A Caridade e a Lei
Alguns amigos têm nos perguntado a respeito da situação atual das instituições espíritas assistenciais, diante da Lei, que as vem cumulando de exigências para que se mantenham em funcionamento.
Queremos dizer que, de certa maneira, consideramos tais exigências um tanto absurdas, pois que querem que um país de Terceiro Mundo funcione como se fosse de Primeiro Mundo, e isto começando por onde deveriam terminar.
Por outro lado, não resta dúvida de que há certo preconceito religioso embutido na intenção governamental, que, consciente ou inconscientemente, deseja obstaculizar o avanço da Doutrina no Brasil, com a bandeira do “Fora da Caridade Não Há Salvação”...
A Doutrina, infelizmente, pela falta de discernimento de muitos de seus adeptos, que dela consideram líderes, quase não possui representantes no Câmara e no Senado, e, por vezes, nem mesmo em singela bancada de Vereadores.
A fala de que não se mistura religião com política é equivocada, porque se não existe religião na política, existe muita política na religião, a começar dos cargos que, por vezes, são disputados em humilde Casa Espírita.
Em quase todos os órgãos considerados unificadores a política se encontra vigente, e mais: os seus diretores parecem ocupar cargos vitalícios, apenas deixando o poder quando são expelidos da carcaça.
Assim sendo, as instituições espíritas, que devem se preparar para exigências jurídicas cada mais maiores – e não apenas jurídicas –, carecem se organizar em tempo hábil a fim de que não venham a ser surpreendidas e careçam de cerrar as portas.
No mais, tomamos a liberdade de dizer aos nossos confrades e confreiras, que a Caridade, que é amor em movimento, pode ser praticada de mil maneiras diversas, não necessitando para tanto de regulamentações quaisquer, a não ser da imaginação e da boa vontade dos que compreendem que, no dizer de Irmão José, “em matéria de Caridade, os mendigos somos nós”.
Infelizmente, os espíritos encarnados, e nós os desencarnados que os rodeamos, estamos vivendo em um mundo que está sob constante assédio das trevas, que, para tanto, se valem daqueles que se lhes prestam como instrumentos.
Não se deve, pois, recuar, ante os obstáculos que, porventura, apareçam, com a intenção de nos fazer cruzar os braços e desistir da luta pela construção do Mundo Melhor.
A Terra, em breve, há de passar por um processo de triagem que mal começou com a chamada pandemia do Coronavírus, e muitos haverão de ser levados pelo furor das tempestades que estão se preparando e que, no momento oportuno, haverão de desabar.
Não estamos a profetizar, mas, sim, aventando a consequência natural das coisas, porque, embora já haja muito idealismo no mundo, o materialismo, avançando em quase todos os países, tende à escravização do espírito, o que a Lei Divina não há de permitir.
Quando não há ninguém que possa fazer demolir as muralhas do mal, elas terminam, sob a ação inexorável do tempo, caindo por si mesmas.
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 12 de Fevereiro de 2023.
Nota: No próximo dia 19, estaremos em jornada doutrinária, retornando às publicações na próxima semana.
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No livro "Espiritismo Livre" (LEEPP, 1a edição, jul 2022), de Inácio Ferreira, encontraremos os capítulos 15 - Órgãos unificadora, 16 - As federações e congêneres e outros assuntos pertinentes. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:27 = 04:27)!!!
ResponderExcluirBoa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cochilo no VAR: onde se lê "... os capítulos 15 - Órgãos unificadora..."; leiamos "... os capítulos 15 - Órgãos unificadores...". Desculpem-nos a digitação incorreta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (23:02 = 18:02)!!!
ExcluirBoa noite Dr. Inácio e Baccelli. Pois é... A Caridade... Aqui na minha cidade havia uma Sopa Fraterna que auxiliou milhares de famílias por mais de 60 anos. Veio a terminar não por mim que estava à frente desse ato de Caridade, mas por adeptos do Espiritismo que se diziam espíritas - só se for de porcos - diga-se de passagem. Após a morte da Benfeitora da Sopa que era a única fundadora dessa Sopa, que tinha 95 nos, alguns espíritas de porco fizeram de tudo e conseguiram acabar com essa Fonte de Amor criada exclusivamente para atender a essas almas que passavam necessidade e a sociedade pouco se importou com elas. Difícil, Dr Inácio e Baccelli assistir à uma destruição como essa. Tomaram tudo que tinha relação com a Sopa e o que é pior, não continuaram com esse atendimento fraterno. Hj está atendendo simplesmernte a uma mecânica política de uma Casa Espírita que tinha no mesmo terreno. Do mais, não preciso continuar, não é mesmoi? Entreguei a Deus. Ele sabe e viu tudo e os seus responsaveis irão responder. Meu consolo é esse. Um carinhoso abraço aos dois. Muita paz. Aécio Emmanuel César
ResponderExcluirBoa noite. Penso que o Estado deve ser laico. Entretanto justamente por dever ser laico, não deveria ficar impondo regras normas de conduta para com as instituições. Mas também acho que isenção de impostos para entidades religiosas milionárias não deveria existir. Vocês espíritas deviam criar a bancada espírita, afinal já existe a bancada evangélica e até um ¨ padre¨ apareceu por lá. Porém cá entre nós, a maioria lá é ateu mesmo, que nem eu, ou pior, fazem do dinheiro e do poder, seus deuses prediletos. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia Dr. Inácio. Se possível aborde os seguintes temas:
ResponderExcluirTransição Planetária e 5ª dimensão;
Feixe solar iminente (próximos meses) libertando os seres do véu do esquecimento para que a verdade se restabeleça;
Chegada dos irmãos do espaço.
Abraços
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Leonardo (13-02-2023 06:39). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr Inácio Ferreira (IF( e/ou pelo médium C.A.B.! Acreditamos que você poderá obter subsídios sobre "transição planetária e véu do esquecimento" digitando no Google! Também pode ler "A Caverna de Platão" (LEEPP, 1a edição, abr 2022), no qual IF pincelou algo nos capítulos 12 - 5a dimensão e 16 - 6a e 7a dimensões. Não deixemos de ler o capítulo 15 - A Lei do Carma. Essas indicações não sinalizam que IF tenha dito a última palavra! Outros autores espíritas e espiritualistas falaram a respeito! Boa leitura e pesquisa! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:12 = 03:12)!!
ExcluirNa cidade de Contagem, um médium muito famoso, resolveu há muitos anos atrás, acabar com o almoço fraterno(macarrão com salsicha) que era servido aos carentes, no sábado. Alegou que dava despesa para a casa. Pessoas vinham de longe, assistiam a reunião e depois comiam felizes. Passaram a dar apenas bolachas com suco de pacotinho e... não devo falar mais nada. Boca fechada não entra mosquito. Mas Deus viu e muita gente também. Abraços.
ResponderExcluirGratidão Dr Inácio por tantos esclarecimentos🙏
ResponderExcluirBom dia dt Inácio
ResponderExcluirConcordo p pratica da Boa ação não nesecita de lugar quaisquer .
A boa vontade a intenção é o amor ao próximo.
Gratidao
Dr Inácio quero tirar uma dúvida. Leio nos livros espíritas já li mais de cem, inclusive muitos do senhor. Do André Luiz li todos da série André Luiz que são dezesseis, pois bem a minha pergunta é: 0 André diz foi pro Umbral e ficou um bom tempo por lá até ser resgatado por intercessão da mãe dele que pediu para o Ministro Clarencio e por outro lado ele mesmo diz que os espíritos inferiores, não só o André mas todos os outros espíritos, dizem que esses espíritos maus digamos ainda ignorantes vem aqui na terra tentar obsidiar e fazer mal para os encarnados então eles não estão no Umbral pelo jeito estão livres, não estão presos num lugar de tormentos. Peço que me ajude, se possível tomar um pouco do seu tempo. Já li que os suicidas sofrem muito presos no vale dos suicidas e como é que outros espíritos maus ficam livres para vir aqui na terra perturbar os encarnados . No livro do André Luiz, Sexo e destino mostra claramente o espírito Moreira e amigos obsidiando o encarnado Cláudio fazendo com que ele Cláudio, violentas se a própria filha. Taí a liberdade dos espíritos, então não estão encarcerados no Umbral não é mesmo.
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Olival Machado Souza (19-02-2023 18:49). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos especificamente designados pelo Dr Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C. A. B.! Suas observações são muito interessantes! Num primeiro momento, consideremos que o mundo visível e o invisível estão em interligados, conforme se lê em "O Livro dos Espíritos", perguntas 84 a 87. Neste contexto, todos nós influenciamos e somos influenciados e temos aqueles que se ligam a nós. O lado visível também participa do Umbral. Esta realidade é mostrada nos livros que você leu! Para compreender um pouco mais além do assunto, indicamos ler "A Caverna de Platão" (LEEPP, 1a edição, abr 2022), de IF, capítulos 29 - A complexa questão da obsessão e 30 - Obsessão e remédio. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:23 05:23)!!!
ExcluirNa nossa participação anterior às 08:23, esquecemos de citar o capítulo 10 - O Umbral - do mesmo livro mencionado por nós! Desculpe-nos! Boa leitura! Cadichon Pirilampo (08:30= 03:30)!!!
ExcluirNão me respondeu a contento. Eu perguntei se os espíritos maus (ignorantes), ficam encarcerados no Umbral. Pelo jeito não ficam, já que ficam aqui perturbando, tentando, obsidiando os encarnados. E com é que mostram espíritos sofrendo no Umbral, o próprio André Luiz sofreu bastante no Umbral e desperta lá no Umbral ele fala em alguns dos seus livros que os espíritos maus tomam a forma de animais tanto foram as maldades que cometeram.
ResponderExcluirBom dia! Na paz!! Tá tudo certo !
ResponderExcluirOlival, me permita intrometer:
Cadin Piri , sempre nos oferece seus préstimos indicando textos de estudos , fazendo assim a caridade de “encurtar” o caminho de pesquisa .
No entanto , essa sua dúvida, creio eu , seja de todos nós. Existem algumas obras que dão um certo , caminho das pedras , mas, resposta nua e crua, não conheço . Provável , seja uma daquelas perguntas que os próprios instrutores de 180 anos atrás , diriam: Não sabemos tudo !!
Única verdade que eu sei , é que : qualquer espírito , seja onde estiver , só será “perturbado “, se assim der trela. Lei de causa e efeito . Jesus, também aqui foi “perturbado “, óbvio , algum motivo necessário teve. O Pai, em hipótese alguma quer o “mal” de seus filhos , nós somos os únicos responsáveis por eles existirem em nós . Aliás, o tal “mal”, ou “mau “ não existem , tudo são apenas sensações momentâneas e necessárias por conta de nossa bendita condição de RELACIONAR-SE.
Continuo na mesma . Já li em vários livros todos com chancela da FEB, que existe Umbral cavernoso , trevoso, denso, pedregoso, nebuloso e não sei mais quantos , aquele onde ficam os suicidas que é terrível segundo li no livro Memórias de um suicida do Camilo Botelho (Camilo Castelo Branco) , espírito,. Dá a entender que ficam encarcerados, sofrendo, mas pelo jeito saem a vontade quando querem e pra onde querem.
ResponderExcluirBoa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Olival Machado Souza (23-02-2023 09:28). Inicialmente, agradecemos a gentileza de sua participação, bem como as suas observações! Acreditamos que você pode ler e reler "Memórias de um Suicida" (FEB), 1a Parte - Os Reprobos, capítulo IV - Jerônimo de Araújo Silveira e família, e 2a Parte - Os Departamentos, capítulos IV - Outra vez Jerônimo e família e VI- "A cada um segundo suas obras". Lendo essas indicações, você decidirá o acerto ou não de suas conclusões. Perdoe-nos não ter alcançado o conteúdo de suas sinalizações! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (13:58 = 08:58)!!!
ExcluirOlival. Quando você encontrar essa resposta , por favor , publique aqui!
ResponderExcluirGratidão !!