sexta-feira, 28 de março de 2025

 

“Senhor, Para Quem Iremos?”

 

Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.” – João, 6:68

 

Quando Jesus, falando os seus discípulos e aos judeus, enfim, à multidão que sempre o acompanhava, compara-se ao pão – Eu sou o pão que desceu do céu –, quase todos se escandalizaram, com os judeus perguntando entre si: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?

*

Com muitos, inclusive, de seus discípulos o abandonando, “e já não andavam mais com ele”, Jesus perguntou aos doze: Porventura quereis também vós outros retirar-vos?

Foi quando Simão Pedro, inspirado, lhe respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna...

*

Realmente, se, porventura, abandonássemos a fé em Deus, no Evangelho de Jesus, na imortalidade, enfim, no Espiritismo, que é a revivescência do Cristianismo, para quem, ou para onde iremos? O que haveríamos de fazer? Como teríamos esperança no futuro? A quem elegeríamos por Mestre, a fim de lhe seguir os passos? Como poderíamos continuar vivendo sem a bênção do esclarecimento que a Doutrina nos faculta? Enfim, onde ou com quem arranjaríamos forças para continuar purgando sobre a Terra?...

*

O que haveria de ser da Humanidade sem os templos religiosos que, ao longo dos séculos, têm mantido acesa a chama da fé? Talvez, muitos digam que seria bem melhor, todavia não podemos nos esquecer de que, graças à Fé, o mundo foi sendo desbravado e colonizado, e, em seu primitivismo, os homens foram se espiritualizando – começaram, apenas começaram, a se espiritualizar! Não podemos olvidar, por exemplo, o trabalho que os jesuítas fizeram no Brasil, evangelizando os índios e os que para o Brasil foram degredados e os que aqui chegaram na condição de escravos – a fundação de cidades importantes, como o Pe. Manoel da Nóbrega, o nosso Emmanuel, que atuou na fundação de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro!...

*

E agora, nos tempos atuais, com os homens, com exceções, reaproximando-se da descrença, principalmente pela falha das religiões, que, moralmente, estão a escandalizar os modernos judeus, a resposta de Simão Pedro novamente se faz ouvir: Senhor, para quem iremos?

*

Para quem ou para onde caminha a Humanidade com o seu cepticismo? Certamente, parte dela se assemelha à uma manada de búfalos correndo desenfreada na direção do abismo, em suicídio coletivo.

*

Assim, vendo alguns confrades e confreiras espíritas, gradativamente, se afastando do Espiritismo, permutando-o pelos muitos descaminhos humanos, ou, sem se afastarem, desfigurando-o, dirigimos aos remanescentes a pergunta de Jesus a Simão: Porventura quereis também vós outros retirar-vos?

*

Irmãos e irmãs, se tal vier ocorrer conosco, pela influência recebida em nossos espíritos frágeis, convém, pelo menos, saber se já sabemos para quem iremos?...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 28 de março de 2025. (*)

 

(*) Publicado antecipadamente pela viagem doutrinária do médium.

20 comentários:

  1. Sem o evangelho e sem a doutrina eu já teria me dado um tiro na cabeça há anos.
    Por força de profissão instrumentos não me faltam.
    Espiritismo para mim são as obras e não as pessoas que frequentam casa espírita.
    Vivo ou morto nada me afastará dela, apesar de frequentemente, fora do corpo, sermos utilizados como simples instrumentos de resgate em tarefas umbandistas.
    E que ninguém torça o nariz para a Umbanda viu...Dona Yvonne Pereira afirmou de própria voz que Dr. Bezerra de Menezes se utiliza de trabalhadores da umbanda em seus resgates.
    Ela mesma foi resgatada de uma caverna após o suicídio.
    Espíritos da Umbanda desceram por cordas caverna a dentro e a resgataram.
    Salve Kardec Salve Chico.
    Baccelli...transmita as palestras no YouTube por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus,a todos trabalhadores de Jesus,que fazem os resgates, achei muito interessante especialmente na parte sobre as obras do espiritismo e não os frequentadores. Que Deus e Jesus continue te abençoando. Fátima sete lagoas (não consegui responder sem ser anônimo)

      Excluir
    2. Dona Yvonne aborda o tema, sem entrar em detalhes, na obra RECORDAÇÕES DA MEDIUNIDADE, 2a edição, página 71.

      13 anos depois aprofunda durante entrevista em 17/07/1979, contida na obra Pelos Caminhos da Mediunidade Serena, 2 edição, página 115;

      "Meu espírito foi salvo pelo Charles, mas o Charles não podia ir lá me retirar daquele antro. Ele serviu-se da linha da Umbanda. Eu vi. Puseram uma corda por onde desciam os espíritos de Umbanda"

      "Eu respeito a Umbanda por causa disso. Há muita coisa que não está certa na Umbanda, não resta a menor dúvida; há muitas mistificações...Mas espíritos adiantados, como o próprio Dr. Bezerra, são auxiliados por esses espíritos para fazer o bem. Quantas vezes eu fui com o Dr. Bezerra fazer esses trabalhos, na Terra mesmo, ou no astral inferior.!"

      Sabe o quê é irônico?

      Muitos "bispos espíritas" que abominam a Umbanda, após rezarem a Dr. Bezerra, devem receber socorro justamente desses espíritos.

      Alguém precisa descer na caverna, entrar na cova, defender as energias do cadáver no cemitério não é?
      "Levaremos tudo..cadáver e espírito da jovem suicida"!
      Graças a Deus havia dois trabalhadores para, com porretes, defender a defunta.
      Nao é isso Dr. que está na sua obra!?
      Os espíritas não serão pois todos estarão no céu (ironia claro!)

      A D. Domingos disse na sua obra que Chico afirmava: Se todo mundo for bonzinho quem amansa o burro?

      Sou espírita mas queira Deus que irmãos umbandistas me socorrem no caixão.

      Excluir
    3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fátima (= Anônimo - Sete Lagoas, 30-03-2025 05:03). Permita-nos auxiliá-la! Quando acessar o Blog, clique em Responder" e surge janela "Comentar como": 'Anônimo" e a seta no lado esquerdo. Clique na seta e aparece janela com "Nome/URL". Digitar o nome e clicar em "Continuar". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:19 = 15:19)!!!

      Excluir
    4. Fátima sete Lagoas1 de abril de 2025 às 17:46

      Obrigada, fiquem c Deus.

      Excluir
  2. Justamente !! Dr !! Essa é a questão prima , quando vem a vontade de chutar o balde ; com vassoura, rodo, pano e desinfetante ….
    Aí tu de imediato vem intuição no pé do ouvido : “ usar vassoura, é fácil , quero ver tu pedir vassourinha de limpar vaso sanitário , todo cagado na esparrela e fedido!! “ 😬

    ResponderExcluir
  3. Tivemos Krishna, Zoroastro, Hermes, Moises, Pitagoras, Platao, Jesus, Chico Xavier, todos eles que tem posto ao alcance das multidoes as verdades sublimes que fazem sua superioridade. Os que vierao depois nao souberao guardar intacta a herança dos mestres e mortos os discipulos e ai seus ensinos ficarao desnaturados e disfigurados por alteraçoes sucessivas e ate nos dias de hoje, e as religioes perderao a sua simplicidade e pureza primitiva. As verdades que tinhao sido ensinadas foram sufocadas por uma interpretaçao grosseira e material. A religiao para proseguir nos dias atuais tem que se despojar-se dos disfarces com que se revestiu atraves dos seculos. A VERDADEIRA religiao é um sentimento, È NO CORAÇAO HUMANO, e nao nas formas ou manifestaçoes de fora que esta o melhor templo do eterno. A VERDADE esta acima de regras e ritos acanhados, dogmas, nao precisa nem de sacerdotes e formulas e imagens. A VERDADE ESTA MAIS ACIMA DE TUDO ISSO.
    Muito grato dr inacio e bacelli e a todos -

    ResponderExcluir
  4. Esse é o momento da separação do joio, da exclusão, hora de cada um, em sua individualidade, buscar e fazer o correto. O certo e o errado tem a ver com a Verdade e nós conhecemos a Verdade? O joio, hoje, está entranhado no Espiritismo; em quem confiar? Na intuição? Olhando para trás intuímos que não sabemos o que estamos fazendo nesta encarnação, mas podemos sentir que estamos despertando. Mas aprendemos, segundo a Velha Tradição, que devemos questionar tudo. Assim, uma vez que fé não é crença e sim fidelidade, devemos aprender a nos valer do nosso Deus Interior pois, parece, que é a única coisa que sobra neste mundo de desinformações (apesar de existir informação válida). Na internet, que hoje é o maior centro de informações, temos o joio e o trigo... com informação de múltiplos matizes. Essa fonte do Dr. Inácio abre oportunidade para discutir a quantidade de discípulos de Jesus enquanto encarnado, pois o texto refere-se "aos discípulos que estavam ABANDONANDO", porquanto Jesus perguntou aos DOZE. Seremos nós, neste momento, aqueles que outrora O abandonaram?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Emmanuel psicografou o livro "Palavras de Vida Eterna" (CEC, 1a edição, 1964), convidando-nos a pensar, sentir, agir e reagir em sintonia com as orientações de Jesus - "... o guia e modelo para toda a Humanidade..."! Nessa interpretação inaciana, também somos enfrentamos o desafio de nossa reforma íntima seguindo os ensinos do Espiritismo! Fortalece-nos, Senhor Jesus, no cumprir o melhor possível tuas sábias palavras neste momento de transição planetária! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:57 = 04:57)!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Não sinto falta de religião, se Deus existe, ele não precisa que eu creia nele. Religiosos geralmente são desequilibrados. A Europa está a fechar as igrejas, coisa que considero ótima, pois as mesmas são covis de aves de rapina. Quem acredita em Deus, deve cultivar o próprio templo em si mesmo. O Espiritismo deveria investir mais em ciência, mas o que vejo são brigas, desentendimentos e jeitinhos, ressalva feita ao Chico Xavier. No mais, esperemos a terceira guerra ou queda de meteoro para mudar a humanidade, pois religião não deu conta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito ao irmão Ateu, mas penso que necessitamos mais de religiosidade/espiritualidade do que de ciência. Falamos de religiosidade e não de religião! As religiões ja cometeram muitos abusos mas não podemos esquecer que também representam um freio moral enquanto a humanidade se encontra embrutecida e irresponsável. Já temos muita ciência comparada ao pouco ou quase nada de Paz conquistada. Sem Jesus não há esperança de um mundo melhor. Sem vivermos o Amor que Ele ensinou estamos condenados ao tormento eterno, pois somos imortais, independente de crermos ou não na imortalidade. O Espírito sobrevive à morte do corpo mesmo que ele se negue sobreviver! Hoje com uma maior capacidade de análise é forçoso admitir que não admitir uma Causa Inteligente e anterior a todas as outras causas com seus efeitos é completamente ilógico. Tudo no Universo ou Multiverso demonstra a mais apurada inteligência. Não podemos admitir a geração expontânea e muito menos que algo não inteligente produza algo inteligente. Então meu amigo, sem a pretenção de convencê-lo a nada, mas apenas trazer algumas reflexões, precisamos usar a Razão para nos aproximar-mos da Verdade porque é o mais longe que ela nos levará, pois a Verdade mesmo só pode ser SENTIDA.

      Excluir
    2. A questão da Religião x Ciência, é que : A religião já deu né ! De fato , teve ela sua época necessária , e fez o que tinha de fazer , com erros e acertos , mas fez seu papel .
      Hoje, não dá mais pra continuar nessa “catequese “ . Já atamos adentrando a 3 revelação ( cabe aqui um parêntese : Moisés não revelou nada , Jesus foi a primeira revelação , os espíritos fizeram a segunda revelação - que os “religiosos “ espíritas acham que são deles -, e a terceira revelação é a INTUIÇÃO.), assim , nesse grau estamos adiantados , religiões vão cair morro abaixo . Intuição , mental , esses , sabemos são os meios de interação nos mundos adiantados ; nessa linha raciocínio , se estamos envolvidos em apressar nossa regeneração ?, urgente se faz que , busquemos a TERCEIRA REVELAÇÃO.
      Entendi perfeitamente o que quiz se referir o “ mero ateu “ , e também o “ anônimo “.
      Religiosidade , exato , esse é o ponto em comum que vocês dois intrinsecamente colocaram; e , essa religiosidade , vamos encontrá-la na CIÊNCIA, e não na religião. ( o princípio inteligente ).
      Porque, a ciência estará na lucidez dos fatos. Leiam e reflitam sobre a definição de ESPIRITISMO E ESPÍRITAS, que Kardec transcreveu na INTRODUÇÃO de O LIVRO DOS ESPÍRITOS ( lembrando : LE foi a primeira obra conclusa da Codificação- e a definição está postada justamente iniciando o LE . ???????🧐🤔).
      A terceira revelação é a da LIBERTAÇÃO!!! 🙌.
      Compreender , O QUE É Deus ?, QUEM É o Pai Criador ?, QUEM é Jesus ?!.
      Insisto : Retirem URGENTE!, a religião do TRIPÉ do espiritismo !! Só assim , conseguiremos correr , a “ muleta “ tá empacando! 🤷🏻.

      Excluir
  7. Tive uma semana de reflexão sobre isso, esta mensagem me ajuda repensar ainda mais.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Revisão em nosso texto de 30-03-2025 04:57: onde se lê "... também somos enfrentamos o..."; leiamos "... também enfrentamos o ...". Perdoe-nos a incorreção! Cadichon Pirilampo (20:20 = 16:20)!!!

    ResponderExcluir
  9. É Dr , tocaste num assunto que favorece uma alto-análise !
    Por vezes , a gente se pega crítica religião.
    No entanto , mau-senso , não reconhecer a importância da religião na função de manter a fé HUMANA.
    Como disse Jesus em uma discursão com os sacerdotes aos 14 anos de idade ( obra Maria de Nazaré - Miramez/Joao Nunes Maia - Página 424 “ eu não sou contra o que vocês fazem , mas, COMO o fazem …” ( grifo meu ).
    Complicado essa questão de religião . De fato : correr pra onde !?
    Para se livrar da religião , é fundamental viver com foco no espírito e não no humano ; o que , ainda , não conseguimos .
    E o humano lá vai é tomando cada vez mais de conta do espírito 🤦🏽‍♂️.

    ResponderExcluir
  10. Agora , com relação a umbanda :
    O livro dos espíritos , foi o primeiro obra a ser ditada pelos ESPÍRITOS a Kardec .
    E todo prefácio , diz , exatamente , os objetivos de uma obra . Ok!?
    Então , leia , a INTRODUÇÃO de o livro dos espíritos ( ………..), que vc vai começar a entender o que , de fato , é ESPIRITISMO.
    Incrível , como os espíritas , deletam , ou , fingem , ou até mesmo ignoram isso , que está bem ÓBVIO na obra , em linguagem inteligível a todos .

    Daí , me responda : umbanda é ou não é espiritismo !? 😆

    O mais incrível , é , ver os espíritas - ditos linha branca - , quando no desespero , pedir ,e até implorar ajuda da umbanda !!
    Isso é ridículo !
    Umbanda é espiritismo sim !! 👏

    Sim , cultura dos Maias, africanos , deuses da mitológica, etc …
    Estamos enraizados até pescoço nessas culturas 😀✌️

    Bezerra de Menezes , é Pai de Santo . Preto velho 😀🤝🙇🏻✌️

    Tente substituir o vocabulário de “preto Velho “ por “ Branco Velho “ . Já vai começar a melhorar o entendimento . Porque , está aí uma certa preconceito; precisa entender que foram os negros a estarem mais familiarizadas com a cultura espírita .
    A umbanda é o cerne do espiritismo . Os tais chamados “espíritas “, tentam jogar a umbanda de lado , mas, estamos enraizados até pescoço na umbanda .
    Emanuel , e todos nós , fomos umbandistas no passado . Cultura das relacionamentos entre espíritos , tudo começa na umbanda .
    A mitologia grega tem muito mais verdades do que a gente possa imaginar .
    Jesus , veio apresentar a nós , justamente um Pai criador , que é o Pai de todos os deuses mitológicos inclusive 😆.
    Óbvio que existem esses deuses , são espíritos adiantados intelectualmente , que se identificam com : chuva - vento - sol - amor - natureza - animais - guerras ……
    Todos os orixás da umbanda , são espíritos de muita inteligência ,o contrário do que muitos pensam , que sejam ignorantes e não o são .
    São revestidos de inteligência e experiência . E todos buscam a verdade . O amor ao próximo muito mais do que se pensa .
    Óbvio , existem os que são “contrários “ , mas não são contrários por burrice , mas sim , porque são determinados a fazer o cumprimento das leis pela dor ; para eles , estão agindo corretamente , da mesma forma que os pelo amor também o acham.
    Tudo está sob o controle da energia ! Que é Deus ! O mais , somos específicos terráqueos, onde um Pai criador se fez de alfaiate e nos revestiu do humano que somos .
    Todos aquelas criaturas horríveis , que fazem parte do nosso folclore e cultura , estão transcritos nos Hieróglifos que os antigos pintaram e transcreveram nas cavernas , inclusive os Atlantis 😆😀.

    ResponderExcluir
  11. Quando Jesus declarou : “ … povo de pouca fé …, vocês podem fazer tudo que eu faço , e, muito mais …”. Fico a refletir : lascou-se !! Não consigo chegar nem perto da sombra do que Jesus fez ; o que seria então esse “ muito mais “?.
    Daí , a gente precisa interligar as coisas para que as “revelações “ venham né !
    Então vamos lá :
    Considerando que Jesus , ainda, não era um espírito 100% na perfeição ; também que , a ciência já esclareceu que só usamos 5% de nossa capacidade mental .
    Agora vamos adiante : Será Jesus , no seu estado mais adiantado que nós, usava , vamos chutar , uns 50% capacidade mental !?
    Bom , se for por essa linha de raciocínio , podemos então , passar a ter uma certa “luz “ do que seria esse , “ muito mais “ né !! 😬.
    Ou seja , de fato , existe aí um “muito mais “ a ser atingido . Tanto por Jesus ( na sua época ), quanto a nós , todo o resto de mortais, ainda .
    E não me venham me falar de achismo !! E nem de que o espírito é imortal ; porque, aqui e no orbe, e até um pouco mais além dele , ainda, estamos humanos ( matéria densa ) “ espírito é gente ; gente é espírito “ ok !!😆
    Continuando na mesma linha de raciocínio , vamos então concluir também que :
    Está variando , quem sugere, o planeta encontra-se em rota avançada de regeneração . Ainda temos que , ao menos encostar na “sombra de Jesus “. Então , vamos ao achismo 😆: meu achismo , sugere mais uns 450 mil anos 😬🤣🤣

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos irmãos (as). Dr Inácio o sr estava inspirado (+que normal) nessa mensagem, nos faz refletir que seria de nós sem Jesus, sem o espiritismo e a reencarnação, sr mencionou uma manada de Búfalos......, peço licença nessa caso ainda poderíamos aproveitar a carne para nós alimentar e o couro para nós aquecer. Penso se que a Fé em Jesus em Deus, na benção da reencarnação não passaríamos de um bando de baratas tontas. A falta de uma religião de Jesus nas famílias para os jovens estamos vendo os resultados tristes nos lares, em fim, nosso muito obrigado ppr trazer a tona essa reflexão, um beijo a todos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite irmãos! Com quais ideias o espiritismo se afiniza mais, com as dos conservadores ou com as dos progressistas?
    Em relação as drogas, os progressistas defendem a proteção, prevenção, educação, planejamento integrado, regulação do comércio, tratamento dos usuários. Já, os conservadores defendem a criminalização e até a morte pela policia de quem se envolver com o tráfego. Lembra daquele lema: bandido bom é bandido morto! pois é dos conservadores. Aborto: os progressistas focam na prevenção, na educação sexual nas escolas, assistência às mulheres e respeito a sua decisão final até a 12 semana para evitar que as mulheres morram fazendo aborto clandestino. Já, os conservadores defendem a criminalização até para mulher que sofreu estupro e querem obrigá-la a gerar o filho do estuprador, estão se lixando para as mulheres que morrem tentando abortar. Morreu, quem mandou abortar? Uma delas me disse isso! Eles focam na punição. Armar ou desarmar a população, nem precisa dizer né? Regular a internet para evitar abusos, pedofilia, disseminação de ódio, incitação de crimes, como defendem os progressistas, ou defender liberdade de expressão, ou será liberdade de agressão, fazer o que quiser sem responder pelos seus atos como querem os conservadores. Quem quer impor sua religião, sua moral sua ideologia? Os conservadores. Os progressistas defendem o Estado laico que respeita todas as religiões. Os conservadores acham normal torturar pessoas suspeitas. Pesquisem no Google os métodos de torturas utilizados pelos militares durante a ditadura e, vê você, como um cristão, um espírita pode aceitar uma coisa pavorosa daquelas? Os progressistas defendem o direito das pessoas LGBT serem quem são, se casarem, constituir família, os conservadores são contra. Os progressistas lutam por acesso garantido por alimentação, trabalho, escola, saúde pública de qualidade, melhores condições de vida para os trabalhadores, outras formas de organização social mais colaborativas, mais solidárias. Já os conservadores defendem o livre mercado, cada um pra si, competição, foco no lucro, ganâncias burguesas. Tudo vira negócio para dar lucro aos empresários. Tem que existir pobre para trabalhar para os ricos. Os progressistas defendem as terras indígenas, os palestinos. Os conservadores acham que tem terra demais para pouco índio e não estão nem ai para o genocídio em Gaza. Para Kardec, o espiritismo caminha ao lado dos homens de progresso, ou seja, dos progressistas. Então, se você se considera conservador, tudo bem, mas saiba que o espiritismo não tem nada a ver com a ideologia que você tem defendido até agora.

    Fonte https://www.instagram.com/reel/DICN7PsPemC/
    Elias Inácio Moraes https://www.instagram.com/eliasimoraes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo (a)!?
      Seu “embrulho “ ficou um tanto estranho ???
      No meu entendimento, se é que é possível 😬; alguém lhe entregou um conteúdo e você tentou embrulhar para despachar a dita encomenda .
      Só que , você usou tudo que é tipo de papel : Crafit, manteiga , seda , papelão , bordado ….., e ficou um embrulho estranho 🤔🧐.
      Não compreensível a quem você queira se referir quando fala em conservador ou progressista !??
      Creio eu , você queira referir-se à esquerda e direita !?? 😆.
      Se for isso ?? Favor rever seu texto e fazer as devidas correções ; porque você misturou as bolas 🤦🏽‍♂️.
      Com relação a Palestina : recomendo ler essa obra que lhe indico : ISRAEL Uma Nação Fascinante e Incompreendida. Autora : Noa Tishby - editora Contexto .
      A autora é judia . Faz uma explanação perfeita sobre todo o histórico daquela região e seu povo com suas origens . Ela relata a família , sua vivência nos Kibutz , serviu a força militar , foi buscar documentação sobre seus ancestrais , etc… , ou seja : conhece a região por vivência e não por ouvi falar .
      E produziu esse jornalismo perfeito ; ah!! Ela tem perfil e revés de esquerda tá ! Mas, não extremista, é sim , realista , lúcida ; aliás , todo extremista é condenável , e está errado ( só pra deixar registrado ok ).
      Então , não só a você , indico essa obra a todos ; a quem esteja de fato interessado em compreender o que se passa naquela região ; origem judaica , árabe , palestina , etc… desde os primórdios dos tempos . Daí sim , com esse conhecimento , que não é “ ouvi falar “ de forma irresponsável .
      Você vai ter condições de ter a lúcida consciência dos fatos .
      Mais um detalhe : A gente gosta de saber nome com quem estejamos falando né ! Se não consegue registrar na legenda o nome ( mesmo o Cadin Piri ensinando, ao menos escreva o nome no final do texto ok !. Se não quer se identificar ? Invente um nome kkkkkk, os mais visíveis ( 25%) , não saberão que você inventou ; os menos visíveis (75%) , saberão nome certo 🤣.

      Excluir