domingo, 14 de julho de 2024

 

Chico Xavier - 

A Reencarnação de Allan Kardec

Significado e Importância

 

Alguns confrades dizem carecer de significado e importância doutrinária que Chico Xavier tenha sido a reencarnação de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.

Respeitamos suas opiniões, não obstante, pensamos de maneira diferente, principalmente porque não nos cabe colocar em xeque a palavra do Espírito de Verdade, que anunciou a ele mesmo, a sua próxima encarnação, que, segundo cálculos efetuados por Kardec, ocorreria no final daquele século XIX, ou no começo do século XX.

Alguns, inclusive, dizem que os registros citados foram publicados em “Obra Póstumas”, que saiu à lume após a desencarnação do Codificador, e, portanto, não teriam recebido o seu aval, o que, convenhamos, a se raciocinar assim, invalidaria todo o excelente material de que o referido livro se constitui e. no mínimo, teria merecido um desmentido de sua esposa, D. Amèlie Boudet, que ainda estava encarnada. (*)

Enfim, são diversas as questões levantadas por alguns confrades que não admitem que Allan Kardec possa ter voltado à Terra na personalidade de Chico Xavier.

Não obstante, há algo que fala mais alto por si mesmo, corroborando a tese que, igualmente, defendemos, de que Chico Xavier, foi, sim, a reencarnação do Codificador.

A Obra Mediúnica de Chico Xavier é a única que desdobra e atualiza o Pentateuco Kardeciano, dando sequência à Revelação que se iniciou com a publicação de “O Livro dos Espíritos”, em 18 de abril de 1857.

Ao longo do tempo, desde o desenlace de Kardec, surgiram muitos que foram apontados como sendo ele mesmo de volta ao corpo, mas que, através de suas obras, não deram provas da autenticidade das suposições aventadas – sendo que, tais provas, não vieram em nenhum sentido, seja do ponto de vista filosófico-doutrinário quanto da vida pessoal.

Chico, ao contrário, tendo reencarnado no começo do século XX, no dia 2 de abril de 1910, durante 75 anos exerceu de maneira exemplar o seu Mandato Mediúnico, e, em nossa opinião, teve a sua Obra referendada, não pelos Espíritos que por ele se manifestavam, mas pela sua vida apostolar.

A tarefa de Kardec, convenhamos, necessitou se limitar ao campo intelectual, porque, com o pouco tempo que teve para tanto – 15 anos! –, não lhe possibilitou imortalizar-se em França como um dos expoentes de sua história, tendo, assim, a sua memória reconhecida pelo povo francês, que hoje, praticamente, o ignora.

Chico, tendo começado muito cedo o seu labor no campo da Doutrina, tendo desencarnado em 2002, portanto, há 22 anos, vem sendo cada vez mais lembrado pelo povo brasileiro, e, talvez, mais pelos não-espíritas que propriamente por alguns adeptos que vêm desrespeitando o seu trabalho, minimizando-o, inclusive, através de ofensas pessoais ao médium. Aliás, ofensas pessoais não têm faltado, da parte de alguns, até ao próprio Kardec, com os que, insanamente, tentam reescrever as suas Obras, acusando-as de racistas.

Enfim, o imbróglio portas a dentro do Movimento Espírita é grande, devido, sem dúvida, ao personalismo de alguns de seus adeptos que se creem detentores de algum poder, ou, então, de serem eles próprios, a reencarnação de espíritos de considerável elevação.

A verdade é que, no fundo, o que se pretende, combatendo em Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec, é “tirar Jesus do Espiritismo”, negando, sub-repticiamente, por inspiração das trevas, ser o Espiritismo o Consolador Prometido...

O embate doutrinário travado não é, especificamente, contra Chico Xavier, mas, sim, contra o Cristo, que, principalmente, a Obra Mediúnica dos Espíritos por Chico revive, e de Quem ele deu testemunho pessoal a existência inteira.

Convém pensarmos mais maduramente sobre o tema que enfatizamos nestas linhas, porque, sem a Obra Mediúnica de Chico Xavier, o Espiritismo, que é uma doutrina dinâmica, permaneceria estática no século XIX, em absolutamente nada tendo conseguido avançar desde então.

(*) Embora "Obras Póstumas" tenha sido publicado em 1890, e Amèlie desencarnado em 1883, muito material, que consta do referido livro, já havia sido divulgado antes nas páginas da "Revista Espírita", qua ela auxiliava Kardec a revisar.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 14 de julho de 2024.

 

 

29 comentários:

  1. Bom dia ...Baccelli/dr Inacio...precisamos continuar divulgando insistentemente Chico foi Kardec ....por todos estes motivos ..acima tao claramente defendidos precisamos manter Cristo no Espiritismo e na Terra derrotando s intenções inferores das trevas elevando a humanidade para a Luz..
    Eternamente gratidao pelo trabalho de voces....esclarecendo tambem que as obras de BACCELLI E Dr inacio tambem nos remetem a Andre Luiz e Emmanuel...portanto tb ao Cristo

    ResponderExcluir
  2. O projétil do fuzil falhou, assim como a faca.
    A treva não irá retirar Jesus do planeta.
    Tardará, mas não falhará!
    Repito a pergunta: se Chico não foi Kardece, quem foi?
    Ou afirmem, se tiverem coragem, que a espiritualidade errou.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, confrades, amigos!!!

    Eu em minha ignorância espiritual, desde o momento em que li já há alguns anos, que, Chico era sim a reencarnação de Kardec, não me fiz relutar e lendo e assistindo alguns confrades pude ter a certeza dessa grande afirmativa. Pois significa muito sim, saber a trajetória de espíritos tão elevados, e o que eles fazem pelo bem da humanidade e pelo Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Hoje compreendemos que a oposição é sempre contra o Cristo, o Único que pode destronar as Potestades e os Principados do Mal . Os Dominadores desse mundo e que não querem perder esse domínio, não importando os meios para tanto. Tudo o que exalta o Cristo e o seu Evangelho é alvo desses espíritos. Estamos cansados de saber que toda ideia ferozmente atacada, só o é por ser verdadeira! Como se diz, ninguém chuta cachorro morto. E como são ferozes os que não concordam que Chico seja, de fato, Kardec.
    Se analisássemos dessa maneira, não seríamos enganados tão facilmente pelos “falsos profetas”, até mesmo no campo da politica.
    Tem gente que ainda dá credito aos meios de comunicação de massa! Desde sempre foram instrumentos dos poderosos, ora bolas. Será que não vamos conseguir superar nossa milenar credulidade. Crédulos na religião, crédulos na politica, crédulos, crédulos, crédulos.
    Chico Xavier é Kardec e ponto, de outra forma quem seria? O tal médium que patrocinou o próprio filme com dinheiro da bilheteria de seus showgressos?!

    ResponderExcluir
  5. O comentário do anônimo é meu. Esqueci de nomear .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Rogamos a Deus, a Jesus e aos Bons Amigos Espirituais abençoem a esses irmãos, visíveis e invisíveis, de jornada evolutiva neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:58 = 04:58)!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr Inácio! O Sr sempre foi franco e direto. Lembro bem de nossas conversas quando eu o visitava no sanatório espírita. Hoje partilho de uma ideia necessária a doutrina. Vamos propor um congresso: Chico é Kardec?

    ResponderExcluir
  8. Quem sabe quem é Jesus? disse "alguém"; e ainda assim temos pessoas que insistem em tirar Jesus da governança do planeta, baseados em simples mudança zodiacal (de peixes para aquário)...

    ResponderExcluir
  9. Francisco Candido Xavier e' a reencarnaçao de Kardec , Jan Huss, Francisco de Assis , Joao evangelista , abençoado espirito de Luz que sempre fecundou a Terra com o Amor e saber do Cristo.
    Eterna gratidao.

    ResponderExcluir
  10. Postagem muito importante do Inácio Ferreira. Pena que um certo participante do blog insista nas indiretas de cunho político em virtude de seu fanatismo ideológico. Sugiro que todos se atenham a questões espirituais nesse blog, incluindo, é claro, o autor espiritual e o médium que lamentavelmente começaram com panfletagem política desde 2018.

    ResponderExcluir
  11. O Espírito fala de relações políticas há anos, basta lermos seus livros.
    O médium, de forma corajosa, declarou sua posição política.
    Há anos frequento esse blog e sempre tive o mesmo discurso.
    Há coisa de uns 4 ou 5 anos foi gentilmente pedido pelo administrador que todos assinassem o nome e cidade.
    Repito: Esquerda dá nojo! Quem a defende dá nojo!
    Existem blogs espíritas de esquerda.
    Como dizia vovó...os incomodados que se retirem!

    ResponderExcluir
  12. André, brasileiro conservador, Jaú15 de julho de 2024 às 06:09

    Em 1991 Chico Xavier conversou e realizou uma prece, a portas fechadas, com o presidente Collor, sua então esposa e um General do Exército.
    Basta ler o Anuário Espírita de 1991.
    Sim! Chico havia declarado voto em Collor!
    Ou seja, tomou partido político!
    Condenar o Espírito e o médium por suposta panfletagem política é desconhecer parte significativa de momentos históricos da doutrina no Brasil.
    Por 2 vezes fui chamado de fanático nesse ambiente.
    Nem ligo..não nos calarão!
    Dr Inácio fale o que bem entender!!
    Porta da rua é serventia da casa.

    ResponderExcluir
  13. Muito importante este artigo. Concordo com a afirmação que Chico Xavier foi a reencarnação de Allan Kardec. Em minha opinião, por uma questão muito simples, além de várias outras que possam justificar esse fato. O Espírito de Verdade informa a Kardec que deveria permanecer "por um pouco" na vida espiritual e teria que voltar à Terra "para concluir a missão". A questão que se impõe é simples, como disse, qual médium, senão Chico Xavier, no século XX produziu em termos de dar continuidade aos ensinos que Kardec havia iniciado? Não existiu outro nem no Brasil, nem no Mundo que não fosse nosso amado Chico. Para mim isso basta.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Sem Chico, o Espiritismo seria menos conhecido. Talvez tivesse ficado apenas com a elite. Chico trouxe a Doutrina para os pobres. Era a sopa, as visitas aos enfermos, o cuidado dos enfermos. Digamos que Kardec, foi o cérebro e Chico foi o coração da doutrina. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. É querido Amigo Dr. Inácio...eu sei o quanto é difícil sermos nós mesmos. Ministra Veneranda.

    ResponderExcluir
  16. Minha reflexão : Qual o espírito com chancela de ESCOL , já afirmou , ou afirma , que na condição externa do orbe , ou seja menos denso ; os espíritos não fazem política !? Espíritas !!? No orbe , se não discutem política , só se for os que estão internados , e em coma , nos hospitais dos Médiuns.
    Política é universal característica do espírito e não é exclusividade de humanos .
    Qual é o motivo das divergências entre os chancelados das “trevas “ e os do “bem”? , não é somente política !? Divergências de entendimentos !! Deus !!? Esse sim , não se mete nisso 😀. Já o Pai criador , esse gosta de política também ! 😬.
    “Espírito é gente , gente é espírito “ simples assim 🙌

    ResponderExcluir
  17. Espírito, nossa característica mor , é “negociar “, todas nós pra evoluir tem de ser negociante .
    Tudo é troca . Pode buscar ai onde quiser , seja grau baixo ou elevado, todo espírito “negocia “.
    Humano !? Mais ainda , porque tem de negociar duplamente , para o espírito e para o humano .
    Marcos o evangelista diz : “ tudo que pedirdes , vos será concedido, mas, cuidado , com o que pedes “. Ou seja : cuidado com quem você negocia. Vai vender a alma pra quem !?
    A questão é : todos nós temos bons e maus instintos ; ao negociar , necessário ponha na balança , com quem você esteja negociando e a sua própria intuição, porque suas escolhas são reflexos do seu caráter .
    Como eu já disse , esquerda também tem suas acertivas , que devem ser enaltecidas também . Atualmente mesmo , estamos assistindo a uma verdadeira redistribuição de rendas na marra . Um investimento maciço nos considerados “ vulneráveis “ e pagando a conta os que estão na linha de frente com a mão na massa no trabalho de sol a sol .
    Reflitamos : pelas leis divinas , essa “política “, tá certa ou errada!? Cada um processe suas escolhas …
    Existem vários ensinamentos de Jesus nessa linha de raciocínio .
    Até mesmo Kardec/Chico , tiverem personalidades diferentes nessa questão em tempos diferentes , mesmo sendo o mesmo espírito ! 🤔
    Temos muito que refletir e estudar não é mesmo !
    Eu particularmente, sou de extrema direita também , não concordo com o tal “ Deus provém “ como é praticado pelos “vulneráveis “.
    Não comungo com “sopas “ dentre outras “benecies “ disfarçadas ; posso estar, muito , enganado , mas , lúcido no momento , que é assim que eu penso , por um único motivo : dignidade . No pouco que enxergo atualmente, a esquerda se faz de boazinha na esmola , mas, que tira a dignidade do espírito , nem vou dizer de humano .
    Ja a direita , induz a trabalhar , produzir , colocar a mão na massa …
    Essa é minha escolha !
    Quem está “negociando “ melhor !? Tá aí uma resposta que não tenho , alguém a tem !?
    Jesus foi político uai ! E o ápice de sua “política “ foi : “ ninguém vai ao Pai , se não for por mim”
    Alguém pode esclarecer aqui o nome ou quem foi o espírito Governador de Nosso Lar !?
    Não consegui identificar esse espírito de pulso firme , lúcido , que conseguiu a proeza de unir filosofias de governança de direita e esquerda , e direcionar a colônia nos moldes marrados por André Luiz .
    E atualmente , esse espírito aqui afirma com todas as letras , meu sonho “utópico “ é : “ A AMÉRICA “ 🇺🇸 🇧🇷🇦🇷.

    ResponderExcluir
  18. Ah!! Esqueci relatar : Rico não paga conta , pelo contrário , enriquece em qualquer dos 2 lados cada vez mais .
    Quem paga a conta é classe trabalhadora . Antiga classe média , hoje , classe verde /amarela . 😬

    ResponderExcluir
  19. Outro detalhe : É importante sim , elucidar que Chico / Kardec são o mesmo espírito . Não é questão de curiosidade , mas de grande valia para avaliação do processo espiritual de cada um de nós .
    Igualmente o estudo de uma obra magnífica , onde Emanuel faz sua auto biografia ESPIRITUAL. O significado incluso intrinsicamente nessa obra é simplesmente divino . E o próprio Emanuel relata das dificuldades esse espírito teve para conseguir a autorização . Imagina ! Outro espírito , simplesmente enlouqueceria em rever seu passado espiritual .
    Gratidão ! A Inácio /Baccelli por insistir na questão : Kardec/Chico . 🤝

    ResponderExcluir
  20. Como diz Chico : Aqui , não tem santo não . Somos todos devedores uns dos outros . Ou seja , negociantes uns dos outros.
    Insisto : vamos nos esforçar mais para compreender : o QUE é Deus ; e , QUEM é o Pai anunciado por Jesus!?
    Já é dever de casa áspero por demais hahahaha !!!

    ResponderExcluir
  21. Alguém já leu a obra , estudou , e conseguiu identificar a terrível condição do espírito Emanuel nos seus auto relatos !?
    Onde o humano senador , negociou com o diabo e vendeu Jesus, similar a judas !? Não sou eu quem estou inventando essa história não , tá lá , só ler , Emanuel abre o coração . Pilatos o consultou sobre Jesus antes de decidir , Emanuel se esquivou , os motivos ? Estão lá também . Tudo bem que pilatos tinha segundas intenções , algo em ralação a Livia me parece ( cúbica a mulher do próximo , aliás , esse é um defeito horrível generalizado , a inveja ; queremos o que pertence ao próximo , até o rico tem inveja do pobre , o pobre então do rico nem se fala , parece que o espírito já nasce cubicando ), mas, Emanuel acovardou ( essa era uma característica desse espírito pra aquela trama na época ), mesmo sofrendo as dores de consciência, lavou as mãos também ; isso maltrata Emanuel até hoje . Mas, Emanuel por amor a nós outros , trouxe essa sua testemunho a nosso conhecimento , deixou a vergonha de lado , para nos ilustrar quanto somos ridículos espiritualmente e o quanto podemos também evoluir rápido , só depende de nós. Jesus também não fez a mesma coisa ? Sim , Jesus veio justamente nos dar seus testemunhos e orientar -nos a encurtar caminhos. E não entendemos nada ! Até hoje . Muita pequenez , enquanto estivermos agarrados aos dogmas religiosos será difícil melhorar a lucidez . Espíritas então ! Ave maria !! Até hoje , abraçados aos fenômenos , querem ser intelectuais nos fenômenos mas ignorantes na lucidez .
    Vejo aqui mesmo , um amigo que se diz Ateu , que é bem mais lúcido que espíritas , e de Ateu não tem nada 😀. Porque ? Porque está descompromissado com religião , pega um texto e destrincha com reflexivas livres .

    Já perceberam a forma austera que Emanuel de lá pra cá vem empregando a ele próprio , numa espécie de tentativa recuperar o mau feito ?

    Percebe o quanto Emanuel é exigente com Chico , a ponto de Chico reclamar e Emanuel não amolecer em nadica , pelo contrário , estigar Chico a erguer e deixar de chororô!? Existe um compromisso enorme entre esses 2 espíritos !

    Tudo bem que , tanto judas como Emanuel , ou até mesmo toda a trama de Jesus , foi programada , não seria diferente . No entanto , esse negócio de programação é pra poucos , maioria esmagadora vem empurrado compulsoriamente ( Inácio já esclareceu isso ); existe sim uma programação da equipe de instrutores , que programam
    Inclusive quais espíritos deverão vir fazer parceria de relacionamento uns com outros , tudo dentro de uma programação , não de missão , mas de defeitos uns dos outros que servirão de objeto para tais programações se sustentar. São os defeitos de um que melhora o outro , o efeito das virtudes são bem menores de servir de ajuda, é assim que a gente funciona !!🤷‍♂️
    Todos que se relacionaram com Jesus , já se sabia onde seriam suas fraquezas , que seriam utilizadas para o propósito do Pai . Sim , do Pai , porque , Jesus até tentou programar , mas, tá nítido que o Pai tentou segurar Jesus a não encarar tanta dificuldade , mas, tudo indica Jesus insistiu dizendo que daria conta do recado . Tanto é que , na cruz , Jesus desesperado pela “ sucumbência “ exclama ao Pai : “ Pai , porque me abandonastes !?”, no entanto , percebe de imediato sua fraqueza e conserta : “ seja feito a sua vontade “ , ou seja : e não a minha .
    Ora!! Minha gente ! Vamos ousar nos estudos e reflexões aí né ! Óbvio , não sejamos displicentes ou irresponsáveis , inconsequentes, mas, sejamos lúcidos ! Aceitar manso e ignorante as explicações religiosas e edições os textos bíblicos foram alvos , é ser bem preguiçoso . Minha intenção não é que ninguém aceite minhas explicações , mas, unicamente de mexer com cérebro dos outros , atiçar a pensar , refletir , seja “polêmico “ responsável ; se é que isso seja possível kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda não percebeu que os participantes "um mero ateu", "sou evangélico", conshuá" e "pena branca" são a mesma pessoa, postando sob abordagens distintas a mensagem do amor e da fraternidade universal? Ah: finalmente você assumiu que é de extrema-direita, hein? Finalmente!...
      Abrahão, São Gonçalo, RJ.

      Excluir
    2. Completando meu recado ao mesmo cidadão, devo dizer que, embora respeitando a grandeza evolutiva do espírito Kardec/Chico Xavier, não sou obrigado a concordar com a opinião política do mesmo, tampouco com a de Inácio e Baccelli. Essa história de votar no menos pior com medo do candidato "comunista" é de lascar...

      Excluir
    3. Ué ! Abrahão!! Eu nunca escondi essa minha vocação pra direita .
      A verdade é que , quem está de fato lascando com o Brasil não é esquerda e nem direita , mas sim os DE CIMA DO MURO!! Irresponsáveis , inconsequentes , covardes isso sim ; imvez de descer do muro e vim fazer a diferença , lavam as mãozinhas ; PILATOS !!! Respeito os Petistas !
      e abomino os gatos de cima de muro !! 😡 . Não posso afirmar com todas as letras que Petista tá errado 😬😀; mas afirmo que os tais “ indecisos “ são a desgraça do Brasil !

      Excluir
  22. Bem, em nova resposta ao determinado membro do blog citado por mim em meu útimo post, devo dizer que não vou me retirar do blog, afinal nunca me calei diante de pessoas autoritárias. O cidadão tem nojo da esquerda e dos esquerdistas? Pois bem, já eu tenho nojo da extrema-direita e nunca confiei na extrema-esquerda. Quem é fascista não possui autoridade moral para atacar os "comunistas". Afinal, não há diferença alguma entre um fascista e um marxista.
    Abrahão, São Gonçalo, RJ.

    ResponderExcluir
  23. André, O Conservador, Jaú17 de julho de 2024 às 15:21

    Dr. Inácio...até aqui fui arrumar obsessor!?
    Só rindo mesmo.
    Continue Dr.. não pare.. estão acusando o golpe.


    ResponderExcluir
  24. Segundo Víctor Hugo no Livro Árdua Ascensão/Divaldo Franco os dois anos de sofrimento do Chico nas mãos da madrinha foram para moldar o seu Espírito. Cirineu - Carapicuíba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu (Carapicuiba, 21-07-2024 06:28). Por gentileza, poderia mencionar em que capítulo do livro "Árdua Ascensão" se lê o comentário de Victor Hugo sobre Chico Xavier. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:57 = 10:57)!!!

      Excluir
    2. Eu sou Anonimo mas nao o anonimo que postou.
      Penso que a postagem do anonimo que postou e' sua conclusao do Prefácio do livro de Victor Hugo
      que foi psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião na noite de 02-07-85 - Uberaba - MG.

      So' o anonimo que postou pode confirmar.

      Assinado

      Anonimo que nao postou.

      Excluir