança e me lembrei de Inácio Ferreira. Achei essa menssagem e ainda conheci o blog. Obrigada Inácio, obrigada Carlos. Precisava me lembrar que Deus sempre tem um propósito e não podemos perder a esperança. O texto me fez sentir esperança e me sinto muito melhor.
    Obrigada irmãos queridos!

    ResponderExcluir
  16. Gratidão sempre pelas palavras. Sinto que Dr Inácio faz, tais reflexões por saber que ainda podemos nos melhorar, encontrando naquilo que somos, é, o que há de melhor. Nossas "humanidades são perenes, mas quando trocamos o homem velho, pelo novo dispomo-nos a errar menos, essa é a tão sonhada evolução. Para que, isso aconteça, não poderemos servir a Deus e à Mamon. Confiar em Jesus é provar do amor verdadeiro. Obrigada por pensar. Ainda estou procurando errar menos, ma, ainda usando o gerundismo...... hoje procuro. Paz e luz!!Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos. No fim de tudo, ficamos nós e nossa consciência. E dela não conseguiremos fugir. Passe o tempo que for. Portanto o jeito melhor é procurar melhorar se a cada dia mais. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Caro Inácio!
    Faço minhas as suad palavras, porém substituindo "o que eu sei" por "o que eu deveria saber". Hahaha...

    Baccelli e Inácio, obrigado por mais essa mensagem!

    Que Deus abençoe vocês e tod@s @s irmãos e irmãs de blog!

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr Inácio! Você tem meu "like".

    Lhe aprecio muito e procuro me melhorar a cada dia para chegar a ser 1% do que você é. Grande abraço

    ResponderExcluir