domingo, 29 de março de 2020


PANDEMIA – “CORONAVÍRUS”
PERGUNTAS E RESPOSTAS

- Dr. Inácio, o que teria a nos dizer sobre a pandemia do chamado “Coronavírus”, que, na atualidade, vem acometendo a Humanidade?
- Provação periódica – não foi a primeira, e não será a última –, através da qual os espíritos presentemente encarnados na Terra têm oportunidade de progredir, caso, sem dúvida, venham aproveitar a experiência que estão vivenciando. A Humanidade, conforme se pode constatar na História, sempre se viu às voltas com os denominados “flagelos destruidores” – epidemias, terremotos, erupção de vulcões, tsunamis, secas, alagamentos, guerras...

- E quanto à letalidade do “Coronavírus”?...
- Todo agente patogênico, quando encontra meios de proliferar, com o corpo físico não lhe oferecendo resistência, é letal – o “Coronavírus” não é o mais letal, ao contrário, pois, até certo, ponto, trata-se de um vírus “seletivo”, acometendo os mais idosos e os que já tenham grave comprometimento orgânico. A gripe “espanhola”, entre 1918 e 1919, sem fazer “distinção” de idade, vitimou milhões no mundo todo.

- O que acha do chamado “isolamento social”, com o intuito de deter o avanço da pandemia?...
- No começo, teve a sua razão de ser, porém, agora cremos que a medida carece de ser revista pelas autoridades competentes, com gradativa liberação do comércio, pois, caso contrário, o “Coronavírus” fará milhares e milhares de vítimas no Brasil, que, indiretamente, sucumbirão a ele – sem dúvida, partilhamos da opinião de muitos que dizem existir outros interesses em jogo – interesses políticos e econômicos, a nível nacional e internacional.

- Diria que o “Coronavírus” foi espalhado com fins políticos?...
- Sim, claro. A guerra biológica é uma realidade, e, neste sentido, os países com preocupação mais fraterna devem, urgentemente, se unir, não consentindo que o mundo, pelo livre arbítrio humano, caminhe para o abismo, com filosofia extremistas proclamando uma nova “idade das trevas”.

- O Mundo Espiritual não poderia intervir, evitando uma catástrofe maior?...
- Essa intervenção começou há dois mil anos, quando o Senhor recomentou aos homens que se amassem uns aos outros – o Remédio veio muito antes da doença! Que espécie de intervenção os homens desejariam?! Quando Jesus é preso, pedindo a Pedro que guardasse a espada, Ele disse: “Acaso pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segunda as quais assim deve suceder?”.

- Mas, o homem não pode alterar o seu destino?...
- Pode, para melhor ou para pior, e, coletivamente, ao que nos parece, pelo menos a curto prazo, a Humanidade não está alterando o seu destino para melhor.

- Acredita que, depois dessa pandemia, o homem possa surgir moralmente modificado?...
- Alguns, sim; a maioria, não. Logo a atual pandemia será esquecida e quase todos voltarão a olhar para o próprio umbigo, principalmente os que disputam o poder e o querem a qualquer preço.

- Não se trata de uma visão pessimista?...
- Depende do ponto de vista de quem a aprecia. Seria interessante fazer-se um levantamento do proveito ético que, após essa ou aquela crise, o homem vem tirando para construir uma sociedade mais justa – menos materialista, menos ambiciosa, menos egoísta. Conforme escreveu Irmão José, aqui mesmo, nas páginas deste Blog, o “vírus” de maior letalidade que a Humanidade sempre enfrentou é o do egoísmo!...

- Da Esfera em que se encontra, teria alguma recomendação a nos fazer?...
- A recomendação é a mesma feita pelo Senhor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. O Amor, sem dúvida, é a solução para todos os problemas humanos.

- O que tem a nos dizer em relação ao futuro?...
- O “Coronavírus”, segundo nossa interpretação, é apenas um “sinal de fumaça” para a Humanidade, mais uma das muitas advertências da Lei Divina para que o homem, à semelhança das Virgens Néscias, na Parábola, não seja surpreendido pela chegada do Noivo, que, as desconhecendo, disse: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 29 de Março de 2020.



32 comentários:

  1. Bom dia. Amar ainda é o melhor remédio. Obrigada Dr Inácio e Baccelli.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Saudamos alegremente a orientação do nobre irmão Inácio Ferreira (IF) neste diálogo semanal neste blog em atendimento às solicitações sobre a pandemia do coronavirus! No cenário estabelecido pela ação do vírus Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19, cabe a cada um de nós contribuirmos com a melhor parte no cumprimento da Lei de Deus inscrita na consciência e na Natureza! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:04)!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde dtr Inácio que a paz do cristo esteja conosco. Concordo o egoísmo e a pior chaga da umanidade .gratidão pelos ensinamentos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos! Não existe Espiritismo de direita ou de esquerda, não existe Espiritismo baiano ou mineiro, francês ou brasileiro. O Espiritismo é de todos, o Espiritismo não é de ninguém, o Espiritismo é de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Irmão índio não entende tanto medo que homem branco tem da morte. Entra em desespero. 7 bilhões de pessoas não vai acabar por causa de vírus. Devia aproveitar e cuidar mais da mãe terra, que tem tanto amor pelos filhos e escolher melhor seus alimentos. Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim,Pena Dorada.Saudações.Ainda por cima escolheram aquela sujeirada toda de matança indiscriminada de animais na China,em Wu-an,para implantar o vírus.Deus conosco

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Isabel (30-03-2020 21:14). Permita-nos uma observação sobre o seu trecho "...Ainda por cima escolheram aquela sujeirada toda de matança indiscriminada de animais na China, em Wu-an, para implantar o vírus..." Acreditamos que essa matança de animais não acontece somente em Wuhan, na China. Antes da implantação de medidas restritivas (isolamento social = quarentena, etc.) no Brasil, esse tipo de atividade comercial de animais mortos existia (e ainda existirá) em muitas feiras existentes em ruas nos diversos municípios brasileiros e no comércio não muito idôneo. Não nos esqueçamos de que também em muitos lugares brasileiros matam animais selvagens também, como tejus (lagartos), gambás, cobras, etc. Portanto, mesmo considerando a ação letal do vírus Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19, não tenhamos medo da morte mesmo considerando que nosso organismo físico (o corpo físico denso da matéria) esteja ensejando meio ambiente (campo) para a ação desse vírus. E por que não devemos temer a morte? Porque todos os seres humanos (e não somente o "...homem branco..."), filhos de Deus, têm ainda medo de retornar à vida espiritual invisível por não compreender bem o que seja o Mundo dos Espíritos invisíveis ou Mundo Espírita, que é estudado em "O Livro dos Espíritos", na Segunda Parte (ou Livro Segundo)! Bem, pode ser que estejamos enganados, não é mesmo? Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:50)!!!

      Excluir
    3. O ser humano apenas colhe agora a sua crueldade com animais, e não adianta colocar a culpa em ninguém , exceto em si mesmo e na sua loucura. Enquanto não aprender a amar e respeitar os animais correrá risco de zoonoses pandêmicas iguais a essa! E não é apocalipse não, é ação e reação. Abraços.

      Excluir
    4. Irmãos indígenas não teme a morte, acreditam em Tupã e nos espíritos da floresta e também na volta que branco chama desse nome complicado reencarnação. Paz.

      Excluir
    5. > E por que não devemos temer a morte? Porque todos os seres humanos
      > têm ainda medo de retornar à vida espiritual invisível por não compreender
      > bem o que seja o Mundo dos Espíritos invisíveis

      Muita gente com muito pouco conhecimento espirita morre em paz.
      Eu acho que o medo esta' num sentimento interior de nao ter aproveitado
      bem o tempo que passou na Terra, de nao ter feito muito daquilo que
      pretendia fazer, ai' quer extender o tempo, mas ja' nao da' mais e vem
      aquela sensacao desagradavel de que vai ter que repetir o ano na escola, e ai' da' medo mesmo.

      Excluir
    6. Cadichon Pirilampo> E por que não devemos temer a morte?

      O medo da morte é assunto muito interessante. Como espíritas lemos muitos
      livros que nos levam a crer que apos a morte a pessoa continua se sentido
      como sempre foi, com os mesmos conhecimentos e lembranças, alguns até mesmo
      nem acreditam que morreram. Mas sera' que isto é verdade para todos?

      O Capitulo 22 do livro "Os Mensageiros" de André Luiz é intitulado
      "Os que dormem". A porcentagem de quantos ficam neste estado no alem-tumulo,
      não e' dito, mas 1 Corintios 15:51-53 sugere que não são poucos quando diz
      "nem todos dormiremos". Neste estado segundo Eclesiastes 9:5
      "os mortos não sabem absolutamente nada porque toda lembrança
      deles caiu em esquecimento".
      Portanto, se for verdade, causa bastante apreensão.
      A pessoa morre como João, fica incosnciente, e quando acorda é José.
      Para todos os efeitos praticos, João morreu.
      A maioria morre quando nasce, mas este João morreu quando morreu.
      Para os que não passam por isto há um periodo de preparação onde o
      re-incarnante se prepara para a nova vida, condicionando a mente para
      ter a intuição que o oriente para as novas tarefas a realizar.
      Para os que dormem não há nada.
      Alguém sabe quantos são?
      Experimentos de regressão de vida passada sugere que o numero é
      muito grande. As lembraças da pessoa vao direto da vida presente
      para a vida passada, e nao se conhece caso em que a pessoa se lembre
      do que aconteceu entre uma vida e outra, o que mais uma vez corrobora
      Eclesiastes 9:5

      Excluir
  6. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Muito coisa ainda a de ser revelado, mas essas revelações não vem à toque de caixa. O ser humano não conseguiria absorver tantos ensinamentos através de calamidades pelas quais estamos passando. Só uma dúvida: Se o amor é o antídoto de todas as calamidades do mundo e a humandade ainda nutre o egoismo e o orgulho, sabendo que estamos longe de um planeta de provas e expiações, como aderir às mudanças indispensáveis se a grande massa ainda se acomoda nas vicissitudes inerentes à invigilância do homem? Um forte abraço abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (30-03-2020 00:38). Permita-nos auxiliar na compreensão de sua dúvida: "...Se o amor é o antídoto de todas as calamidades do mundo e a humanidade ainda nutre o egoísmo e o orgulho, sabendo que estamos longe de um planeta de provas e expiações, como aderir às mudanças indispensáveis se a grande massa ainda se acomoda nas vicissitudes inerentes à invigilância do homem?..." Primeiramente, parece-nos que todos nós não "...estamos longe de um planeta de provas e expiações...", como você escreveu. Nós estamos inseridos nesse mundo (orbe, planeta, etc.) de provas e expiações em transição para o Mundo de Regeneração. Portanto, para aderirmos às mudanças indispensáveis é necessário que cada um de nós, individual e coletivamente, deseje realmente cumprir a lei de Deus inscrita na consciência, conforme se lê em "O Livro dos Espíritos", pergunta 621, bem como queiramos praticar, livre e espontaneamente, as orientações de Jesus Cristo revividas pelo Espiritismo "...cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem." (XAVIER, Francisco Cândido Xavier/Emmanuel. O Consolador. FEB, questão 1). Portanto, nossa adesão se encontra "...na sagrada melhoria das características morais do homem [Espírito, alma, mente, inteligência, consciência, etc.]." Pode ser que estejamos confusos, mas acreditamos nessas orientações! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem ao nobre irmão e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:19)!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pincelemos algumas observações de irmãos encarnados que opinaram pela imprensa e que esclarecem também as mensagens "'Coronavírus' - expiação e provas coletivas" (22-03-2020 01:16, de Irmão José) e "Pandemia - 'coronavírus' - perguntas e respostas", de Inácio Ferreira, nesta semana. Leiamos "'Nós vamos aprender alguma coisa com a pandemia?" (29-03-2020 05h11-14h08 - Coronavírus - Gilberto Amendola - Estadão Conteúdo - www.terra.com.br); "'Fique em casa' também marcou gripe espanhola no Brasil" (Coronavírus - Silvio Barsetti (RJ), 27-03-2020 13h58-14h01 - www.terra.com.br) e "Gripe de 1918: dez equívocos sobre a 'maior pandemia da história'" (História - Saúde - Richard Gundermann/The Conversation - 23-03-2020). Bem, possamos apreender e aprender com as situações incômodas provocadoras de dor e sigamos a orientação "...amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo..." (Mateus 22:34-40). Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos nós e nosso campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:50)!!!

    ResponderExcluir
  9. Com humildade, me vejo ainda pequena na luta, mas creio firmemente que, nosso Planeta está passando por uma prova de amor na Escola da Vida. Que saibamos aproveitar a experiência rogando ao Divino Mestre a fortaleza de não sucumbir, diante aos apelos midiáticos. Depois da tempestade sempre vem a bonança. Estejamos preparados para dar continuidade ao futuro tempo. Assim como nos mostra o Evangelho a missão dos espíritas não é fácil, mas depende, sobretudo acreditar e praticar o maior ensinamento do Cristo sobre o amor. Gratidão Dr Inácio e Bacelli, anjos de luz em nossos tempos. Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  10. Dr. Inácio
    Irmão Baccelli
    Bom dia!
    E o Noivo já está a caminho...
    E as "Virgens Néscias", Espiritas, Católicas, Evangélicas, Muçulmanas,
    Atéias, ainda não se deram conta disso.
    Aguardemo-LO!

    ResponderExcluir
  11. Acho que não entendi, o isolamento pode fazer mais vítimas, se não for aberto aos poucos.Porfavor me expliquem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Leda Luíza de Abreu (30-03-2020 09:49). Permita-nos auxiliá-la! Primeiro, relembremos a explicação de Inácio Ferreira (IF), na pergunta terceira: - "No começo, teve a sua ração de ser, porém, agora cremos que a medida [de isolamento social] carece de ser revista pelas autoridades competentes, com gradativa liberação do comércio, pois, caso contrário, o 'Coronavírus' fará milhares e milhares de vítimas no Brasil, que, indiretamente, sucumbirão a ele...". Neste trecho de sua mensagem semanal, IF apresenta a opinião dele sobre esse flagelo natural em ação no Brasil. Não se trata de um "...isolamento... se não for aberto aos poucos...", mas uma medida que, certamente, estender-se-á a todos os envolvidos. A fim de melhor compreender e entender essa observação inaciana, sugerimos ler as notícias "Cidades dos EUA que usaram isolamento social contra gripe espanhola tiveram recuperação econômica mais rápida, diz estudo" (28-03-2020 - Mariana Schreiber (BBC News Brasil) - www.bbc.com/portuguese/internacional-52075870); "Coronavírus: qual o impacto do isolamento nas sociedades 'mais abertas' do mundo" (28-03-2020 - Juliana Sayuri, de Toyohashi, Japão, para o BBC News Brasil - www.bbc.com/portuguese/internacional-52042839); "Isolamento social evitou até 120 mil mortes na Europa, aponta estudo" (31-03-2020 06:00-06:33 - Rodrigo Craveiro - www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/03/31/.......); e "Coronavírus: fim do confinamento social não impede recessão econômica, diz estudo" (27-03-2020 - Daniel Buarque - wwww.bbc.com/portuguese/geral-52069734). Não nos esqueçamos de que IF e outros expressam suas opiniões relativas ao assunto e não uma verdade absoluta. Neste sentido, sugere-se ler o capítulo 3 - Relatividade - do livro "Alma do Mundo" (LEEPP, 1ª edição, mar 2018), de IF. Bem, pode ser que nós estejamos enganados nessa nossa observação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:24)!

      Excluir
    2. Isto e' o que Bolsonaro tem tentado alertar, mas como nao tem tato
      no linguajar, se mete em complicacoes e e' quase que linchado diariamente
      na TV que lhe e' visivelmente hostil. Como Presidente ele tem que administrar
      o pais como um todo. No final a conta do isolamento vai ter que ser paga e o
      governo nao e' fabrica de dinheiro, pois se o fosse geraria hiperinflacao que,
      para quem nao se lembra, hiperinflacao e' um monte de papel que nao compra
      nada como a famosa nota de 100 trilhoes de dolares do Zimbabwe.
      As contas publicas do Brasil ja' estavam desajustadas antes do virus,
      e agora com o aumento brutal das despesas e queda abismal da arrecadacao,
      o desjuste beira uma catastrofe economica que levara' muitos ano(S) para ser
      consertada com muito sofrimento de desemprego, greves, protestos de rua,
      arruacas, vandalismo, violencia, etc, e muitos politicos tentando tirar
      proveito do caos, manipulando a populacao.

      Excluir
  12. Boa tarde Dr Inácio e Baccelli .
    Pandemia de Suicídio ... Pandemia de Coronavírus .
    Ao meu ver , o mesmo denominador comum , o Egoísmo .
    As palavras de bom ânimo , esperança , sempre reforçando a nossa Fé ... estimulando continuar nossa caminhada , com alegria !
    Cuidem se e se protejam da agressividade gratuita de muitos , um pouquinho atrasados , no passo evolutivo .

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dr Inácio e Baccelli, grato pelas reinteradas lembranças de todas as nossas deficiências, principalmente as minhas, mas,apesar de já estarmos caminhando em busca do CRISTO JESUS ainda estamos muito atrasados.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Coronavírus - medidas restritivas na Europa. Permitam-nos divulgar o artigo "Coronavirus measures may have already averted up to 120,000 deaths across Europe" (31-03-2020 - Ryan O'Hare, Dr. Sabine L. Van Elsland, Imperial College London - https://medicalxpres.com/news/2020-03-coronavirus-averted-deaths-europe.html - em tradução livre: "As medidas de coronavírus já podem ter evitado até 120.000 mortes em toda a Europa"). Segundo essa notícia, "... As descobertas vêm de uma nova análise de pesquisadores de Imperial College London que estima o impacto potencial de intervenções em 11 países europeus para combater a pandemia de coronavírus - incluindo o fechamento de escolas e o bloqueio nacionais..." Portanto, lendo essa notícia e outras, cabe a cada um de nós seguir as orientações das autoridades competentes a fim de os possíveis efeitos da pandemia sejam suavizados na maioria da população mundial. Acompanhemos o desenrolar dos eventos nacionais e internacionais! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:38)!!!

    ResponderExcluir
  15. Amigos /as do Blog !
    Não devemos nos esquecer de ajudar o Lar Espírita Pedro e Paulo !
    O trabalho assistencial da casa , vai muito além do amparo aos idosos , que abrigam !!
    Se quiserem saber o número da conta , é simples ... entram no Face do Lar Espírita Pedro e Paulo e contribuam , para que possam continuar o trabalho assistencial !
    Em tempos difíceis como esse , que vivenciamos , a Fome aumenta muito e palavras não a aliviam.
    Vamos colaborar.

    ResponderExcluir
  16. Querido Dr Inácio, sempre indo direto ao ponto e esclarecendo a gente de um modo que todo mundo entende. Obrigada por ser assim! Abraços! Ana Lúcia Gobbi

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Genética espiritual, material e Evangelho. No livro "Viver é para sempre" (LEEPP, 1ª edição, jun 2009, capítulo 24 - A genética e o mal), de Paulino Garcia, este registrou a observação de Inácio Ferreira (IF): - "A Ciência do mundo, como tem ocorrido neste Outro Lado [ver "O Outro Lado do Espelho" (Didier) = Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos ("O Livro dos Espíritos", 2a Parte - colchetes de CadichonPiri], conseguirá, esperamos que em tempo não tão remoto, se antecipar às causas das enfermidades que acometem os homens, porque quase todos trazemos, estampados no corpo espiritual, o germe dos desequilíbrios de natureza psicossomática que haverão de se desenvolver dentro do quadro cármico individual da criatura. Ser-lhe-á, então, possível agir preventivamente." Nesse capítulo, Paulino relata as opiniões dos irmãos espirituais dialogando sobre o tema encimado nesse capítulo do livro, bem como a explicação de Odilon Fernandes sobre as orientações do Evangelho para cada um de nós. Seguindo essa linha opinativa de IF, permitam-nos divulgar as seguintes notícias. Primeira: "Cientistas recriam em 3D as 27 proteínas que compõem o novo coronavírus" (Ciência - Redação Galileu - 02-04-2020 14h10-14h12 - www.revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2020/04/cientistas-recriam-em-3D-27-proteinas-que-compoem-o-novo-coronavirus.html); "Seus genes podem definir quanto o coronavírus vai afetar seu organismo" (Saúde - Redação Galileu - 29-03-2020 11h57-11h59 - Science (Jocelyn Kaiser, 27-03-2020) - www.revistagalileu.globo.com/....) Esta notícia é fundamentada no artigo "How sick will the coronavirus make you? The answer may be in your genes" - News - Jocelyn Kaiser - 27-03-2020 03:25 am - www.sciencemag.org/news/2020/03/how-sick-will-coronavirus-make-you-answer-may-be-your-genes?rss=1# - em tradução livre: "Como o coronavírus pode deixar você doente? A resposta pode estar em seus genes"). Por último, leiamos "Corononavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo" (Ciência - Laura Pitt (BBC News Mundo) - 14-03-2020 - www.bbc.com/portuguese/internacional-51891465). Bem, considerando esses noticiários e a orientação dos Amigos Espirituais, cada um de nós pode avaliar por si mesmos a sua parte nesses acontecimentos nacionais e mundiais. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:35)!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Francisco Cândido Xavier, Espíritos e Ciência. Permitam-nos divulgar o artigo "A Ciência na obra de Chico Xavier" (02-04-2020 - Ciência - Espiritualidade - texto de Hernani Guimarães Andrade [HGA, 1913-2003 - inserção de CadichonPiri], que foi publicado em Revista da Folha Espírita sob o título "Luz coagulada"). A Revista Planeta reproduz esse trabalho de desse autor espírita e os subtemas "garimpo", "conclusões semelhantes", "revelações mediúnicas autênticas", e "antecipação". Pesquisando o assunto publicado por essa revista, encontramos o artigo "Entrevista: Hernani Guimarães Andrade - Doutrina Espírita e Ciência", publicado em Reformador nº 2090, de maio 2003, da FEB. Neste artigo, HGA, nas páginas 18-176/177-19, o que foi publicado na Revista da Folha Espírita nº 1, de 1977. Todos nós agradecemos a esse nobre Espírito de HGA pelos seus estudos, pesquisas e livros publicados no Movimento Espírita e na comunidade literária internacional! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais o abençoem no Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:06)!!!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Virosfera. Permitam-nos publicar o artigo "Para cientistas, existem trilhões de espécies de vírus" (Notícias - Ciência - Coronavírus - Carl Zimmer - 03-04-2020 08h13 - Estadão Conteúdo - www.terra.com.br). Nele, o autor explica o que seja o termo "virosfera": "...o universo da diversidade dos vírus...", bem como narra o trabalho de pesquisadores nessa visão da realidade material. Aproveitando esse tema, é interessante ler e meditar neste outro artigo "Bactérias da nossa língua têm organização complexa" (Notícias - Ciência - 25-03-2020 - www.revistaplaneta.com.br - www.terra.com.br). Este artigo esclarece que "pesquisadores americanos que bactérias na língua de cada pessoa têm uma organização espacial e altamente estruturada..." Este estudo foi publicado na revista científica "Cell Reports", nº 12, volume 30, de 24-03-2020, de Steven A. Wilbert et al sob o título de "Spatial ecology of the human tongue dorsum microbiome" (em tradução livre: "Ecologia espacial microbiana no dorso da língua humana"). Ih! Imaginamos como o Inácio Ferreira sorriria lendo esse artigo sobre a microbiota numa língua humana! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:36)!!!

    ResponderExcluir
  20. Queridos Baccelli e Inácio,

    Com relação ao trecho

    "Diria que o Coronavírus foi espalhado com fins políticos?...
    - Sim, claro..."

    Até onde pude me informar, me parece que não há evidências disso. Se o Dr. Inácio tiver alguma evidência, poderia nos fornecer? Essa me parece uma acusação muito séria, há que se ter mais cautela. Do contrário, nós espíritas seremos confundidos - talvez com razão - com os olavistas, que creem em tudo quanto é tipo de teorias conspirativas (terraplanismo, globalismo, etc). Baccelli, sou seu admirador, e conforme aprendi nos seus livros em parceria com o Odilon, o médium também é responsável pelo que publica. Não acha que essa resposta dada pelo Inácio carece de maior argumentação? O "sim, claro" nos coloca numa posição de crer sem raciocinar. Onde a fé raciocinada? "A guerra biológica é uma realidade" não é argumento suficiente. Esse assunto é SERÍSSIMO! Se a China tiver feito isso de propósito, isso implicaria praticamente em dizer que estamos na terceira guerra mundial! Como pode um país fazer um ataque desses ao mundo inteiro e isso passar batido? Se isso for verdade, o bicho vai pegar! Os EUA e aliados vão botar pra quebrar pra cima deles, e com razão! Veja as implicações disso que estamos conversando! Ai, ai, ai... Fiquei chocado ao ler isso! Se viesse de um amador ou de um desses médiuns vaidosos que existem aos montes por aí, eu deixaria pra lá, nem me daria ao trabalho de comentar. Mas vindo de um dos médiuns que eu mais admiro, não consigo me conter, com a sincera expectativa de ouvir algum contra-argumento convincente. Não duvido que de fato o vírus tenha sido espalhado propositalmente por motivos político/econômicos. Mas o assunto é delicado, tem implicações graves e merece ser tratado com a máxima cautela. Será que é papel da doutrina espírita fazer esse tipo de "revelação", justo nesse momento sombrio em que vivemos, onde as fakenews estão em toda parte, gerando uma crise gravíssima de credibilidade na ciência? E se depois ficar comprovado que o vírus NÃO foi espalhado por motivos políticos, com que cara nós espíritas ficaremos? O problema não é só a "nossa cara", mas principalmente a imagem da doutrina. Ai, ai, ai...

    Abraços pra vcs, Baccelli e Inácio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, e se não tiver sido espalhado pela China e sim pelos EUA?Que é quem tem mais interesses comerciais contrariados atualmente?Basta observar o contexto da economia mundial atualmente.Qualquer economista sabe que é questão de tempo a China se tornar a maior economia do planeta, porquê os chineses cometeriam a burrice de disseminar um vírus no próprio território arriscando-se a perder o controle sobre o mesmo?Os EUA sim tem todos os motivos para disseminar um vírus na China para paralisar a economia no país asiático, só que o tiro saiu pela culatra, e para afastar a suspeita sobre eles mesmos partiram para o ataque acusando os chineses.Acham que faz sentido ou parece mais um delírio conspiratório?

      Excluir
  21. Dulcinea Paiva Ferreira18 de abril de 2020 às 11:51

    Gostei muito dos textos apresentados...e pesso aos espíritos de luz que conduz a umanida nos dando todo o conforto espiritual

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Suécia e pandemia. Permitam-nos divulgar o artigo "Coronavírus: a Suécia acertou ao não adotar uma quarentena?" (26-04-2020 - Maddy Savage (BBC News em Estocolmo) - Ciência - In ternacional - www.bbc.com/portuguese/internacional-52428807). Nele, a autora desenvolveu seu pensamento através dos temas "quão grave é epidemia na Suécia", "por que a Suécia escolheu um caminho diferente", "o que os números nos dizem", "os suecos desenvolverão imunidade?", "por que ainda há incerteza"! Bem, cada um de nós tem muito material a refletir sobre esse caso particular de um país contra a pandemia e comparar com outros no que for pertinente avaliar. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:23)!!!

    ResponderExcluir