domingo, 5 de maio de 2024

 

Elitismo, Escola dos Espíritas Sem Fé

 

“Guias cegos! Que coais o mosquito e engolis o camelo.” – Mateus, 23:24

 

O elitismo, que vem tomando conta do Movimento Espírita, afasta as pessoas da fé, porque transforma o Movimento em lamentável fogueira de vaidades.

Não mais aquele Espiritismo simples e puro dos primeiros tempos, com cheiro de Evangelho, repleto da presença do Cristo. Agora é o Espiritismo das questões “psicológicas”, da chamada auto ajuda, dos auditórios cheios nos Congressos pagos, e não mais o Espiritismo do povo mais humilde, para o qual fora prometido o Advento do Consolador.

Não mais o Espiritismo como sinônimo de trabalho no socorro aos desvalidos, com o “Fora da Caridade Não Há Salvação” sendo tratado como algo fora de moda, dos pobres de espírito para os pobres de espírito.

Infelizmente, está desaparecendo o Espiritismo dos encargos em prol do Espiritismo dos cargos, com a vivência sendo engolida pelo aspecto meramente teórico, em que muitos, simplesmente, andam à procura de autopromoção, alimentando os seus egos insaciáveis.

Está desparecendo o Espiritismo do respeito ao Mundo Espiritual, na molecagem dos adulteradores, que, sem o menor respeito, pelas obras dos Espíritos Benfeitores, defecam em suas páginas luminescentes e atraiçoam, na calada da noite, a grande família espírita-cristã, constituída, em maioria, por quem as reverencia e não ousaria lhes suprimir ou acrescentar um til. (Vergonha! Vergonha!...)

Estão quase em extinção os espíritas idealistas, que sempre colocaram a Causa acima de si mesmos, e que, em vez de enfiarem a mão no bolso alheio, a colocavam no próprio bolso para erguerem os templos dos quais os aproveitadores vêm se apossando, inescrupulosamente, para os transformarem em mercados.

Sim, o elitismo, escola dos espíritas sem fé, vem fazendo quase irreparável estrago à Doutrina, mas que, sem dúvida, os seus artífices haverão de pagar elevado preço pela sua incúria e leviandade, por mais uma vez estarem atentando contra o Evangelho de Jesus Cristo, retardando a hora da colheita.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 5 de Maio de 2023.

 

20 comentários:

  1. Cadichon Pirilampo5 de maio de 2024 às 03:50

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lendo o conteúdo da mensagem inaciana nesta manhã, lembramos das comunicações dos capítulos 12 - Elitismo - I, 13 - Elitismo - II e 14 - Elitismo - III, de "Espiritismo Livre" (LEEPP, 1a edição, jul 2022)! Muito a apreender e aprender nesses ensinamentos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:50 = 03:50)!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos!
    Que benção poder ler todos os domingos de manhã, as mensagens do Dr Inácio.
    As mensagens que nos calam no fundo da alma, as vezes mensagens que nos dói, mas se assim não fosse, não avançaríamos na senda evolutiva.
    Mensagens para nos tirar o véu, para nos fazer refletir. Doa à quem doer.
    Sigamos!

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiro estudo doutrinário se dá com leitura das obras dos Espíritos, no recolhimento, com reflexão.
    Assim afirmou Kardec no L.E.
    Assim afirmou D. Yvonne Pereira.
    Não se estuda doutrina lendo obras reescritas ou interpretadas.
    Estudo aprofundado..Estudo sistematizado..TUDO LIXO!
    Não se estuda doutrina frequentando palestras.

    ResponderExcluir
  4. Inácio Ferreira , vulgo Dr Inácio 😀.
    Você está veio , saudosista por demais , ultrapassado 😬.
    Aqui meu jovem ! O filling da semana , foi o show da satânica Madona x a tragédia no RS .
    Adivinha ? , se bem que você tem aí TV bem mais evoluída que a globo lixo daqui- quem teve melhor audiência !?
    Divaldo Franco ! Ah!! Esse ficou pra traz , perdeu longe na audiência ! 😬🤦🏽‍♂️🤷‍♂️. Vida que segue né !!

    ResponderExcluir
  5. Peço permissão aos criadores do blog para fazer uma série de postagens hoje .
    Caso não achem conveniente , tem a liberdade de barrar a publicação, como já é anunciado nas próprias regras .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como Paulo escreveu mais da metade do Novo Testamento, com tantos comentarios kilometricos voce se candidata naturalmente ao cargo de apostolo do blog. comentarios muito longos tendem a ser pulados sem ser lidos e com isto boas ideias podem se perder. Os
      grandes mestres entao se esforcam para dizer muito com poucas palavras, como por exemplo: Mateus 7:12

      “Em todas as coisas façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam.
      Essa é a essência de tudo que ensinam a lei e os profetas.”

      Excluir
    2. Amigo (a), obrigado por ler .
      Significa que você ler tudo , isso é ótimo . E lhe afirmo , eu gostaria muito que escrevessem esses textos “ enormes “ , que resumem um livro inteiro , para eu poder ler e me instruir também . Me dando bases para reflexões sadias !!
      Somente por esse motivo que eu escrevo . Pode crer nisso !! Na paz!! 🙌🙇🏻

      Excluir
  6. Recebi um vídeo , trata-se, da Cultura Woke destruindo o Ocidente. ( créditos a Estúdio 5 elementos : @bee. Happy.da.monttiktok ) , que relata cirurgicamente a nossa situação atual, e tem tudo haver com as últimas msg do Inácio . No entanto , o blog não disponibiliza vídeo ou áudio .
    Na condição de surdo , tenho um programa chamado transcripit, que faz transcrição de áudio para escrita , e eu consigo “ ouvir “ hehehe!! Maravilhas da tecnologia 👏.
    As escritas não são 100% precisas , existem algumas deformações , mas, por eliminação atenta , consegue se compreender muito bem o contexto .
    Irei dividir em partes, por conta limite carácteres também do blog . Boa leitura !!

    ResponderExcluir
  7. Músicos até então desconhecidos e que respeitam a tradição popular, viram fenômenos de vendas até no cinema. A lacração começou a virar fiasco nas bilheterias. Mas o que é que tá acontecendo com a pauta Look em matéria de capa publicada na Veja? Amanda Peck reclamou do exagero dos looks. Segundo a jornalista, o que tem na origem a virtuosa intenção de combater injustiças e promover maior diversidade e valorização de minorias.
    Leque que abrange negros, imigrantes, mulheres, homossexuais e trans. E continua noutro trecho a radicalização da cultura. Wolk, no entanto, faz mais mal do que bem a causa pela qual milita, mas não se deixa iludir. Tá. O caso é uma fraude desde a origem.

    Nunca foi pela diversidade, nunca foi pelas minorias, nunca foi pelo planeta, nunca foi pelo amor mesmo o termo tendo sido cunhado por estudantes universitários americanos brancos contaminados pelo marxismo 2,0 da Escola de Frankfurt.
    A ideologia Wolk precisou ser turbinada artificialmente por bilionários que enxergaram uma oportunidade de controlar o sentimento das massas, desejo de todo liberal capitalista. O lixo cultural que você teve que engolir nas últimas décadas não é nada mais nada menos do que a consequência da velha luta por poder político e econômico. Em poucas décadas, palavras e termos foram inventados ou distorcidos. Invadiram o vocabulário de países do mundo inteiro identitarismo, ideologia queer, lugar de fala, machismo tóxico, dívida histórica, colonialismo, homofobia, gordofobia, transfobia, estarismo, negacionismo, fascismo, entre muitos outros novos conceitos pipocaram no Ocidente, o que ismo não é um movimento natural.
    O estrago promovido nas universidades americanas a ponto de arrastar para o esgoto reputações como a de Harvard, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Em liberdade de expressão em 2023 foi imitado no resto do mundo. Hoje, no Brasil, o Timbó é o tema preferido nos trabalhos daqueles universitários imbuídos do espírito Wolk. Mas essa já é a geração que foi alimentada com estrume. O fato é que trabalhos acadêmicos tirados do fiofó foram ganhando cada vez mais espaço na academia, à medida em que a virulência dos ativistas crescia, irrigada pelos bilionários que investiam em todo o tipo de iniciativa walk.
    A indústria cultural também se deixou corromper. Gigantes do cinema, como a Disney e Marvel, inundaram suas histórias com ideologia Wolk. Quem assistiu o primeiro filme de Os Incríveis, da Pixar e, logo na sequência assistir ao segundo, vai perceber que a mudança foi drástica e repentina. Em muitos casos, personagens clássicos foram sendo dilapidados e muitos arquétipos deram lugar a estereótipos grotescos.
    Com o crescimento das redes sociais, não demoraria muito para que a avalanche se consolidasse.
    Afinal, todas as minorias elegiam seus inimigos, apontavam o dedo e disparavam a ser racista, genocida, homofóbico.

    Quase todo mundo tem alguma bandeira para empunhar e, consequentemente, alguém para culpar pelos seus eventuais fracassos. A temperatura ia subindo à medida em que essa leitura do mundo, sedimentada no pensamento revolucionário que dividia os homens entre opressores e oprimidos, era propagada. Todo mundo precisava encontrar sua bolha.
    Entramos na política do cancelamento. A regra virou cancelar para não ser cancelado. Empresários viram que os nichos formados pelas divisões identitárias eram lucrativos, mas, acima de tudo, perceberam que quem não se posicionasse seria enquadrado no rol dos párias. O marketing, então, passou a ser tanto ferramenta de promoção de empresas que precisavam se adequar aos novos tempos e procuravam faturar com os nichos de mercado criados pelas novas comunidades.
    Quanto canhão de propagação das ideias wolks . Esse plano maquiavélico funcionou por um tempo. Tudo foi orquestrado e alcançou a escala global, a ONU se transformou no principal instrumento de implementação de políticas Wolk Os mesmos fundos bilionários que financiam políticos, universidades, projetos culturais e iniciativas privadas que seguem a cartilha Wolk.

    ResponderExcluir

  9. O eco ativismo tornou se o principal tentáculo do ocultismo, dada a sua capacidade de mobilização de almas em culturas diversas. A salvação do planeta tornou conta do debate público no mundo inteiro. Previsões apocalípticas que nunca se cumprem foram alardeadas. Os bilionários conseguiram finalmente mobilizar o Globo, o CO2 foi eleito o vilão da Terra. Óbvio. Ele está ligado à matriz energética, fundamental para o desenvolvimento de qualquer país o petróleo.
    Guerras foram e continuam sendo travadas por conta desse recurso natural que pelos cientistas do Apocalipse, já deveria ter se esgotado há muito tempo. As superpotências precisavam frear o resto do mundo que começava a se desenvolver. O jeito mais fácil de fazer isso é impedir a produção de energia, aquecimento global, mudanças na temperatura, efeito estufa, sustentabilidade. Uma enxurrada de termos e conceitos Eco hoax também invadiu a mídia, as produções culturais, a academia e o mercado.
    Eis que surge o selo SG, que deveria carimbar as empresas amigas do planeta. Era a salvação do mundo. E lá foram de novo os departamentos de marketing promover o crescimento da onda verde. A política do cancelamento cresceu exponencialmente.

    Agora não só pessoas, mas empresas e até cientistas começaram a ser cancelados. Passou a existir uma ciência oficial. Claro, cientistas sérios são aqueles que corroboram com as diretrizes da elite wookie.
    Os outros são todos o que? Negacionistas. Mas como isso seria possível? A ciência não deveria zelar pela confrontação de ideias. Pelo menos foi isso que eu aprendi. É muito simples. Os bilionários propagadores do bolchevismo tomaram conta da grande mídia e das big techs. Agora, todos os meios de ação estavam nas mãos dessa elite que financiou a cultura Wolk Foi possível controlar o discurso, eleger e derrubar políticos e enfraquecer politicamente os Estados nacionais e acelerar, portanto, o projeto de conquista do mundo.
    Mas sempre existiu um obstáculo , a realidade. Wookiee precisou travar uma batalha com a verdade para tentar se impor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo6 de maio de 2024 às 03:58

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lendo as observações de DomTamer, digitamos no Google a palavra 'woke'. Então, encontramos o artigo "O que é 'woke' e por que o termo gera uma batalha cultural e política nos EUA". (Internacional - 08-11-2022 - BBC Brasil.com). Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:58 = 03:58)!!!

      Excluir
  10. Desde o início , sabiam que precisavam controlar a narrativa. Logo, o arqui inimigo do quiasmo só podia ser um, o cristianismo. O movimento negro, que definitivamente não representa os negros, faz apologia das tais religiões de matriz africana, quando sabemos que a África é predominantemente cristã. O movimento feminista pró aborto tem a Igreja como seu principal alvo. O Zé com hooks defendem um panteísmo travestido de multiculturalismo.
    O que é isso? Em suma, anticristão. O cristianismo é atacado pelos outros, assim como foi atacado pelos materialistas. Não é coincidência. O que é ismo, a despeito de ter sido moldado com idéias marxistas, foi financiado por capitalistas liberais. E se tem algo sobre o qual materialistas e liberais concordam é que o cristianismo deve ser estrangulado.

    Recentemente, bancos começaram a fechar contas de clientes cristãos, atores foram cancelados por se declararem seguidores de Cristo.
    Políticos defendem a eutanásia e retiram símbolos cristãos dos tribunais. O mundo hoje odeia os cristãos ao tentar inventar uma nova cosmovisão, ao relativizar a verdade. O que é ismo deu um tiro no próprio pé. Lembra dos fundos bilionários que patrocinaram a presepada toda? Pois é, agora estão tirando o time de campo. As pessoas perceberam a cacofonia do discurso e não compram mais a ideia. E quando é que bilionários aceitam perder dinheiro, não é mesmo?
    Nada mais terrível para o mentiroso do que a verdade, a mentira tagarela. Mas a verdade não precisa dizer nada para se pronunciar a verdade e cedo ou tarde vem à tona, o que significa que ninguém pode mentir para sempre. A vida eterna é um privilégio dos justos.

    ResponderExcluir
  11. a semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória... que a partir dos conhecimentos adquiridos através do Espiritismo, saibamos escolher as boas sementes a semear.... porque o tempo todo estamos a semear... e que depois não haja choro e ranger de dentes pela colheita indevida ....

    ResponderExcluir
  12. ELITISMO ESPÍRITA

    Creio que nunca escreveremos ou falaremos o suficiente, alertando para os perigos do elitismo no Movimento Espírita.

    A elitização emerge, espontânea, de nosso próprio passado, quando viciamos o espírito no excesso de formalidades, considerando-nos uma casta superior...

    Jesus, para sempre, desferiu decisivo golpe sobre o orgulho racial e o preconceito de crença – o Evangelho nasceu e sobreviveu no meio do povo!

    Disse-nos: “Graças te rendo, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos doutos e aos prudentes e por as teres revelado aos simples e aos pequeninos!”

    Sabemos, com o Espiritismo, que as posições que ocupamos na sociedade são transitórias e, de modo geral, não nos refletem os reais valores.

    Costumamos nos referir aos mais pobres como sendo nossos “assistidos”, mas, a rigor, quem assiste quem?

    Damo-lhes o pão material e a tanto nos restringimos, considerando que não estão à altura de compreender a mensagem da Doutrina... A pretexto de não fazermos proselitismo, nos calamos, sonegando-lhes a luz.

    Entre quem assiste e quem é assistido, do ponto de vista espiritual, quase sempre quem assiste é o maior necessitado.

    O elitismo no Movimento Espírita é joio que se alastra, traiçoeiro, em meio à promissora lavoura.

    Deve, sim, todos os dias ser combatido, para que o Espiritismo, em se desfigurando, não perca as características de Consolador.

    Os companheiros de lides doutrinárias, por mais bem intencionados, necessitam, pois, agir com muita cautela. Jesus atendeu a fome da multidão, mas não perdeu oportunidade de ensinar-lhe o caminho do Reino.

    Não vale frequentar o centro e fugir à periferia...

    O espírita mais centrado nos ideais da Doutrina é aquele que não marginaliza ninguém, o que, infelizmente, de forma inconsciente, acontece todos os dias, nas casas espíritas.

    O dirigente de uma instituição espírita deve ser o primeiro a arregaçar as mangas; a prática sistemática da caridade é uma vacina contra o elitismo, desde que quem a pratique se misture com o povo e se sinta parte integrante do povo!

    O elitismo se constitui numa das maiores ameaças à finalidade da Doutrina.

    Livro: Ser Espírita
    Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Spartaco Ghilardi

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Por aqui, muitas casas espíritas estão fechando as portas. Os infiltrados conseguem o intento e derrubam a casa. O elitismo, fruto da vaidade, continuará, até quando os verdadeiros espíritas se posicionarem. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Salve lá. Viva Zambi. Aqui no terreiro não tem elitismo não. Cada um que procure ser humilde e obediente senão Yemanja dá lhe um coro merecido. Almofadinha aqui é só para consulente sentar. Arre égua! Os espíritas tem que botar esses lobos prá correr. Quem manda no redil é o pastor e não o lobo. Sarava'.

    ResponderExcluir
  15. Os tempos são chegados! Simplicidade palavrinha boba e virtude necessária.

    ResponderExcluir
  16. Caro Dr. Inácio, saudades do senhor!🌻🌿🌷😊

    ResponderExcluir
  17. Caros dr Inacio e Baccelli..Trevas estao encarnados e desencarnados né ....sabem voces como se defenderem....voces drs ..sao de tirar o fôlego de qualquer cristão ..como Jesus inaltece suas missões dos dois lados!!!!

    ResponderExcluir