“Nos Domínios da Mediunidade”
Cremos que vale a pena recordar aos nossos irmãos e irmãs internautas o que Emmanuel, profeticamente, escreveu no prefácio do livro “Nos Domínios da Mediunidade”, em 3 de outubro de 1954:
“E, desde o último quartel do século passado, a Terra se converteu num reino de ondas e raios, correntes e vibrações.
A eletricidade e o magnetismo, o movimento e a atração palpitam em tudo.
O estudo dos raios cósmicos evidencia as fantásticas energias espalhadas no Universo, provendo os físicos de poderosíssimos instrumentos para a investigação dos fenômenos atômicos e subatômicos.
Bohrs, Planck, Einstein erigem novas e grandiosas concepções.
O veículo carnal agora não é mais que um turbilhão eletrônico regido pela consciência.
Cada corpo tangível é um feixe de energia concentrada. A matéria é transformada em energia, e esta desaparece para dar lugar à matéria.
Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como consequência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.
Os laboratórios são templos em que a inteligência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a cerebração se perverte, transitoriamente subornada pela hegemonia política, geradora de guerras, o progresso da Ciência, como conquista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.
O futuro pertence ao Espírito!”
O prefácio de Emmanuel, escrito há 70 anos, por si só, vale todo o livro.
Percebemos, inclusive, que as verdades espíritas, a pouco e pouco, estão “escapando” ao domínio daqueles que, talvez, as quisessem possuir para lhes dar algum poder no campo do conhecimento da Verdade.
Kardec, antevendo tudo o que haveria de acontecer, escreveu que “o Espiritismo há de ser científico, ou não sobreviverá”. E não sobreviveria não apenas ante o avanço vertiginoso da Ciência, mas, principalmente, aos que anseiam por detê-lo em indesejável sectarismo.
A herança espírita, se é que assim podemos nos expressar, será tão somente o tesouro de ser o guardião do Evangelho, ou seja, de restaurar o Evangelho do Cristo, o que, convenhamos, por essencial, já significa tudo.
Os espíritas que, infelizmente, ainda trazem consigo o dogmatismo secular, haurido em suas experiências religiosas do passado, estão e serão, cada vez mais, ultrapassados.
No mundo todo, surgem cientistas, a cada dia, pesquisando a Imortalidade e a Reencarnação, a Lei de Causa e Efeito e a vida em outras Dimensões. Temos, na bibliografia mundial, dezenas e dezenas de livros, que podem ser considerados mais espíritas que alguns volumes escritos e editados sob a chancela do Espiritismo.
Permaneçamos, assim, tranquilos, porque, como também escreveu Kardec, sendo “a Ciência do Infinito”, o Espiritismo há de deixar no limitado todos os que não ampliarem os horizontes de seu pensamento e do seu coração.
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 1 de dezembro de 2024.
DR INACIO - O Espiritismo deveria ser mais divulgado. Ele esta mais nos centros espiritas. Nossos irmaos evangelicos distribuem gratuitamente seus livros a maos cheias por ai, e vemos raramente uma mensagem impressa espirita por ai. Como pode uma grande federaçao de brasilia que todos conhecem adulterarem os livros do Chico. Se nós ainda temos duvidas quanto aos fenomenos espiritas e ao espiritismo, muitas vezes somos como Tome vendo Jesus e nao acreditamos nele. Se uma parte dos proprios espiritas trabalhao nao a favor do espiritismo, como ficamos. Sera que o espiritsmo vai seguir em frente somente com o pessoal de fora como os cientistas. Se na europa os templos religiosos estao virando comercio e a figura de Nosso Senhor Jesus Cristo esta sendo devagar sendo apagada da face da terra. Ja temos a terra do dragao aonde o cristianismo nao caminha e aonde e praticamente proibido. A religiao catolica logo nao sera mais a religiao maior no brasil pois os evangelicos serao a maioria. Se hoje os evangelicos perseguem hoje e trabalhao contra a umbanda, candomble e espiritismo como sera daqui para a frente. Nao quero ser pessimista mais essa e a realidade que vemos por ai. Espero que tudo isso passe e a doutrina consoladora sobreviva a tudo isso. Muito grato dr Inacio e Baccelli
ResponderExcluirAmigo Batuíra, se me permite, respeitosamente, farei um comentário em relação com sua mensagem.
ExcluirAs religiões formalizadas estão fadadas a desaparecer, isso fica muito claro. E vão cair mais rapidamente do que seria o ideal porque não estão cumprindo seu papel de fortalecer a fé na imortalidade da alma. Insistem em combater a Reencarnação que , segundo o Espírito Da Verdade em OESE é a “Segunda palavra do Alfabeto Divino” logo após a primeiro que é o AMOR.
Continuam “vendendo” prosperidade material e explorando os mais frágeis favorecendo as ideias materialistas no seio das religiões!
Quanto ao Espiritismo, os “vendilhões do templo” se infiltraram sorrateiramente no “alto escalão” e já dominam a mente da esmagadora maioria, que se comportam no Espiritismo como se comportavam no catolicismo, por exemplo, seguindo cegamente as autoridades eclesiásticas.
Dito isto, penso que o caminho não é tentar levar o Consolador Prometido às massas pois seria um gasto de energia inútil . O Dr Inácio Ferreira tem nos aconselhado a levar os estudos aprofundados da coleção de André Luiz( A Vida No Mundo Espiritual) nos Centros Espíritas nas reuniões públicas, conduzindo os frequentadores a desenvolver o senso crítico, o discernimento, a capacidade de análise, ou seja, O LIVRE PENSAR.
Ajudar as pessoas a oensar por si mesmo, esse é o caminho.
Um espírito mistificador encarnado (Divaldo Franco) e seus cúmplices encarnados (no comando da FEB e outros órgãos federativos) sob a orientação das trevas , fascinou a comunidade espírita brasileira e internacional com poucas exceções, fazendo acreditar que estão diante de um missionário da luz. Tenho dificuldade de entender como esse farsante enganador consegue influenciar tantas pessoas.
Pensar por nós mesmos é trabalho difícil pois viemos de séculos sob o domínio mental desse tipo de espíritos acostumados a viver às custas da ingenuidade do povo.
É dentro do Centro Espírita o nosso maior trabalho conduzindo os espiritos, encarnados e desencarnados que os frequentam, ao exercício do Livre Pensamento. Não dar respostas prontas, e se der, levar os frequentadores a assumir a responsabilidade de aceitar ou não a resposta proposta.
Precisamos “formar” PENSADORES combatendo o vício da fé cega!
O texto acima foi digitado por nós. Não percebi que estava como anônimo, peço desculpas!
ExcluirSejam prudentes !, a hora é chegada com expressiva força; os espíritos voltam a se unir em novas revelações , uníssononicamente , aos quatro cantos do Planeta.
ResponderExcluirA terceira revelação está em plena energia e luz a todos. Observem , muito será essa observação de valia para captarmos a terceira revelação , que será inteiramente INTUITIVA!!. A queda das religiões será brutal , trazendo a ciência com todo suas lógicas a substituir os dogmas religiosos por reveladoras verdades espirituais , que estão já a muito permeando nossas próprias intuições mais íntimas , e que doravante irão destravar nosso bloqueio mental para captarmos as maravilhas do mundo dos espíritos em busca de novas características para nossos RELACIONAMENTOS.
Compreender O QUE É Deus ; e QUEM É o Pai Criador de Humanos, é a SENHA .
“Olhos de ver e Ouvidos de ouvir “, essas instruções, atualíssimas, serão os novos balizares para nos tirarmos da condição, cômoda , de “Nicodemos “.
ResponderExcluir"não ampliarem os horizontes de seu pensamento"
ResponderExcluirSem estudar as obras psicografadas por Chico Xavier, dando-lhes a verdadeira importância, qual seja, avanço doutrinário, a estagnação e certa!
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Inácio Ferreira (IF) lembra-nos de um trecho do prefácio de Emmanuel em "Nos Domínios da Mediunidade" (FEB), convidando a pensar, sentir, agir e reagir diante dos avanços da Ciência e da Ciência Espírita! Sim, o mundo invisível existe sob o ponto de vista do olhar científico e Ciência Espírita demonstra o Mundo dos Espíritos invisíveis! Muito a estudar! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:28 = 02:28)!!@
ResponderExcluirBom dia Dr. Inácio e Baccelli. Assino embaixo tudo o que Emmanuel disse nesse prefácio e o seu complemento. Um fraternal abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.
ResponderExcluirPaz e luz a todos, daqui e acolá!
ResponderExcluirGratidão pelo ensinamento e reflexão. Cada vez que leio o blog, tenho a compreensão de que ainda é ínfimo o que sabemos, não pelo conhecimento douto, mas porque ainda me parece ser necessário séculos, para saída da condição de analfabeto funcional kkkkkl. Dr Inácio sempre o admirei, mas hoje foi além...... o senhor respondeu, a uma série de questionamentos. Gratidão Bacelli, pela transcrição. Abraço Fraternal!
Realmente estamos num momento de testemunho de valores.. as religiões caíram numa grande maioria que veio indisciplinada e requer dos que precisam testemunhar este exemplo que convence ... Não acredito que haverá queda brutal e rápida das religiões estruturadas.. troca de cadeiras pode ser, não por falta de desejo, mas existem pessoas de valor em várias posições em todas as religiões que manterão alguma coesão e coerência em sua seita para manter algum agrupamento em torno dela..... vamos esperar e ver onde cada partícipe vai levar a religião que abraça e profeça... aguardar e fazer nossa parte que já é demais... profecias apocalípticas ... prefiro esperar trabalhando...
ResponderExcluirQue tesouro de Conhecimento escondido nas obras do Grande Missionário Chico Xavier!
ResponderExcluirSob a orientação do Sr. Dr. Inácio, estamos conseguindo garimpar esse tesouro, um pouquinho de cada vez, e com esse pouco já nos sentimos milionários do entendimento que transcende a esfera comum. Vamos saindo da ignorância para a Luz da visão um pouco menos embaçada da Verdade.
Você vai conduzindo a nossa mente para o ponto certo onde conseguimos enxergar algo mais e sentimos a mente se expandindo. Em cada releitura das obras do Chico aparece algo que estava “escondido”.
Por favor não parem Dr Inácio e Baccelli.
Ainda dependemos de ajuda para apreender as verdades contidas na obra do Codificador Reencarnado, Chico Xavier .
Aguardamos ansiosamente cada mensagem semanal. Não estamos com intenção de bajulação de forma alguma . Não nos entenda dessa maneira por favor , apenas queremos falar do quanto tem nos ajudado, nós que temos sede de conhecimento, mas ainda precisamos de alguém que nos indique os pontos de reflexão.
De nossa parte procuramos “copiar” a sua didática de ensino em nossos encontros de estudos semanais na casa espírita e os resultados são gratificantes.
Deus os abençoe nessa tarefa!
Boa tarde! A natureza do nosso mundo é fundamentalmente energética.
ResponderExcluirEletricidade e Magnetismo mostram a interconexão de todos os aspectos da existência.
O eletromagnetismo evidencia a natureza vibracional do universo. Tudo no universo vibra em frequências específicas, e essas vibrações determinam a forma e a função da matéria.
A consciência e a matéria são, em última análise, estados de vibração. A harmonia e a dissonância dessas vibrações determinam o equilíbrio e o caos no universo.
Atração é um princípio fundamental que opera em todos os níveis do ser. Na física, a gravidade é uma manifestação dessa lei. Espiritualmente, a lei de atração se refere à força que atrai almas e energias afins.
Repulsão é o princípio complementar à atração. Ela atua para repelir o que é incompatível ou desarmonioso. Na física, forças eletromagnéticas podem atuar para repelir partículas. Espiritualmente, a lei de repulsão ajuda a manter a pureza e a harmonia no desenvolvimento espiritual.
O corpo carnal é visto como um turbilhão eletrônico regido pela consciência, destacando a natureza energética da matéria. Cada corpo tangível é um feixe de energia concentrada.
A matéria transforma-se em energia e vice-versa, um princípio fundamental da física moderna. A matéria é uma manifestação de energias sutis e que a consciência é a base de toda a existência. Este conceito se alinha com a visão de que a matéria é uma forma de energia e que a consciência governa essas manifestações materiais.
Com a evolução da ciência, o materialismo e o ateísmo são compelidos a desaparecer, à medida que a base material para suas especulações se dissolve.
Cientistas são vistos como investigadores da verdade, que, por meio de seus estudos, contribuem para a compreensão espiritual. Eles introduziram conceitos como a mecânica quântica e a relatividade.
A união entre ciência e espiritualidade, defendendo que o progresso científico é uma forma de explorar e compreender as leis divinas que regem o universo. A ideia de que os cientistas são “sacerdotes do Espírito” reflete a visão de que a busca pela verdade, seja através da ciência ou da espiritualidade, é um serviço divino.
Os laboratórios são comparados a templos onde a inteligência serve a Deus, enfatizando a união entre ciência e espiritualidade.
A busca pelo conhecimento, seja ele científico ou espiritual, é vista como um caminho para a iluminação e a realização da verdade maior. Os investigadores da verdade estão, portanto, realizando um trabalho espiritual, mesmo que não o percebam.
O futuro é visto como um progresso inevitável em direção a um maior entendimento espiritual, onde a ciência e a espiritualidade estarão harmoniosamente integradas.
O futuro é descrito como pertencente ao Espírito, sublinhando uma visão otimista de um porvir glorioso e espiritual.
A correlação entre esses conceitos demonstra que o estudo científico e a compreensão espiritual podem convergir para fornecer uma visão mais completa e holística do universo.
O texto sugere que a ciência e a espiritualidade não são opostas, mas complementares. À medida que avançamos em nosso entendimento da natureza e do universo, aproximamo-nos de uma compreensão mais profunda do Espírito que permeia todas as coisas. Essa união de conhecimento científico e sabedoria espiritual promete um futuro onde a verdade, a harmonia e a exaltação do bem prevalecem. Paz e harmonia!
A inteligência artificial não teria escrito melhor .
ExcluirBoa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Paulo Moraes (03-12-2024 09:51). Parabenizamos o nobre irmão pelo conteúdo mostrado em seu texto! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:29 = 14:29)!!!
ExcluirFez- nos lembrar o diálogo de Jacob (Frederico Figner) com Thomas Edson.
ExcluirObra VOLTEI.
Dr inacio Ferreira, qual a sua opinião sobre a construção de uma indústria mediúnica tendo literatura com mesmo conteúdo principal - perdão, reforma íntima, assistência social, sem complementação comparado com as obras de André Luiz e Manoel philomeno de miranda? E o projeto de cidade espírita como organizado por Yokaanam em Goiás? Todos para conservação do espiritualismo e espiritismo?
ResponderExcluirBom dia. Realmente a ciência trará grandes mudanças no movimento espírita. Haverá aparelhos de comunicação com os desencarnados e encarnados de outras dimensões. Doenças serão tratadas em hospitais, onde o passista será um trabalhador comum e doará fluidos vitais, intervenções cirúrgicas sem corte e sem anestesia, melhoria das circunstâncias da Terra pelo uso correto do pensamento que são partículas magnéticas carregadas de realizações. O que restará para a casa espírita? A caridade, a pregação do Evangelho e se tornará um centro fraterno de convivência e não mais uma arena onde se disputam cargos. Os mediuns vaidosos serão coisas do passado, substituídos por simples máquinas. Que tenhamos o merecimento de permanecer na Terra e veremos grande mudança de paradigmas. Obrigado.
ResponderExcluir