domingo, 22 de março de 2020


“CORONAVÍRUS” – EXPIAÇÃO E PROVA COLETIVAS

Não há como negar. O surto do denominado “Coronavírus”, que, nos dias atuais, flagela a Humanidade encarnada, faz parte do contexto das expiações e das provas coletivas que o espírito em evolução necessita facear na Terra.
Induzindo, assim, muitos espíritos ao resgate parcial de suas faltas pregressas, enseja, ao mesmo tempo, que muitos outros se entreguem à maior solidariedade, no indispensável combate ao egoísmo – o vício de maior virulência que, em todos os tempos, acomete o espírito na senda do aperfeiçoamento.
Não obstante, o “Coronavírus”, infelizmente, sem ser o maior, é apenas mais um dos flagelos que, periodicamente, assolam a Humanidade, com o intuito de fazê-la avançar, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.
Em “O Livro dos Espíritos”, na questão de número 737, Kardec indaga: - Com que fim Deus castiga a Humanidade com flagelos destruidores? Resposta: - Para fazê-la avançar mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos espíritos, que adquirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É necessário ver o fim, para se apreciar os resultados. Não julgais essas coisas senão do vosso ponto de vista pessoal, e as chamais flagelos por causa dos prejuízos que vos causam, mas esses transtornos são frequentemente necessários, para fazerem que as coisas cheguem mais prontamente a uma ordem melhor, realizando-se em alguns anos o que necessitaria de muitos séculos.
Convém, porém, acrescentemos que o aproveitamento espiritual – moral e intelectual – de tais dificuldades é extremamente variável de pessoa para pessoa, de vez que muitos espíritos continuarão a necessitar de outras provações a fim de serem tocados em seu íntimo, deixando de viver no estado de exclusivismo social a que se entregam, incluindo a sua quase completa descrença concernente à existência de Deus e a imortalidade.
Assim, sem desejar que a nossa palavra, neste momento de aflição, soe com pessimismo aos ouvidos de nossos irmãos na carne, não podemos deixar de consignar que, certamente, outros “estímulos” providenciais da Lei Divina haverão de surgir, nunca com o propósito de punir, mas sempre com o de educar.
Aqueles que, indevidamente, se valerem das atuais circunstâncias de dor que vários países do mundo estão experimentando, certamente estarão agravando as suas faltas, e, com mais força, se candidatam ao expurgo planetário já em andamento.
Não olvidemos que todo e qualquer obstáculo que somos chamados a enfrentar é uma avaliação pessoal com que a Lei nos examina por dentro, a fim de que a própria Lei não tenha que nos fornecer a menor explicação pelos reveses que, por nós mesmos, solicitamos através de nossas escolhas e atitudes, no passado e no presente.
Assim como o maior incêndio, espontaneamente ou não, termina por se extinguir, com as cinzas se transformando em adubo natural para a reconstituição da floresta que dizimou, que, no tempo, haverá de ressurgir renovada, esperamos que, passada a crise de saúde pública que, nos dias que correm, se generaliza, os homens consigam rever os valores éticos que a desencadearam e, em relação ao futuro, se previnam, para que algo pior não lhes venha a suceder, sem que, a respeito, haja necessidade de se efetuar profecia alguma.

Irmão José/Carlos A. Baccelli

Uberaba – MG, 19 de Março de 2020  







29 comentários:

  1. Olá bom dia..
    **Precisa corrigir a data da msg..
    Muito boa a mensagem, que possamos aproveitar a lição..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Rogério Coradini (22-03-2020). Nobre irmao, permita-nos auxiliar, embora não estejamos designados pelo médium C.A.B.! Você escreveu "**Precisa corrigir a data da msg...". Acreditamos que a data da comunicação do Irmão José acima lida por todos nós seja mantida porque, muito provavelmente, tenha sido psicografada no dia 19-03-2020 e publicada no blog do Dr. Inácio no dia 22-03-2020 01:16. Neste contexto, inicialmente, parece ocorrer uma contradição de datas, mas não é o caso! Não descartamos a possiblidade de estar errados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:11)!!!

      Excluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nestes últimos dias temos lido mensagens de Irmãos Espirituais que opinam na mesma linha de pensamento de Inácio Ferreira, embora com outras palavras! Estudando a história evolutiva deste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra, constata-se a veracidade e a necessidade de "...amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo..." (Jesus Cristo - Mateus 22:34-40)! Contrariando esta orientação amorosa, então a dor surge como convite a pensar, sentir, agir e reagir para superar nossas dificuldades interiores a fim de alcançar o padrão vibratório que as mensagens sinalizam. São "Sinais Verdes" (FEB), que André Luiz pincelou pelo lápis de Francisco Cândido Xavier!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:44)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Apliquemos um VAR no nosso texto de 22-03-2020 08:45: onde se lê "... mesma linha de pensamento de Inácio Ferreira...", leiamos "... na mesma linha de pensamento do Irmão José...". Como a comunicação está digitada no blog do Inácio Ferreira, digitamos o trecho corrigido como fosse dele, embora ele poderia assumir a autoria da mensagem desta semana! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:24)!!!

      Excluir
  3. Boa tarde irmão José e Carlos baccelle sou grata por suas palavras .que a paz do cristo esteja com todos

    ResponderExcluir
  4. Dr. Inácio por favor

    Fale-nos sobre essa pandemia nas demais esferas do planeta.
    Surgiu aqui mesmo ou em alguma delas?
    Afeta os desencarnados também...de que forma?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André (22-03-2020 17:42). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos designados a responder seus questionamentos por ele! Inicialmente, sua pergunta "...Surgiu aqui mesmo ou em alguma delas [...esferas do planeta]?...". Acreditamos que pode ser respondida lendo o artigo "Pandemia de coronavírus tem origem natural, afirmam cientistas" (19-03-2020 - Ciência - Saúde - www.revistaplaneta.com.br/pandemia-de-coronavirus-tem-origem-natural-afirmam-cientistas). Nela se lê que "... O novo coronavírus Sars-CoV-2 que surgiu em Wuham (China) no ano passado [2019] e causou uma epidemia de [doença] Covid-19 em larga escala é o produto da evolução natural, de acordo com os resultados publicados na revista 'Nature Medicine' e abordados pelo Scripps Research Institute. A análise dos dados públicos da sequência do genoma de Sars-CoV-2 e vírus relacionados não encontrou evidências de que o vírus tenha sido produzido em laboratório ou manipulado de outra forma...". Sendo explicado de forma natural o surgimento natural do vírus Sars-CoV-2, elimina-se qualquer insinuação conspiratória que surgem aqui e ali. Essa origem natural é o que o Espiritismo (Doutrina Espírita) defende para todos os seres vivos em nosso abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Você perguntou "... Afeta os desencarnados também...de que forma?..." A resposta encontraremos lendo as perguntas 84 a 87 de "O Livro dos Espíritos" (OLE): "... O mundo espírita é o principal na ordem [natural] das coisas; ele preexiste e sobrevive a tudo. O mundo corpóreo e o mundo espírita são independentes e, não obstante, a sua correlação é incessante, porque reagem incessantemente um sobre o outro." (OLE-85-86). Neste contexto doutrinário, percebemos que os seres invisíveis (Espíritos, almas, gente, etc.) estão em contato com com os seres visíveis (Espíritos, almas, gente, etc.) naturalmente através da influência do corpo espiritual dos seres invisíveis sobre o corpo espiritual dos seres visíveis de acordo com o grau de sintonia uns com os outros (maneira de pensar, sentir, agir e reagir). Essa influência espiritual pode ser melhor visualizada lendo "Os Mensageiros" (FEB) e "Missionários da Luz" (FEB), de André Luiz e outras obras de outros irmãos espirituais. Esperamos ter respondido o melhor possível aos seus questionamentos e não descartamos estar enganados. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:42)!!!

      Excluir
    2. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André (22-03-2020 17:42). Sugerimos acrescentar ao nosso escrito minutos atrás o artigo "Coronavírus: análise de genoma sugere combinação de dois vírus" (21-03-2020 - Ciência - Saúde - Alexandre Hassanin - The Conversation - www.revistaplaneta.com.br/coronavirus-analise-de-genoma-sugere-combinacao-de-dois-virus). Nele, o autor escreveu "...Em quais espécies ocorreu? Um morcego, um pangolim, ou outra espécie selvagem? De onde isso vem? De uma caverna ou floresta na província de Hubei ou de outro lugar?..." Esse pesquisador e professor desenvolve seu artigo sob os temas "dados genomônicos", "mecanismos de recombinação" e "quimera". Podemos ler o mesmo sob o título em inglês como "Coronavirus origins: genome analysis suggests two viruses may have combined" (em tradução livre: "Origem do Coronavírus: análise do genoma sugere que dois vírus podem ter se combinado" - COVID-19 - March 18, 2020 10:32amEDT - Alexandre Hassanin - https://theconversation.com). Nessa leitura desse artigo, sugere-se ler "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz e outros livros de Biologia e revistas científicas como "Science" e "Nature"! Bem, temos que ler e estudar muito, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:32)!!!

      Excluir
    3. Bem, o Cadichon já explicou bastante, quero apenas lembrar que, em um de seus livros, o qual infelizmente não lembro o nome agora (talvez o Cadichon lembre), o Inácio Ferreira narra como estava bastante gripado, espirrando e febril, antes de uma reunião na cidade espiritual onde mora. Ou seja, nas esferas espirituais vibratoriamente próximas à crosta, há sim micro-organismos patogênicos e doenças infectocontagiosas. O mundo físico é uma projeção do mundo espiritual (que também é matéria segundo dezenas de obras mediúnicas), portanto tudo que existe aqui tem sua origem e matriz do lado de lá. A criação e a evolução se processam de "cima para baixo", do mais sutil para o menos sutil. Possivelmente o novo coronavírus já existia em campos dimensionais umbralinos e trevosos e, por algum motivo, "materializou-se" agora no campo dimensional onde estamos atualmente encarnados. Nossos pensamentos e atitudes criam um campo vibratório e energético que pode facilitar ou não o surgimento e a virulência de um patógeno, sugiro a leitura de "Fisiologia da alma", onde tal assunto é amplamente explicado. Um abraço, muita Luz!

      Excluir
    4. > A Fisiologia da Alma.

      Excelente referencia. Pouquissimos livros se igualam a este
      na profundeza e tecnicalidade das explicacoes. Seguem trechos
      que respodem algumas perguntas feitas aqui.

      "vírus e miasmas psíquicos desconhecidos e ocultos,
      mas que “baixam” ou se “materializam” do mundo astral"

      "A verdadeira causa das moléstias germina no desequilíbrio psíquico.
      Então produzem-se os tóxicos nocivos que depois afetam a força vital
      etérica e alimentam [os vírus invisíveis do mundo astral] <= grifo
      fazendo-os baixar vibratoriamente até à organização carnal.

      Excluir
    5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (25-03-2020 11:33). Agradecemos a gentileza da participação do nobre irmão, que mencionou a obra "Fisiologia da Alma", de Ramatís e psicografada pelo médium Hercílio Maes (1913-1993). Este livro foi publicado, inicialmente, pela Editora Bibliográfica do Brasil em 1960 (fonte: Estante Virtual - www.estantevirtual.com.br - pelo Google - "Ramatís - livro Fisiologia da Alma). Posteriormente, pela Editora Freitas Bastos e, na atualidade, pela Editora do Conhecimento. Parece-nos que o assunto que o irmão discorreu encontra-se nos capítulos 2. A Saúde e enfermidade e 18. As moléstias do corpo e a Medicina. Ontem, relendo "O Último Ceitil" (Didier, 1ª edição, fev 2016), de IF, encontramos enfoques no diálogo entre Domingas, Odilon Fernandes (OF) e IF, nas páginas 274-275.Vejamos: - "Como o senhor disse, Dr. Inácio - exclamou Domingas -, até a Natureza sobre por aqui. As lavouras parecem sofrer a ação de um maior número de pragas..." IF comentou: - "É evidente. Nas Dimensões inferiores, físicas e não físicas, as pragas que atacam as lavouras, e as destroem, são bem mais numerosas. Os répteis - emendei. Vejam o número de lagartos e serpentes que se arrastam...". OF considerou: - "Não nos esqueçamos de que, onde quer que esteja, o homem não combaterá os micro-organismos que lhe são nocivos à existência, apenas recorrendo à inseticidas e vacinas... Em sua condição de co-criador, é o homem, no corpo carnal ou fora dele, que possibilita o surgimento, a reprodução e o grau de virulência das vidas microscópicas que lhe constituem ameaça à integridade." Bem, essas ideias também aparecem em diversas outras obras dos Amigos Espirituais antes de 1960. Uma conclusão é que o Evangelho trazido à toda Humanidade é a verdadeira vacina para as suas dificuldades existenciais no Planeta Espiritual chamado Terra em transição para o de Regeneração! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:47)!!!

      Excluir
  5. Boa noite dr Inácio e Baccelli
    Gratidão Irmão José
    É necessário que assim seja
    Confiemos Na Vontade Do Pai
    Que tudo Faz Perfeito
    Mesmo que as vezes não pareça
    E sempre será para o melhor a todos nós
    A morte é a verdade que todos conhecemos
    A maneira como vamos deixar o corpo só O Pai Sabe
    Confiemos Nele...e tenhamos prudência
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr. Inácio, Irmão José e Baccelli. Irmão José sempre é claro nas suas dissertações, embora todos nós - encarnados - saibamos que estamos sujeitos a toda e qualquer intempérie que nos faça refletir sobre nós mesmo, sobre o nosso objetivo numa Terra castigada por tantas expiações. Louvado seja Deus diante dessa hecatombe. Que Ele nos possa fornecer subsídios de despertamento para que - nos dizeres de Irmão José - "...não se faça necessário efetuar qualquer profecia". Um forte abraço a todos. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  7. Bom dia irmão José e Baccelli. Moro em BH e estou no olho do furação. Aqui a coisa não está confortável. Seja feita a vontade de Deus em nossas vidas. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Aos Nossos Queridos Irmão José, Ferreira e Baccelli

    Saudações!

    “se entreguem à maior solidariedade, no indispensável combate ao egoísmo – o vício de maior virulência que, em todos os tempos, acomete o espírito na senda do aperfeiçoamento.“

    “Não esperes para ser amado, ame”

    Solidariedade com atitudes!!!

    Amar é Atitude.

    Amar é usar a inteligência que Deus nos concedeu para praticar a solidariedade !!!



    Um abraço
    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  9. Esperávamos os seus comentários, com a franquezavque lhe é peculiar.Grato

    ResponderExcluir
  10. Esperava os seus comentários, Dr.Inacio com sua franqueza peculiar.Grato

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelos esclarecimentos, estava aguardando com sua franqueza que lhe é peculiar.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Carlos Baccelli, muito obrigado por esta mensagem esclarecedora e de alto gabarito do nosso querido e amado Irmão José.
    Como já alertado em seus livros e do nosso querido médium Francisco Candido Xavier, vivemos tempos de transição entre um planeta de Provas e Expiações para um planeta de Regeneração, onde a velha civilização, com todos os vícios de ordem moral e intelectual, pereça para que a nova Civilização do terceiro milênio floresça. Um grande e fraternal abraço para todos. Professor Fábio de Marília

    ResponderExcluir
  13. Gratidão Irmão José , Dr Inácio , Baccelli ... pelas palavras , que alimentam nossa Fé !!
    Que Maria nos proteja .

    ResponderExcluir
  14. > a destruição *é necessária* para a regeneração moral dos espíritos

    Tanto a Biblia quanto o Livro dos Espiritos parecem entao concordar
    com o determinismo dos acontecimentos, simplesmente ira' acontecer.

    Este determinismo leva alguns a pensar que a causa se trata de um
    fenomeno astronomico periodico que como tal pode ser calculado.

    Ja' Jesus diz que nem ele nem os anjos do ceu sabem quando
    acontecera', so' o Pai, o que sugere um evento probabilistico
    de data incerta mas que entretanto ira' acontecer.

    > sem que haja necessidade de se efetuar profecia alguma.

    Ja' aqui sugere-se que o evento pode ser evitado.
    Gosto disto porque assim nao existe fatalismo.
    Nada esta' escrito ate' que se escreva.
    O fatalismo tem consequencias logicas e filosoficas
    muito serias.

    Entretanto, se so' o Pai sabe quando, entao nada
    pode evita-lo, pois se for evitado entao o Pai nao sabia.

    > os homens consigam rever os valores éticos que a desencadearam

    Como entender isto? Foi o psiquismo doentio da humanidade
    que materializou este virus?

    ResponderExcluir
  15. > mas esses transtornos são frequentemente necessários,
    > para fazerem que as coisas cheguem mais prontamente a uma ordem melhor

    E' fato mesmo. Algo que esta crise esta' deixando bem claro e' que
    o nosso bem estar depende do bem estar do proximo. Esta crise comecou
    bem longe e agora bate na porta de todos, muitos perderam emprego e entes
    queridos. Talvez dai' surja a consciencia de tentar melhorar as condicoes
    de vida do proximo para o nosso proprio bem.

    Alias como disse John Kennedy, profeticamente, se nao pudermos ajudar os muitos
    que sao pobres nao poderemos salvar os poucos que sao ricos.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Coronavírus e mudanças de percepção. Permitam-nos divulgar o artigo "Três maneiras pelas quais o coronavírus está mudando quem somos" (22-03-2020 - Psicologia - Arie Kruglanski, The Conversation - www.revistaplaneta.com.br/tres-maneiras-pelas-quais-o-coronavirus-esta-mudando-quem-somos). Nele, lê-se que "O professor e pesquisador Arie Kruglanski mostra ... como os americanos - e, similarmente, os habitantes de todos os países que se defrontam com a [doença] Covid-19 - vão sair transformados da experiência de enfrentar essa pandemia..." Esse texto é desenvolvido nos temas "mudança no senso de segurança", "necessidades alteradas" e "valores alterados". O artigo em inglês é "3 ways the coronavirus pandemic is changing who we are" (COVID-19 - March 20, 2020 08:09amEDT - Ari Kruglanski - https://theconversation.com/3-ways-the-coronavirus-pandemic-is-changing-who-we-are-133876). Nessa linha de pensamento, muitos pensadores espirituais visíveis e invisíveis assinalam essas mudanças em seus comentários. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:04)!!!

    ResponderExcluir
  17. Nossa sincera gratidão ao Irmão José pela mensagem esclarecedora, ao Carlos Baccelli e também ao nosso querido Dr.Inacio do qual estamos aguardando anciosos sua opinião sobre esse período tão doloroso que estamos todos atravessando.Luz e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! João Altair (24-03-2020 17:02). Permita-nos auxiliá-lo quanto a sua afirmação "... e também ao nosso querido Dr. Inácio do qual estamos aguardando anciosos sua opinião sobre esse período tão doloroso que estamos todos atravessando..." Sim, todos nós estamos ansiosos pela opinião do irmão Inácio Ferreira (IF) sobre esse tema, mas acreditamos que a publicação da mensagem do Irmã José (IJ) também seja a participação do IF na forma coletiva, pois está publicada no blog. Não nos esqueçamos de que IJ é um Espírito antigo da época do século I, quando vivenciou a personalidade de Barnabé até o ano de 61. Aliás, seu nome de batismo era José, que, depois, foi mudado para Barnabé. Não nos esqueçamos de que IF pode opinar livremente sobre qualquer tema atendendo a questão da relatividade do que se conhece, como ele e outros expõem em seus escritos. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:14)!!1

      Excluir
  18. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Avanços tecnológicos num mundo em transição. Permitam-nos divulgar as seguintes notícias! A primeira é "Imagens mostram coronavírus Sars-CoV-2 'matando' célula humana" (Ciência - 25-03-2020 11H30-17H15 - Redação - www.revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2020/03/imagens-mostram-coronavirus-sars-cov-2-matando-celula-humana.html). A segunda é "Divulgadas primeiras imagens do novo coronavírus, causador da covid-19" (14-02-2020 10:31 - Ciência - Redação - www.revistagalileu.globo.com). Finalmente, a terceira é "Supermicroscópio filma mundo quântico" (12-03-2020 - Nanotecnologia - www.inovacaotecnologica.com.br). Nesta última, o assunto é desenvolvido nos subtemas "microscópio ultrarápido para o mundo quântico", "câmera de attossegundos" e "Eletrônica baseada na luz". Este avanço tecnológico foi publicado na revista "Science" nº 6476, vol. 367, 24-01-2020, páginas 411-415, de autoria de Manish Garg e Klaus Kern. Bem, caminhemos todos em "A Vida viaja na Luz" (LEEPP) sob amparo dos Irmãos Espirituais em nome de Deus e de Jesus Cristo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:56)!!!

    ResponderExcluir
  19. Como era de se esperar, a internet fervilha com discussoes
    sobre o coronavirus e os fim dos tempos biblicos.
    O que mais se ouve nesta crise e' "sem precedentes".

    Desta vez parece que a coisa e' diferente mesmo.
    As analises tecnicas levam a um quadro sombrio assustador.
    A crise de saude gera uma catastrofe economica,
    alto niveis de desemprego, politicos pedem dinheiro
    que nao existe, vem greves paralizantes com a greve
    dos caminhoneiros, vem entao comoção social interna
    com saques, vandalismo e depredaçoes como vistos nos governos Dilma/Temer.

    Com as grandes potencias focadas nas serias
    consequencias economicas internas, o terreno
    fica fertil para eclosão de novas e recrudecimento
    de velhas guerras ja' existentes. E como diz o texto
    "isto será apenas o início das dores"

    A sequencia do domino' parece ser:

    desregramento psiquico da humanidade => materializacao de novas pestilencias =>
    catastrofe economica => comoção social => guerras => ??????


    2 Timóteo 3:1-5

    1. Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
    2. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
    3. sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
    4. traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
    5. tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.

    Mateus 24:6-8

    Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra.
    Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça.
    Mas ainda não será o fim.
    Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome,
    peste e grandes desgraças em diversos lugares.
    Tudo isto será apenas o início das dores.

    Mateus 24:21
    Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

    Mateus 24:35
    O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão".

    ResponderExcluir
  20. Achei este artigo interessante que mostra de certa forma
    como o desregramento coletivo da humanidade pode materializar
    novas pestilencias desconhecidas. Aqui a agressao contra a
    Natureza gera aquecimento global que derrete geleiras
    liberando virus adormecidos a milenios.

    https://marsemfim.com.br/geleiras-derretem-e-podem-liberar-virus-dizem-cientistas/

    ResponderExcluir