domingo, 24 de março de 2024

 

Rápido Diálogo

 

Há pouco, tive oportunidade de estabelecer rápido diálogo com um amigo que se encontrava em visita a um de seus familiares internado no “Hospital dos Médiuns”.

 

- Dr. Inácio, o senhor que, segundo sei, está sempre em contato com os nossos irmãos encarnados tem notícias atuais do Movimento Espírita na Terra?!... Ele estará indo bem?!...

- Sim – respondi –, graças a Deus, a Doutrina sempre está muito bem, desde a Codificação, no que pese as tentativas de desviá-la de suas finalidades... O que não está indo muito bem são os nossos confrades, os espíritas...

- Não?!...

- Com exceções, não, não estão indo bem, porque, infelizmente, não é mesmo fácil abdicarmos do “homem velho”... Desde a desencarnação de Chico Xavier, em 2002, o Movimento, desculpe-me a franqueza, transformou-se numa farra... Muita gente andou e anda botando as mangas de fora... Personalismo, vaidade pessoal, ambição de não sei o quê, enfim, gente, conforme se diz na gíria, querendo aparecer de todo jeito e qualidade

- Não me diz uma coisa dessas...

- Já está dito, meu amigo... Certo pessoal anda pintando e bordando, parecendo até que estão sapateando em cima do caixão do nosso Chico... Esperaram o homem morrer para cometer absurdos, comprometendo a Doutrina perante a opinião pública... A Doutrina é inatacável, mas os inimigos gratuitos fazem questão de misturar tudo, espíritas com Espiritismo, e, sendo assim, o bicho está pegando...

- Verdade?!... Por que o senhor e tantos outros, desencarnados e encarnados, não fazem alguma coisa?!... Precisamos defender a Doutrina, que é o nosso patrimônio maior...

- Desculpe-me, mas eu perguntaria a você, que sei, quando encarnado, era nosso confrade: o que você fez para defender a Doutrina, o nosso “patrimônio maior”... Até onde sei, você apenas se limitava a ir tomar passes de vez em quando, de vez em quando participando de uma reunião mediúnica... Você sempre esperava que alguma coisa fosse feita pelos outros, não é?!... Não estou fazendo nenhuma acusação, estamos apenas conversando, mas você, mais uma vez, está jogando a responsabilidade sobre alheios ombros...

- Doutor, eu não sabia escrever como muitos sabem, nunca foi bom com as palavras...

- Isto não é desculpa, meu caro, porque assinar o seu nome você sabia e, ao que também sei, não se furtava a dar opinião sobre política, e outros assuntos do terra-a-terra...

- Eu não queria me incompatibilizar com os companheiros de Ideal... O senhor sabe...

- Eu não sei nada... Sei que você e tantos outros foram e têm sido omissos, indiferentes, sempre em cima do muro, não querendo dar a cara a tapa, fazendo aquela chamada política da boa vizinhança e...

- O senhor é muito franco...

- Não, sou Ferreira, Inácio Ferreira... E, afinal, eu não o procurei para absolutamente nada – você é que, vindo visitar um parente, me interpelou, e não hesitou em me fazer certas cobranças...

- Mas, o senhor há de convir que, com esse seu jeito, tem feito muitos inimigos, criado muitas arestas... Não desconheço, por exemplo, que tem gente que, na Terra, já incinerou as suas obras mediúnicas...

- E daí?!... Qual é o problema?!... Meu caro, eu não vivo com a consciência alheia – eu vivo é com a minha própria consciência... Não vivo para agradar aos homens, mas, sim, a Deus... Se, para agradar a Deus, eu tiver que desagradar aos homens, como neste momento, estou desagradando a você, eu desagrado – desagrado com muito agrado...

- O senhor tem razão...

- Também não quero estar com a razão, não!... Não quero estar com a razão, não quero ser dono da Verdade, não faço questão de que o meu ponto de vista prevaleça... Eu não ando atrás de elogios, não, meu caro – detesto elogios! Também não gosto de críticas, confesso, mas as prefiro aos elogios...

- Eu vou ver como está o meu parente...

- Esteja à vontade... – respondi. – Mas, não se esqueça de que quase todos os que se encontram internados aqui sempre viveram à vontade!...

 

14 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muitos de nós - espíritas e simpatizantes, visíveis e invisíveis, necessitam de realizar um rápido ou longo diálogo franco com a sua consciência! A mensagem de Inácio Ferreira (IF) indica esse caminho! Rogamos a Deus, a Jesus e aos Bons Amigos Espirituais as bênçãos para todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:01 = 04:01)!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, quando o Bispo de Barcelona, Antônio Palau Termes, o que ordenou a queima dos livros espíritas no dia 9 de outubro de 1861 desencarnou, ele logo percebeu o erro que havia cometido e foi pedir perdão a Kardec, manifestando na Sociedade Espírita de Paris. Será que esse que queimou os livros do Dr. Inácio vai ter a mesma humildade??? Ainda mais se for socorrido no HM.
    Cirineu - SP

    ResponderExcluir
  3. Dr Inácio, acredito que se estivesse sem ter lido suas obras até hoje, ficaria alheia a crítica de consciência em relação aos estudos, para compreensão da Doutrina. Após ler não me recordo quantos livros seu, não me contive e fui até Uberaba conhecer o hospital. Ver o lugar, sentir um pouco de todos vocês, dona Modesto Cravo, Manoel Roberto..... e seguir com meus trabalhos espíritas . Fui recebida por uma senhora, depois outra veio falar que estavam preparando uma homenagem ao senhor. Fiquei energeticamente encantada em lembrar de seus escritos, de como explicava a Doutrina, mas confesso que não fui estimulada a realizar trabalho espírita que pretendia. Escrevi uma carta à equipe do hospital , mas depois de anos nunca recebi a resposta. Continuo amando suas orientações, exatamente porque creio que, na Doutrina precisemos no momento com a ausência carnal de Chico sempre lembramos de quem somos e estamos. Agora nesse blog tento compreender o que devo procurar realizar no trabalho espírita. Jamais queimaria seus livros. Eu os li emprestado, porque na época não os podia comprar, mas sempre quando saem suas notícias estarei atenta. Nós espíritas, não trabalhamos para casa x ou y, somos servidores do Pai, de Nosso Mestre Jesus, de Maria, e quando estamos preparados auxiliamos à Espiritualidade. Gratidão! Paz e luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã não espere ser estimulada para se direcionar ao trabalho que lhe permeia a mente, pois isso já se torna um sinal positivo para começar a trabalhar, não espere as condições perfeitas mas sim comece com o que você tem a disposição! Paz e Luz!

      Excluir
  4. Aécio Emmanuel César24 de março de 2024 às 07:13

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Volto a dizer novamente que se os confrades e confreiras que procuram desvirtuar e macular o Espiritismo, podem ser os responsáveis diretos caso a Espiritualidade venha transferir essa Doutrina para outro país que a acatem e a respeitem, como fez sua transferência da França para o Brasil. Se conselho valer... um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de tudo, Jesus ainda é perseguido. Se ele é, do que vamos reclamar? Fazer média não dá. O politicamente correto é a maneira de ficar em cima do muro.

    ResponderExcluir
  6. Boa, Dr Inácio Ferreira !!! Boa, Baccelli !!!

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui pensando… em tendo uma oportunidade de conversar com o Dr Inácio será que eu teria coragem kkkk
    Com certeza aproveitaria a oportunidade mesmo saindo do seu andando torto devido aos “socos” no fígado.
    Sobre a questão de sermos omissos quanto ao cumprimento do dever , somos mesmo. A grande maioria gosta da posição “em cima do muro” e pulam para o lado mais conveniente no momento para logo voltar a posição de origem. E ainda tentam convencer os outros de que essas atitudes são as mais adequadas . Isso é nojento!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Michio Kaku: previsões. Permitam-nos divulgar o artigo "'A essência da inteligência é ver o futuro e não saber das coisas': as previsões do físico visionário Michio Kaku" (Ciência - Alejandro Millán Valencia, BBC News Mundo - 25-03-2024). As ideias do físico são expostas em entrevista pelo autor, detacando-se o esclarecimento do cientista sobre os três cérebros. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:50 = 14:50)!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Michio Kaku: previsões futuras. Permitam-nos divulgar o artigo "'A essência da inteligência é ver o futuro e não saber das coisas': as previsões do físico visionário Michio Kaku" (Ciência - Alejandro Millán Valencia, BBC News Mundo - 25-03-2024 - BBC Brasil.com). O autor entrevistou Michio Kaku (1947-....), que emitiu opiniões sobre vários assuntos. Um desses foi a noção de cérebro triplo! Nesta linha de pensar, sugere-se visitar o tema da casa mental no livro "No Mundo Maior" (FEB), de André Luiz, e "A Caverna de Platão" (LEEPP, 1a edição, abr 2022, capítulo 14 - 'Casa Mental'. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:06 = 03:06)!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Homo sapiens: o provável lar físico! Geralmente, nós - simpatizantes e espíritas - estamos habituados ao conteúdo do capítulo 1 - Ouvindo elucidações, no qual o Ministro Flacus opina, ligeiramente, sobre os neandertais e Homo sapiens. Ontem, dia 26-03-2024, navegamos pela Internet e lemos o artigo "Desoberto o primeiro 'lar' do Homo sapiens fora da África; saiba onde fica. Segundo os pesquisadores, esta região provavelmente forneceu um 'lar longe de casa' para os Homo sapiens antes da chegada à Europa" (Ciência e Espaço - Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi - 26-03-2024 15h00 - IFLScienxe/Nature Communications- https://olhardigital.com.br). Esse artigo esclarece que esse 'lar' seria "... O Planalto Persa é uma vasta região elevada localizada no sudoeste da Ásia...". Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:06 = 03"?:06)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAR em nosso texto: onde se lê "... capítulo 1 - Ouviindo elucidações..." e "... (07:06 = 03'?:06); leiamos ".. capítulo 1 - Ouvindo elucidações do livro "Libertação" (FEB), de André Luiz..." e "... (07:06 = 03:06)!!!" Desculpe-nos as incorreções! Boa leitura! Cadichon Pirilampo (16:12 = 12:12)!@@

      Excluir
  11. Muito boa essa postagem. Até mesmo Jesus com a firmeza necessária expulsou os vendilhões do templo, mas toda vez que dirigindo um trabalho, temos que repreender a atitude de algum dos trabalhadores que prejudica o assistido ou o trabalho em si somos acusados de não ser caridosos, de não seguir o que esta estabelecido no ESE...De se afastar da doutrina de Jesus. Talvez reflexo dessa nossa “” sociedade evoluída” do século XXI (Sociedade Mi, Mi, Mi) recheada de direitos e onde nenhum dever é cobrado. Difícil trabalhar assim, melhor é entender que o diferente é você e em prol da Causa procurar outra casa.

    ResponderExcluir