“Finitudizando” o Infinito
Escreveu Allan Kardec, o Codificador, que “o Espiritismo é a ciência do infinito”.
Sendo assim, natural que a Doutrina Espírita não conste, toda ela – a não ser pelos seus Princípios Básicos –, do Pentateuco.
Caso o Espiritismo não tivesse por característica o dinamismo da Revelação, permanecendo sempre o mesmo de quando concebido no século XIX, ter-se-ia nele a Verdade Integral, ou Definitiva, nos Postulados que o constituem.
O Espiritismo, que não evolvesse em seu Tríplice Aspecto, juntar-se-ia, então, às doutrinas que jazem estagnadas no tempo e no espaço.
Repetindo: se o Espiritismo se mantivesse o mesmo, ao longo de seus 168 anos, desde o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, embora, sem dúvida, tenha representado considerável avanço no campo do Pensamento, ele seria pouco para as aspirações do espírito.
O que, por exemplo, os que rotulam-se, na atualidade, de “Kardecistas puros”, desconsiderando a Revelação continuada na Obra Mediúnica de Chico Xavier, estão fazendo, para nos valermos, talvez, de um neologismo, é servir à causa dos que desejam “finutidizar” o infinito.
Sim, combatendo a Obra Mediúnica de Chico Xavier, que levou o Espiritismo do século XIX para o século XXI, desdobrando a Codificação, os que à ela se opõem, em outras palavras, estão dizendo que o Espiritismo “acabou” – que é somente o que os Espíritos disseram a Kardec e... ponto final.
Evidente, por outro lado, que a intenção dos que combatem a Obra Mediúnica de Chico Xavier, seja a de priorizar apenas o aspecto científico da Doutrina, e, talvez, o filosófico, desconsiderando, porém, o religioso.
No fundo, o combate à Obra que os Espíritos efetuaram através do Médium Chico Xavier, é combate a Jesus Cristo, porquanto, em maioria, as alegações dos que assim procedem é que trata-se de uma Obra mística, sem conexão com os avanços da Ciência contemporânea, o que demonstra, de sua parte, grande desconhecimento, ou, no mínimo, arrogância intelectual de quem se julga em patamar de natureza superior.
Já tivemos oportunidade de ouvir um “cientista”, professor de Física, dizer que a culpa do Espiritismo ter adquirido, no Brasil, esse caráter “evangélico” é de Chico Xavier...
Em Uberaba, antiga secretária da Prefeitura Municipal, já desencarnada – tanto a secretária quanto a Prefeitura –, católica fervorosa, afirmava que a culpa de haver tantos mendigos em nossas ruas era de Chico Xavier – a pobreza, em Uberaba, era culpa de Chico Xavier!...
Não é para sorrir?!...
Sorrio, embora a minha vontade fosse a de mandá-los às favas, quando vejo tantos “doutores da lei” no Espiritismo, empreendendo grande esforço para “finitudizá-lo” em Kardec, proclamando-se “kardecistas puros”, que, repetindo, não sabem que, à serviço das trevas, estão “passando a régua” dizendo que no Espiritismo não se tem mais nada do que já se teve com as “mesas girantes”...
Que pena!...
Bem houve o nosso poeta Formiga, que, na reunião de ontem, sábado, escreveu a trova:
“Sou um bagre na lagoa
Nadando em labor insano,
Que, de repente, se viu
Na vastidão do oceano.”
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 2 de novembro de 2025.
Nunca tive dúvida de que a obra do Chico Xavier/diversos espíritos autores fosse uma continuação da obra de Kardec. No livro Evolução em Dois Mundos por exemplo tem ensinamentos que a nossa ciência só descobriu 60 anos depois.
ResponderExcluirDr Inacio..grande reflexão pelo comodismo que muitos estão vivendo..precisamos estudar mais retomar a vassoura também...parabéns parabéns parabéns..
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos nós, visíveis e invisíveis trabalhando nessa Ciência do Infinito! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:45 = 04:45)!!!
ResponderExcluirBom dia, Dr. INÁCIO / BACELLI, de.nossa parte aqui penso estamos longe mas muito longe de entender a grandeza do universo e tudo que o espiritismo/espiritos tem a nos oferecer ainda em materia de conhecimento e caridade, as vezes me sinto "agoniado" por não ter capacidades de ler os + de 500 livros deixados por Chico, dr. Inacio/Bacelli + de 250, Dr Odilon/Paulino/Bacelli + 30, sem contar tantos outros irmãos da espiritualidade e mediuns sérios quantos séculos vou demorar para ler, compreender, sentir então deve passar de milênio. Jesus a benção a todos.
ResponderExcluirPelo que aprendi na Doutrina Espírita, com Chico Xavier e com a dupla Inácio-Baccelli, no Pai tudo é infinito: sabedoria, inteligência,...e nós, nunca chegaremos lá. Más nos aproximamos tanto quanto queiramos e trabalhemos para tanto. Estou satisfeito com esta compreensão e bola pra frente. Vamos trabalhar, fazendo o bem com ânimo e prazer. Agradecimentos e abraços
ResponderExcluirJosé Ferreira
O que esse pessoal que combate o espiritismo fez de bom por ele. Esse pessoal escreveu mais de 400 livros, vão atender as pessoas carentes ate a madrugada, só trabalharão no amor pela humanidade, iluminarão quantas criaturas ate o momento ? Vi no Yotube outro dia uma pessoa dizendo que o espiritismo estava ultrapassado, fiquei indignado mas não respondi, pois não merece resposta. Muito facil criticar a doutrina espirita, Kardec, Jesus e Chico Xavier mas muito dificil para esse pessoal fazer o esses de cima fizerão praticamente a vida toda. O espiritismo seguira em frente com os homens ou sem os homens, pois a doutrina é de Deus e do universo e não dos homens aqui. Grato Dr Inacio e Bacelli - Um Bom dia dos Vivos nesse domingo a todos. Salve
ResponderExcluirGratidão Dr. Inácio 🌹 Gratidão Baccelli por tanto carinho para conosco ❤️
ResponderExcluir