domingo, 20 de agosto de 2023

Na Parábola da Pérola

“Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” – Mateus, 13:45 e 46

Na Parábola da Pérola Preciosa, contada por Jesus, o que sempre mais me impressionou foi aquele que, possuindo-a, foi capaz de vendê-la...
Ele, por certo, não sabia o valor do que tinha em suas mãos, e trocou-a por um preço irrisório, de vez que, para o que buscava boas pérolas, toda a sua riqueza nada significava diante da pérola que pode adquirir.
Acontece conosco, muitas vezes, o que aconteceu com o vendedor da pérola, que cambiamos os bens espirituais pelos temporais.
Quase todos os grandes luminares da Espiritualidade não hesitaram em renunciar a tudo o que detinham pela luz da sabedoria que haveriam de cumulá-los de bens imperecíveis.
Francisco de Assis, por exemplo, deixou toda a herança de seu pai para trás, e, segundo os seus biógrafos, literalmente despido, preferiu a “pérola” do espírito, transfigurando-se no “pobrezinho de Assis”...
Conta-se que o grande Castro Alves, esnobado por uma dama em certo baile, escreveu em um dos versos do poema “Orgulhosa”: “Não troco uma estrofe minha, por um colar de rainha, por um troféu de latão...”
Albert Schweitzer, um dos maiores executores de Bach, internou-se nas selvas de Labaréné, no Gabão, e renunciou à vida de fausto que poderia ter na Europa...
Chico Xavier, logo após “Parnaso de Além-Túmulo”, recebeu propostas para frequentar os meios literários de Belo Horizonte, desde, no entanto, que renunciasse à mediunidade...
A vida, sem dúvida, é feita de escolhas.
O jovem rico que esteve com Jesus, não quis deixar tudo o que tinha para segui-Lo, com a finalidade de ter um tesouro nos céus... Conta-nos o Evangelista que ele retirou-se muito triste, porque era possuidor de muitos bens – não seria ele, com certeza, quem adquiria a “pérola preciosa”!...
E, certamente, não seremos nós, enquanto amantes dos bens transitórios da vida, que se resumem em dinheiro e poder, que seremos capazes de realizar semelhante transação.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 20 de Agosto de 2023.

 

20 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Excelente interpretação inaciana sobre a Parábola da Pérola no cotidiano de cada um de nós. Na nossa jornada evolutiva, o que geralmente escolhemos: a materia (bens materiais) ou o espírito (bens espirituais)? Nessa jornada, essa escolha terá como base a Lei de Deus inscrita na nossa consciência. Se metemos a mão na bola dentro da área, cometermos penalty. Caso contrário, seguimos em frente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:30 = 04:30)!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos!!
    Um excelente domingo a todos nós!

    Como todo domingo, aguardo para ler os textos do Dr Inácio aqui no blog, e mais uma vez lemos e vemos o quanto ainda precisamos aprender. Essa parábola é cheia de ensinamentos que pouquíssimos de nós conseguem ter a clareza do que Jesus quis nos alertar.
    Ainda somos muito amantes dos bens terrenos, quase nada trocamos pelos bens espirituais.
    Temos um longo caminho a seguir, para sermos um Francisco de Assis, ou um Francisco Cândido Xavier.
    Que Jesus nos ajude nessa caminhada, um passo já demos que foi aceitar a doutrina dos espíritos!
    Luz e paz!
    🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr Inácio. Escrevo para que possa receber aos seus cuidados o meu querido Bruce, ou Bucinho, o meu gatinho tão amado que se foi pelo FELV. Que ele possa ser amparado, cuidado e fortalecido, para que, novamente, possa ser aquele molequinho especial que conquistou até minha mãe, Silvana Lenza, a qual tinha medo de felinos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Thiago Stroianov (20-08-2023 07:04). Seja bem-vindo a este Blog de estudo espiritual. Aproveitamos a oportunidade para sugerir a leitura dos capítulos 24 ' "Linda" - I e 25 - "Linda" - II de "A 2a Morte de Odilon" (LEEPP, 1a edição, jul 2023). Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:42 = 11:42)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde, Cadichon. Li esses capítulos nesse final de semana, por coincidência de minha mãe ter adquirido o livro. Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  4. Salve lá. Viva Zambi! Quero deixar aqui minha consternação com a morte de mãe Bernadete. Infelizmente mataram essa Mãe de Santo, idosa e indefesa e na frente dos netos. A intolerância religiosa é algo abominável. Ela está na luz, mas seus algozes já estão em trevas e nelas permaneceram por longo tempo. Sarava'

    ResponderExcluir
  5. Schico

    Boa tarde a todos!!! O que tem de "esperto" na nossa Terra de hoje que doaria todos os milhões 5 minutos antes de morrer e já iria exigir seu lugar no "paraíso"...
    Uma "tradução" para os tempos de hoje seria procurar os que empregam parte considerável de seus milhões no dia a dia em atividades voltadas para o bem estar da humanidade... sem cobrar nada. Se acontecer tudo bem, senão pelo menos fizeram sua parte.
    Devem existir humanos assim.
    Tem até os que quase nada tem e quase tudo (do seu quase nada) empregam para os que precisam.
    É muito interessante e aterrorizante pensar em como seremos avaliados - por nós mesmos - quando esse momento chegar...
    Um grande abraço fraternal a todos.
    PS. Dr. Inácio/Baccelli ontem li pela 3a. vez o ultimo "capítulo" de Um Mundo Espiritual Chamado Terra - só ele dá uns cinco livros...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. O Dr Inácio, esqueceu de citar no último parágrafo que além do dinheiro e poder, o sexo derruba também, principalmente os religiosos moralistas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo!
    Mais uma lúcida interpretação do texto em questão . Ponto .
    Destaco esse trecho na parábola : “…o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante,…”. Grifo : NEGOCIANTE.
    Sem mais delongas …

    ResponderExcluir
  8. A renúncia a tantas coisas, são vistas como coragem para seguir algo sublime que transcende para o espírito e o conhecimento humilde da alma.

    ResponderExcluir
  9. Ainda na luta para conquistar a pérola, organizando a Vida. Mente e coração. Enfim o Espírito. Parece que nós resta ainda muito trabalho , peço ao Senhor que me dê seu amor para que vença comigo tantas imperfeições. Creio em Ti Senhor e na ajuda dos Amigos espirituais ,na força do Evangelho e na Fé. Gratidão

    ResponderExcluir

  10. Caro dr. Inácio, boa-noite. Com relação ao assunto, do ' Blog ', acima, sempre gostei de Literatura, em suas infindáveis ramificações ( assuntos ), atualmente, encontrei, na Literatuta Espírita, a " Pérola " literária, ou seja, que nos instrui, comos devemos galgar os degráus, da famosa " Escada de Jacó ", rumo à ' Casa Paternal '.Com relação aos nossos irmãos menores: ' Saudades, não tem idade, Saudades, algemas do passado e, Saudades, fagulhas das almas tristes. ' Atenciosamente, Antônio C Custódio - 752069 -////////////.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: No comentário de (20.08.23, às 20:22), a palavra correta: Literatura Espírita.

      Excluir
  11. Aécio Emmanuel César21 de agosto de 2023 às 05:37

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É verdadeira as suas reflexões desse domingo. Os homens se satisfazem tão bem com a loucura em posses transitórias que muitos desses, vendem até a mãe - coitada - para possuir coisas que ao invés de burilar o espírito, colocam mais argamassa em seus pés impedindo até mesmo de andarem. Mas isso também passa, não é mesmo? Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  12. Sou fã do grande colaborador da doutrina dos espíritos, Dr. Inácio Ferreira. Grande abraços, David.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permitam-nos divulgar o artigo "Pela primeira vez na história, cientistas sequenciam cromossomo Y por completo. Mapeamento feito por equipe de mais de 100 cientistas de diversos países poderá ajudar em estudos sobre fertilidade e doenças de origens genéticas, inclusive o câncer" (Ciência - Redação - 23-08-2023 14h21 - Nature - https://revistagalileu.globo.com). Esse artigo menciona o artigo "The complete sequence of a human Y chromosome" (em tradução livre "O sequenciamento completo do cromossoma Y humano"), de Arang Rhie et al - Nature - 23-08-2023. Boa leitura! Cadichon Pirilampo (15:42 = 11:42)!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir
  15. Que benção.....não conhecia.....Amo o dr Inácio....gratidão sr Carlos bacceli

    ResponderExcluir
  16. Esse pérola nós remete a olhar pra dentro de nós mesmos.....o que temos feito em busca do Reino de Deus.....muita reflexão.....Amo de Inácio....muita gratidão

    ResponderExcluir