domingo, 5 de abril de 2020


ALGUNS ASPECTOS POSITIVOS
DE UMA PANDEMIA (Para os que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir)

Exercitar a solidariedade.
Pensar na brevidade da existência no corpo físico.
Rever valores morais.
Desapego do que é transitório.
Renúncia a prazeres.
Retomar a vida simples.
Orar com maior frequência.
Reverência à um Poder Supremo.
Cultivo à fé.
Fortalecimento do otimismo.
Aproximação familiar.
Olhar um pouco mais para o outro.
Redescobrir o diálogo em casa.
Criar o hábito da leitura.
Educar o pensamento.
Disciplinar a palavra.
Reconsiderar atitudes.
Esquecer mágoas.
Combater o desperdício.
Contentar-se com pouco.
Limitar ambições.
Adaptar-se às circunstâncias.
Abandono do imediatismo.
Coibir gastos desnecessários.
Valorizar o esforço anônimo.
Zelar pela higiene pública.
Combater a poluição.
Defender a Natureza.
Cuidar de um jardim.
Ouvir o canto dos pássaros.
Fazer avançar a Ciência.
Incentivar a criatividade.
Descobrir a capacidade de improvisar.
Melhor proveito do tempo.
Efetivar a globalização ética.
Considerar a interdependência social.
Respeitar as diferenças.
Proteção aos mais frágeis.
Nivelar-se aos demais.
Recordar-se de deveres esquecidos.
Frear o anseio de liberdade desmedida.
Romper a carapaça do “eu”.
Mais espírito e menos matéria.
Viver com senso de imortalidade.
Amar sempre.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 5 de Abril de 2020.



















28 comentários:

  1. Como é bom Dr Inácio, ler as reflexões semanais do senhor .
    O aprendizado diante de situações difíceis é fundamental.
    Por exemplo , a solidariedade e com ela o exercício da caridade .
    Tem uma frase de Chico Xavier , que resume tudo : - “Um pedaço de pão ao faminto, vale mais
    que mil palavras , a quem esteja de barriga vazia .”
    Nós, leitores assíduos desse Blog , devemos nos unir , não somente nesse período de Pandemia,
    mesmo porque o trabalho assistencial é contínuo , criando o hábito de colaborarmos com qualquer valor , dentro das possibilidades de cada um ,com a Casa Espírita Bittencourt Sampaio,
    que ampara o Lar Espírita Pedro e Paulo e socorre com um trabalho assistencial fantástico , aliviando a fome de crianças , andarilhos , famílias carentes ... enfim , a quem bate a porta do Lar .
    Uma semana de Paz a todos .

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde drt inacio e Carlos baccelle gratidão pela mensagem ousamos o canto dos pássaros.que a paz do cristo esteja com todos nós

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Dr. inácio e Baccelli pelo carinho e ensinamentos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como se diz, normalmente, o conteúdo da mensagem semanal de Inácio Ferreira (IF) indica-nos o alvo a atingir: "... Amar sempre." Mantenhamos a vibração amorosa neste período terrestre de autoavaliação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:00)!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr. Inácio e Bacceli. Acrescentando alguns benefícios à crise do corona: Valorização dos idosos, do profissional de saúde, da coleta do lixo domiciliar, do gari, susto nas grandes potências econômicas, mais higiene, descanso ao planeta, investimentos em respiradores, cooperação entre as nações, e a certeza de que em medicina 2 mais 2 não são quatro, pois pessoas com 95 e até 101 anos se curaram , enquanto jovens e sem doenças, infelizmente faleceram. Vamos continuar com os planos de contingências e mitigar a situação. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Salve lá! Mãe Yemanjá apenas está dando uma sacudida nas saias. Aguenta firme que as ondas vão serenar. De vez em quando é necessário! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite dr Inácio e Baccelli
    É como se esse coronavirus que dizem ter a forma de coroa..
    Coroa significa poder...
    E como se esse vírus dissesse:
    Vc se acha poderoso?
    Acha que pode tudo?
    Pois aprenda...
    Deus é o Todo Poderoso
    Então vamos curvar nossa fronte..
    Abaixar nossos narizes...e reconhecer que somos filhos Do Criador...e quem manda é Ele..
    E se Deus falasse agora algo para nós...acho que Ele diria:
    Siga os conselhos acima do dr Inácio...☺
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Esse também é um remédio para a pandemia e para a mania de sermos egoístas ao extremo.
    Tantas e tantas vezes, conselhos iguais a esse já nos foram passados por espíritos amigos do bem.Se tivéssemos assimilado e colocado em prática, hoje a situação da Terra seria outra.
    Eu lhe agradeço Dr. Inácio pela ajuda que nos deu com esses aspéctos positivos. Vamos tentar colocar em prática!
    Deus o abençoe e proteja e ao Baccelli também!
    Maria Luiza / Taubaté-SP

    ResponderExcluir
  9. Boa noite ! Na paz! Tá tudo "errado"! Diante dessa loucura toda.
    Preciso de uma única resposta: Algum dirigente de casa Espírita, ou FEB , ou outro ... OUVIRAM ou ao menos, CONSULTARAM, os DONOS das casas espíritas sobre , FECHAR OU NÃO !???. Se seria para atender o corpo física ou ao Espírito !?? . Porque , segundo ESE - Cap IV item 8 3 parágrafo, Carne/espírito; Cap XX missão dos espíritas ; Cap XXIV Coragem da fe e Carregar a cruz .... Creio, esteja em contra-Senso as nossas atitudes como "espíritas ". Não consigo essa resposta. Se os internautas a tiverem , por favor, me "desanuviem" aqui. Grato !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (05-04-2020 16:39). Muito interessante seus questionamentos. Acreditamos que todos nós, guardadas as devidas proporções, podemos escolher realizar esse ou aquele pensamento, ideia, noção, interpretação, de forma livre e espontânea sem que, inicialmente, estejamos diretamente intuídos ou inspirados por Amigos Espirituais A, B ou C, não é mesmo? Assim, nesse contexto de pandemia de coronavírus neste ano de 2020, é que todos nós devemos tomar as decisões mais acertadas para cada um e para todos a fim de minimizar os efeitos da ação do vírus Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19. Considerando quase todos países, com exceção de alguns (como a Suécia), decidiram adotar medidas restritivas. Vejamos que a mensagem de Inácio Ferreira (IF) dá-nos sinalizações: "...Adaptar-se às circunstâncias...Defender a Natureza...". Observemos o que está acontecendo com a Suécia: "Com aumento de mortes, estratégia 'liberal' da Suécia para combater COVID-19 é alvo de críticas" (05-04-2020 09:40-12:30 - Mundo - Europa - https://br.sputniknews.com/). Segundo essa notícia, Cecília Soderberg-Naucler, professora de Patologia Microbiana no Instituto Karolinska disse "Não temos escolha, temos que fechar Estocolmo agora." Bem, esta opinião é técnica, que precisa do apoio político (as autoridades, espíritos encarnados, visíveis) tomarem as medidas cabíveis ao caso. Compare-se "...Apesar 6.443 casos de COVI-19 confirmados na Suécia e 373 vítimas de casos fatais,..." com a situação no Brasil, até 05-04-2020: casos confirmados - 11.282 e mortes confirmadas - 486 - dados de imprensa e Ministério da Saúde. Pense: um país com decisão "liberal" a caminho de adotar medidas mais duras e outro com medidas restritivas duras. Pense no ditado português "se correr o bico pega; se parar, o bicho come." Todos nós, espíritas ou não, temos que atender às exigências do corpo físico e às do corpo espiritual, segundo as fontes que você mencionou e outras! Todos têm que analisar as causas e os efeitos, pois esta é a lei: "...a cada um segundo as suas obras..." (Jesus Cristo, Mateus 16:27). Não nos lamentemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:40)!!!

      Excluir
    2. Boa noite ! Na paz!! Grato Cadin Piri, por estar sempre participativo! Se for para polemizar, farei . Pois creio - não descarto erro - seja assunto doutrinário sim ! A doutrina é DOS ESPÍRITOS, e não dos, espíritos encarnados!! Base Kardequiana: "... o mundo dos espíritos , e, nossa relação com eles..". Ora!! Temos como "regra" nos centros Espíritas, a relação com mundo invisível . E , a maior concentração de atividades nos centros , é a de buscar aconselhamento , diretrizes , instruções , dos invisíveis, aos quais , os médiuns se colocam como ferramentas de serviço a disposição dessa interação . Pois bem ! Esse espírito aqui, não estaria fazendo essa indagação , caso as instruções para atender uma determinação tão drástica de fechar os centros ao público , tivessem vindas por intermédio dos MENTORES desse Centros em consonância com a FEB. Por isso , indaguei aqui , se alguém tem conhecimento de alguma instrução vinda nesse sentido ! ? Porque, aqui onde sou serviçal , me foi informado a decisão veio por intermédio de uma reunião de diretoria, que concluiu achar por bem acatar a decisão "política " do governo local , em consonância com orientações da FEB. Mas!...., só faltou esse detalhe: SERIA TÃO "DIFÍCIL " assim, convocar os mentores para RATIFICAR tais decisões!?? Afinal , não estamos falando aqui de um grupo religioso que tem "representares " de Jesus na terra ! Mas, sim , dos que : "falam com os "procuradores " de Jesus no UNIVERSO. Não existe , meio termo. Quero, voltar a 2.000 anos , e , ao menos, buscar compreender o mínimo que seja , qual seria a instrução de Jesus nesse contexto ? E um fato , fica bem constatável : tivemos naquela época , toques de recolher , também ditados por governantes , contra o cristianismo e , em perseguição aos Cristãos! Onde muitos , talvez , OS ESPÍRITAS, em desobediência se reunião às escondidas que fosse , para ajudar aos desorientados emocionalmente, e também aos Doentes do corpo ! Creio, não necessito me alongar mais .....
      Espíritas !!! Como proceder diferente !???
      Vejam bem! Tenho 2 ouvidos e uma boca , tudo que falo , chega primeiro aos meus 2 ouvidos e escreve, aos meus 2 olhos primeiro. Porque , falo d escrevo pra mim primeiro. Se mais alguém comungar ? Bom ! Se não ? Me ajude a melhorar minha LUCIDEZ!! Eu, estou me "borrando " todo !! Mas, me cobrando !!! Como diz o companheiro Pena Dourada!! "...não entendo esse medo de morrer tem os espíritas ..., não vai morrer 7 bilhões não ...". Além do que : quem morrer , será porque chegou sua hora , pois , ninguém morre de véspera ... FECHAR HOSPITAL DE ALMAS , E MANTER HOSPITAL DE CORPOS ABERTOS, para esse pobre aqui é INJUSTIFICÁVEL. Vou tentar resignar -me!!

      Excluir
    3. Não me lembro se tá incluso no texto . Pois, digito aqui no telefone direto no blog sem salvar texto . Se tiver ? Peço Adm que não publique .
      Bom ! Com relação aos ESPÍRITAS de 2.000 anos atras. Cito Lívia , esposa do Senador Publio Lentulios. A qual , por desobediência ao toque recolher imposto pelas "autoridades", e também a de seu marido. Foi ela devorada pela carnificina das feras leoninas; Por estar ela feliz a serviço do mestre Jesus! E por Ele, ela não temia a morte !! Tendo em vista qye Emanuel esteja hoje encarnado, certamente não será contaminado pelo coroa vírus ! Kkkkkk, mas, temos muitos outros Mentores de Escol, que podiam em um piscar de olhos , serem acionados , diante de tamanha crise virotica! Ou será , os "espíritas "não estão conseguindo evocar esses mentires ? Temos inúmeros ...., nem preciso cita-los ne! Aproveito para acrescentar: por favor me corrijam se eu estiver enganado , ou, não tendo conhecimento de alguma orientação dada a nós pelo mais alto . A desorientação mental está em muitas vezes maior do que a do próprio vírus !! E nós , "espíritas " se borrando todo - por falta de FÉ - por conta de um vírus. Ahh!! Eureca !!! Venho aqui uma luz !! Será : justamente essa seja esse os preceitos divinos, o de nos fazer pela desorientação , entender que precisamos caminhar sozinhos e não ficar na dependência de "boa vontade " de centros espíritas ou de "espíritas "?? Hum!!!?????.....

      Excluir
  10. Aécio Emmanuel César6 de abril de 2020 às 00:48

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. O que ainda me deixa sem respostas é: Se o grupo de risco são os idosos e as pessoas com doenças crônicas, como podemos interpretar esse isolamento em que em muitos lares esse grupo de risco se encontra bem próximo às pessoas que deveriam dele estar mais afastado. Creio que o grupo de risco, sim, é propenso a pegar com mais rapidez esse vírus. Mas e as pessoas abaixo dos 60 que talvés já pegaram esse vírus mas são assintomáticos, poderiam levar suas vidas normais, saindo de mais de perto desse grupo de risco. Se alguém tiver uma resposta satisfatória, eu agradeço. Obrigado. Forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (06-04-2020 00:48). Permita-nos auxiliá-lo nos seus questionamentos! Você escreveu "... Se o grupo de risco são idosos e as pessoas com doenças crônicas, como podemos interpretar esse isolamento..." Parece-nos que não é somente "...os idosos e as pessoas com doenças crônicas..." que são atacadas pelo vírus Sars-Co-2, causador da doença Covid-19. Sugere-se ler "Bebê se recupera de coronavírus sem nenhuma medicação. Recém-nascida, de 17 dias, nasceu infectada pelo vírus." (26-02-2020 08:28 - Ciência e Saúde - www.atribuna.com.br/ciencia-e-saude/bebe-se-recupera-de-coronavirus-sem-nehuma-medicacao-1.90453). Também sugerimos ler "Recém-nascido testa positivo para o novo coronavírus em Londres" (Ciência - Saúde - Claudio Yuge - 16-03-2020 21h15 - https:canaltech.com.br/saude/recem-nascido-testa-positivo-para-o-coronavirus-em-londres-161925). Para compreensão do restante de suas observações, indicamos "Estudo do Exército contraria Bolsonaro e apoia isolamento horizontal" (Coluna - Rubens Valente - 05-04-2020 05h30 - https://noticias.uol.com.br) e "Coronavírus: como fazer o isolamento domiciliar para evitar contaminações" (Medicina - Maria Teresa Santos - 28-03-2020 15h40-17h50 - https://saude.abril.com.br). Bem, parece-nos que todos nós temos as orientações seguras para esses momentos angustiosos! Basta seguí-las! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:09)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César9 de abril de 2020 às 11:06

      Agradeço pela atenção, mas ainda tenho minhas dúvidas a tudo que muitas autoridades estão fazendo com esse vírus e não o vírus em si. Agradecido. Aécio Emmanuel César.

      Excluir
    3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (09-04-2020). Você psicografou "..., mas ainda tenho minhas dúvidas a tudo que muitas autoridades estão fazendo com esse vírus...". Nesse contexto de suas dúvidas, precisamos entender que "... muitas autoridades..." são Espíritos, filhos de Deus como cada um de nós, vivendo num Planeta Espiritual chamado Terra em transição para o Planeta de Regeneração. Desta forma, esses irmãos externarão o grau de evolução intelecto e moral próprio desse Planeta Terra no momento atual desse pandemia. Parece-nos que a pergunta 65 de "O Consolador" (FEB), de Emmanuel cabe a esses irmãos. Estudemos também "César e nós", de "Fonte Viva" (FEB), onde esse nobre Irmão Espiritual fala-nos diante daquela possível armadilha que foi armada para Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás (ver Mateus 22:15-22; Marcos 12:13-17 e Lucas 20:20-26). Naveguemos em "Seareiros de Volta" (FEB), onde se lê as mensagens "Criador, criação, criaturas" (Abel Gomes), "Nem dúvidas, nem dívidas" (Aura Celeste), e "Cristo e César" (Cairbar Shutel)! Bem, pode ser que estejamos equivocados nesse campo de interpretação a respeito dessas autoridades! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:58)!!!

      Excluir
    4. Aécio Emmanuel César11 de abril de 2020 às 13:17

      Respeito suas considerações Cadichon, mas ainda ficarei no meu ponto de vista. Respeitemo-las, pois. Aécio Emmanuel César.

      Excluir
  11. Bom dia a todos! Não é hora de fazer política. O momento pede união e senso crítico Todos fomos pegos de surpresa. Até os próprios líderes religiosos. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Coronavírus: recém-nascidos. Uma hora atrás ou duas, pincelamos duas notícias sobre seres humanos (Espíritos, almas, gente, mente, psique, etc.) recém-nascidos que foram detectados como afetados pelo vírus Sars-CoV-2. Neste contexto, sugerimos a leitura da notícia "Recém-nascido em UTI neonatal em SP testa positivo para coronavírus" (Brasil - João Batista Jr. - 04-04-2020 14h34-12h54 - https://veja.abril.com.br/blog/veja-gente/recem-nascido-em-uti-neonatal-em-sp-testa-positivo-para-coronavirus). Segundo a notícia "Bebê é tratado com antibióticos e é possivelmente o primeiro caso no país de recém-nascido contaminado pela [doença] Covid-19". Sugerimos também a leitura do artigo "As lições de três eventos catalisadores do novo coronavírus na Europa" (Internacional - Gabriel Bonis (de Berlim para a BBC News Brasil - 05-04-2020 - www.bbc.com/portuguese/internacional-52141910). Algumas perguntas não respondidas ainda: "9 coisas que os cientistas ainda não sabem sobre coronavírus" (Ciência - James Gallagher (BBC News) - 05-04-2020 - www.bbc.com/portuguese/geral-52130932). Parece-nos que temos que ler, apreender, aprender para compreender a nós mesmos e a Natureza! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:15)!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Incrível cm civilização branca gosta de guerra, até nessa pandemia surgiu desentendimento e falaram em ¨ guerra por máscaras¨ Coisa feia! Paz.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Intuitivamente sinto que algo está acontecendo no astral da terra e no astral inferior da terra. O que será? O tempo dirá.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite ! Na paz!!
    Lacordaire disse em 1863 utilizando-se do codificador prometido por Jesus: "... será Jesus terá de voltar aqui pra fazer vocês entenderem ...". E esse espírito aqui , complemento - sem medo de errar - E desta vez , garanto , ele não iria utilizar-se de parábolas , iria falar curto e grosso , direto na alma, ou no nariz ! Tem dó ! Falar dessas coisas com qualquer um outro de outro segmento , é um pouco mais complicado , mas , com espíritas.... !!! Os quais são sabedores das verdades espirituais!? Bom ! Ao menos deveriam ser né !! Tá lá : "... a hora é chegada ! Trabalhadores de última hora , agarrarem-se na charrua , e mãos à obra , propagar ao mundo as verdades espirituais ....avante! Com fé ....". Desse jeito !? Ah não !! Tô vendo , e assistindo de camarote , Evangélicos dando aula de fé aos espíritas ! A colônia "Nosso Lar" , certamente está num alvoroço só, estarrecida com o qye está se passando por aqui . Ou será: não percebemos ainda que, hoje estamos vivenciando nosso lar ontem !??? Acordem !!! Vamos juntos !! Temos a obrigação moral de não sucumbir por tão pouco !! A momentos em que palavras "melosas " ajudam , mas, só momentos. Na maior das vezes só vamos em frente com "grosserias".

    ResponderExcluir
  16. Essa Pandemia virotica mental , vem demostrando nitidamente, algo bem preocupante : Quão limitada , são as relações dos visíveis com os invisíveis. Até mesmo sua eficaz seriedade . Não acontecem on line, sempre veem de forma até mesmo cópia e cola, como um porta retrato entre invisível/médium , previsível, e , até podendo ser antecipada por quem um pouco mais atento . Comprometendo em muito as relações , as quais , deveriam ser o contrário. Intimidade acentuada! , pois , foi isso que Kardec se fez de emissário , e , nós não entendemos ainda . Sei não viu ! Se alguém souber de alguma igreja evangélica que , esteja se adequando a interagir com o mundo dos invisíveis por intermédio de médiuns ostensivos ? Me avise !! Estou migrando hehehe....

    ResponderExcluir
  17. Bom dia pessoal! Bom dia querido Dr.Inacio! Amei sua mensagem, este vírus está nos dando muito mesmo! Qto as cautelas que previnem a contaminação, são apenas para dar tempo de ser adequado o SUS aos aparelhos d leitos necessários. Evitando que uma onda maior que nossos recursos nos engula. Também é vantajoso o tempo que se ganha em busca de remédio certo e eficiente e vacinas. NOSSA PARTE É SEGURAR AS CONTAMINAÇÕES OMAIOR TEMPO POSSÍVEL! Deus está no leme! Graças à Deus

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permitam-nos divulgar a "Mensagem de Chico Xavier - psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão - 26-03-2020 - RAETV = Rede Amigo Espírita" - YouTube - www.youtube.com/watch/v=ibuAGtORZQE e em https://soundcloud.com/redeamigoespirita/mensagem-de-chico-xavier-psicografada-pelo-medium-wagner-gomes-da-paixao-26032020. Bem, não se esqueçam de avaliar o conteúdo comparando-o com as orientações dadas neste blog! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:19)!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite ! Na paz!
    "Conhecereis a verdade !! E a verdade , vos libertará ". E, ponto final . Graças a Deus!!! Obrigado Pai!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permitam-nos divulgar duas notícias interessantes. A primeira é "Ignacio López-Goñi, o cientista que ousou dar 10 boas notícias sobre o coronavírus (e continua otimista)" (Ciência - 11-04-2020 - Margarita Rodriguez (BBC News Mundo) - www.bbc.com/portuguese/internacional-52255172). Nesta, a articulista desenvolve seu relato sobre esse pesquisador sob os temas "meu defeito é ser otimista", "nuances", "o segredo: a perspectiva", "vamos vencer esta partida", "consertar o avião em pleno voo", "o medo paralisa", "a vacina é você", e "o que vem por aí"! A outra é "'O vírus vai parar quando houver imunidade populacional'" (Pandemia de coronavírus - Ciência - Jessica Mouzo - 11-04-2020 15:46 BRT - https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-04-11/o-virus-vai-parar-quando-houver-imunidade-populacional.html). Nesta, lê-se uma entrevista com Tomás Pumarola (62 anos), chefe do serviço de microbiologia do Hospital Val d'Hebron de Barcelona! Muito interessante esses relatos para nossa compreensão do momento dramático que se vê em nosso Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:08)!!!

    ResponderExcluir