segunda-feira, 7 de junho de 2021

 

A Tua Opinião

 

A tua opinião, quando se exterioriza com educação, respeito, conhecimento e elegância, sempre vale + 1, todavia, não valerá mais o que vale a tua opinião...

Semelhante a tantas outras...

Repleta, talvez, de atavismos...

De ativismos...

De paixão...

De coloração...

De intenção

Escusa, ou não...

Quando, porém, a tua opinião se manifesta com soberba, com grosseria, com leviandade, ela sempre vale ­– 1, chegando, assim, a ser menor que 0...

Nunca te creias dono da razão –

Posicionamento ridículo...

Pigmeu...

Rasteiro...

Ingênuo...

A tua palavra, muitas vezes, não consegue o aval nem de tua consciência...

Pretensão de erudição...

De academicismo...

Enfim, de falsa intelectualidade...

Opinião covarde...

Repleta de hipocrisia,

Ao lado da maioria...

A opinião de muita gente e, talvez, seja este o teu caso, é uma via de mão única –

Não admite diálogo...

Estar enganado...

Na totalidade, ou em parte...

Ponto de vista doutrinado,

Alucinado,

Em nome da arte,

Cheio de pré-conceitos...

Sempre tive comigo,

Ao lado da escrivaninha,

Repleta de opiniões sinceras,

Dúvidas pertinentes,

Merecedoras de atenção,

Uma lata de lixo,

Ou melhor, duas latas,

Às vezes, três ou... quatro,

Para onde destino

Opiniões sem dono,

Enfim,

Que sequer chego a ler assim...

Sei, igualmente, que a minha opinião

É minha,

Sozinha...

Entretanto, prefiro,

Errar sendo honesto comigo,

Do que errar sendo desonesto contigo!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 6 de Junho de 2021.

 

 

 

 

 

18 comentários:

  1. Bom dia!

    Dr Inácio, visto que o Sr. "andou" pelos lados do oriente visitando alguns laboratórios, por que não conta algo a respeito do campos de concentração e extermínio nos quais cristãos, na casa do milhão, padecem e morrem.
    Seria interessante.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão sempre. Do fundo do coração, eu amo ler essas palavras toda segunda-feira. São conselhos preciosos, que acredito na melhoria da trajetória ainda de encarnado. As palavras são na verdade luz, para os ouvidos e portas abertas para o pensamento, então uma vez ditas, não tem como retornar de onde foram lançadas. O que escrevemos é o registro do que está cheio nosso coração, por isso não devemos escrever com raiva. Assim vou pedindo perdão a Deus pela minha ignorância e força para minha evolução, que muito ainda precisa de orientação. Dr Inácio aprendi uma coisa pelas palavras de Bacelli. Quem deseja aprender precisa saber a dimensão da palavra melindre. Errar todos erramos, e aceitar que errou para melhorar é uma questão de escolha. Obrigada pela reflexão. Abraços de luz

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César7 de junho de 2021 às 04:24

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Nos tempos que se vão as opiniões se conflitam principalmente quando o empasse é religiosidade, é a fé rsaciocinada que não precisa de rótulos religiosos que mais afastam almas encarnadas e desencarnadas do que ajuntam num misto de amor e humildade. Para que tantas religiões no mundo que, enquanto muitos estão a rezar nas igrejas, a violência vem banalisar os ensinamentos do Cristo e até mesmo de Deus? Daí tantas catástrofes, tantas doenças, tantos morticínios... Será que os homens ainda não atinaram que Deus quer é Caridade entre Seus filhos e não inúmeras religiões? Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (07-06-2021 04:24). Acreditamos que seus questionamentos encontrem resposta em "Emmanuel" (FEB), capítulo IV - A base religiosa, tema "Religião e religiões", como também "O Consolador" (FEB) , pergunta 292. Irmão José, em "Eu, porém, vos digo..." (LEEPP, 1a edição, mai 2019, capítulo 51 - Religião) apresenta sua opinião sobre o assunto. Outros autores encarnados e desencarnados também pitacam a respeito do mesmo. Não nos esqueçamos de ler e reler a Lei de Adoração em "O Livro dos Espíritos" (OLE), na 3a Parte. Cada um de nós tem a Lei Divina inscrita na consciência, motivo pelo qual será responsável pelas suas obras (OLE-621; Mateus 26:41). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (06:50)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César8 de junho de 2021 às 11:39

      Boa tarde Cadichon. |Meu consolo é esse em que cada um de nós irá responder pelo seus atos no tribunal da consciência. Agradeço pela atenção na delicada resposta. Fique em paz. Aécio Emmanuel César

      Excluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Minha e nossa opinião. Muito instrutivo o conteúdo da mensagem "A tua opinião", de Inácio Ferreira (IF) nesta semana. A palavra "... tua..." sinaliza cada um de nós expressando uma opinião na "... grande escola do mundo..." (Formiga, poesia "Escola", 07-06-2021 04:57), Blog Espitismo em Prosa e Verso). Nesse campo de estudo de nós mesmos é que podemos compreender o pensamento vivo de IF na comunicação "Opiniões e opiniões", psicografada em 12-08-2013 05:12, no antigo Blog e publicada na obra "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1a edição, ago 2016, páginas 28-30). Por isso mesmo, a "minha" e a "nossa opinião" deve sempre ser manifesta no campo da relatividade do que cada um de nós imaginamos saber neste Planeta Espiritual chamado Terra e também em relação ao Universo do Pai Celestial. É uma lição para aprender e apreender sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:55)!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Graças a Deus vivemos em uma Democracia. Portanto todas as opiniões são acolhidas. Porém o alinhamento cm essas opiniões depende de cada um. Lembremos que todo governo passa. Somente a governança de Jesus permanecerá para sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Inácio, boa tarde! Se eu fiz algum comentário ofensivo, me perdoe por favor! Seus livros me ajudaram muito durante a pandemia e a minha gratidão não se apaga pelo fato de eu não simpatizar com o atual mandatário da Nação. Não gosto de extremismos e acho que na política não tem santo. Se não brigo com meus amigos encarnados por causa deles e tento conviver pacificamente com todos, desconjuro brigar com desencarnado nesses tempos de transição planetária. Que o Príncipe da Paz pacifique nossos corações.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
    É....!, de minha parte , que extrapolei nas "opiniões " nesse assunto do Brasil . O que me resta a dizer é que : É de minha filosofia , se puder ajudar , ajudo. Se não puder , me abstenho . Mas, atrapalhar , jamais !
    Não vou pedir desculpas , pois , repito cada vírgula , do que escrevi como "opinião ".

    ResponderExcluir
  8. E vou , complementar com mais uma "opinião":
    Se alguém puder me esclarecer de forma lúcida , com toda a sinceridade doutrinária do evangelho dos EspiriTOS:
    Quem está agindo de forma Cristã?
    O mandatário do vaticano , que carrega a missão de ser o "procurador " de Jesus , que correu pra tomar a vachina na frente de seus administrados , ou , o mandatário do País , que tem a pretenção de ser coração do mundo e pátria do evangelho , que abriu mão da vachina , para ser o ultimo , após todos os seus administrados serem vachinados?
    Já vou avisando , serei o próximo , depois do Presidente. Hahahaha!
    Posso até partir daqui , COM "covid", mas não , DE "covid", pra ser mais exato , PRAGA CHINESA . Todos já estamos contaminados. E , serei o próximo a tomar a vachina, depois do Presidente.

    ResponderExcluir
  9. Gratidão!Paz e Luz!🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Gratidão!🙏✨🙏✨🙏✨🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Dr Inácio e Baccelli
    Jesus ensinou:
    "Meu Pai trabalha até agora..e Eu também"..
    É nisso que acredito Dr Inácio..
    E assim..só acompanho sites oficiais do governo..
    E o que tenho visto..é tra-ba-lho..
    Prefiro acreditar em quem come pastel na feira..
    Do que em pessoas que comiam pastel na feira e hoje comem caviar às custas do povo brasileiro..
    Uma porta de esperança abriu para Nossa Pátria..
    E depois de muitos anos *enxergando* tanta corrupção..prejudicando nosso povo..fome..saúde..miséria..educação..
    inexistentes..
    Ah Dr Inácio..eu passei por essa porta..
    E não preciso de mídia..
    O que eu preciso é de discernimento..para aprender a avaliar..
    Então todos os dias no evangelho oro assim:
    Pai..protege todos os governantes de todas as nações que seguem As Vossas Leis Perfeitas..
    Pai..protege todos os que governam Nosso Brasil..que seguem vossas Leis Perfeitas..
    E como disse acima..acompanho apenas sites oficiais..não vou atrás de *Balelas*...
    Eu sei que é um trabalho demorado..porque nós mesmos nesses muitos anos todos passados..permitimos que o lixo acumulasse..
    Assim também no espiritismo..temos de tudo..mas fico sempre com aqueles que me ajudam a crescer..
    O resto..Deleto..
    Nossa inteligência..que nos foi dada Por Deus..possui qualidades divinas super importantes que precisam ser desenvolvidas por nós..
    Discernimento..observação..atenção..bom senso..
    Posso ouvir muitas opiniões...mas prefiro a opinião daqueles que como Nosso Pai..TRABALHAM..
    De papo furado e fariseus..o nosso mundo ainda anda cheio...e a escolha é de cada um..
    Cada um com seus cada uns..
    A boa árvore..sempre dará bons frutos..
    E as que ainda não dão..serão lançadas ao fogo..das provas difíceis e dolorosas..através de novas existências..
    Eu escolho os que trabalham no Bem..ou para O Bem..de todos..e não de alguns..
    Beijooosss
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos. Ora, ora, não vamos nos exaltar e supervalorizar nenhuma opinião. Os políticos cada vez mais ricos e os pobres elegendo os políticos e os defendendo. Nada muda. Duvido que exista algum politico que saiba que eu existo. A Política é importante, já os políticos nem tanto. Posto que são meros funcionários públicos pagos com os nossos impostos, eles é quem deveriam se importar conosco. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Só falta agora alguém defender a hidtoxicloroquina para o Covid. Coisa estranha. Vcs estão voltando no tempo? Salve lá.

    ResponderExcluir
  14. Tenho procurado sinceramente compreeder porque espíritas apoia políticos admiradores de torturador. Será que com essa índole mesmo assim é um instrumento na mão de CRISTO para benefício da pátria do EVANGELHO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Francisco Dias Silva Lourencio [12 (= 13)-06-2021 16:51]. Se você ler os conteúdos dos capítulos 1 - Ouvindo elucubrações e 2 - A palestra do instrutor - da obra "Libertação" (FEB), de André Luiz, então encontrará possíveis respostas ao seu questionamento. Pode ser que estejamos enganados. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:47)!!!

      Excluir
  15. Caro Dr. Inácio e equipe dupla, meu cordial boa-noite. Com relação ao artigo escrito pelo Senhor, informo que sou leitor de várias editôras espíritas, os livros que tenhos lidos, são doados para outras pessoas, pois " o talento " não deve ser enterrado, pois a narração bíblica, nos aconselha. A doutina espírita, está alicerçada nos ensinos do " Novo Testamento", pois do contrário, passaria ser mais outra doutrina espiritualista, como outra qualquer. Caro Dr. Inácio e respectivas equipes, um fraterno abraço. Antônio C. Custódio Avaré-SP -( O conhecimento é o polimento do espírito ).

    ResponderExcluir