domingo, 30 de agosto de 2020

 

HOJE EU NÃO VOU RESPONDER –

VOU PERGUNTAR

 

Hoje, com todo respeito, vou tomar a liberdade de dirigir algumas perguntas – poucas – aos nossos irmãos e irmãs internautas.

 

- Além da morte, o espírito tem vida social?

- Possui ele vida afetiva no Além? – vida amorosa?

- O espírito se relaciona sexualmente?

- O perispírito possui órgãos sexuais?

- No Mundo Espiritual, o que faz o espírito? – do que ele se ocupa?

- O espírito trabalha profissionalmente nesta Outra Vida?

- Todo espírito tem consciência da própria desencarnação?

- O que acontece quando o espírito reencarna? Ele deixa o seu perispírito “numa boa”?

- Além da morte do corpo, as famílias continuam a se organizar?

- Existe união matrimonial além da morte do corpo?

- Todo espírito, no Além, recobra as lembranças de suas vidas passadas?

- Todo espírito é reencarnacionista? Por quê?

- Todo espírita é espirita?

- No Mundo Espiritual, existem igrejas e templos consagrados a outros cultos religiosos?

- Que idioma é falado no Mundo Espiritual?

- O Mundo Espiritual é único? Ele é plano, redondo, oval, quadrado, espiralado? – como ele é?

- O espírito, obrigatoriamente, tem que reencarnar sempre na Terra?

- O espírito estuda no Mais Além? Pode cursar, por exemplo, Universidades?

- Quanto tempo, em média, o espírito pode ficar sem reencarnar?

- Existe sexo com gravidez no Mundo Espiritual, ou apenas sexo pelo sexo?

- O que é um espírito obsessor? Como ele vive? Por que tem necessidade de permanecer junto dos encarnados, que, muitas vezes, perturba?

- Tem política no Mundo Espiritual?

- Existe polícia por aqui?

- Ainda há luta pelo poder no além-túmulo?

- Todo espírito tem saudade daqueles que deixou na Terra?

- Existem espíritos que, com maior noção de “universalidade”, seguem caminho adiante, “esquecendo” os encarnados?

- No Mundo Espiritual há crime organizado?

- Necessariamente, todo marginal, ou bandido, que desencarna, colhe, de imediato, as consequências de suas ações?

 

Ah, eu poderia continuar perguntando, mas... vou parar por aqui.

Sugiro, ainda, que tais perguntas sejam feitas aos expositores da Doutrina, nos Centros Espíritas que frequentam, ou àqueles que participam de Congressos, Simpósios, etc.

E que, para as respostas que, porventura, lhes derem, que citem a fonte, ou seja, as obras nas quais estejam se baseando em seus argumentos – questionem a eles se a Codificação trata de todos esses assuntos com clareza.

Um abraço e até a próxima semana, talvez com mais perguntas.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 30 de Agosto de 2020.

 

21 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Novamente, Inácio Ferreira (IF) psicografa questionamentos interessantes a todos nós - espíritas e espiritualistas - que acreditamos "saber" tudo sobre o Planeta Espiritual chamado Terra ou Mundo Espiritual ou dos Espiritos! Perguntar-se-á estupefato/a: - "Novamente?" Sim! Consultemos "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP, 1a edição, jun 2008, capítulo 7); "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1a edição, out 2014, capítulos 41 - Lista de perguntas - I e 42 - Lista de perguntas- II); e "15 mitos espíritas" (13-03-2016 15h43 - http://inacioferreira-bacceli.zip.net), bem como outros questionamentos neste blog e em seus livros! Pensemos: as indagações inaciana são convites a pensar! Mãos à obra, isto é, quebremos a cabeça! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:55)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei encontrar o texto $25 muitos espíritas", mas me parece que o arquivo desta página chega até 2017 e apenas 3 posts de 2016 (de dezembro). Onde posso encontrar no referido texto? uma vez que não link informado não funciona: http://inacioferreira-bacceli.zip.net

      Excluir
  2. Aécio Emmanuel César30 de agosto de 2020 às 05:45

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Bem... O senhor me pegou de cheio nesse domingo. As perguntas são variadas mas que se interligam no mesmo assunto: o Espírito no mundo espiritual. Vou colocar aqui o meu ponto de vista a respeito das perguntas. A vida social existe sim. É o que nos mostra o livro "Nosso Lar". Nesse livro tem o lugar onde os enamorados se encontram para nutrir seus desejos amorosos tanto no plano físico quanto nos planos espirituais; os espíritos relaciona sexualmente reltado no livro "Meu filho nasceu no além de Paulino Garcia; o perispírito tem todos os órgãos segundo a elevação em que se encontra. À medida que o espírito evolui ele vai perdendo determinados órgãos que para ele não terá mais valia; O espírito tem trabalho no plano espiritual. Nosso Lar fala das fábricas que, com certeza, muitos espíritos nelas trabalham; Nem todos os espíritos tem ciência do seu desencarne e quando ele reencarna o espírito se reveste de um perispírito segundo o plano em que ele irá se encontrar; As famílias se organizam no plano espiritual tal o é a família de Lísias; Todo espírito não é reencarnacionista porque cada um quando desencarna tem a sua religião que professava na Terra e continuará tendo quando passar para outro plano espiritual concorrendo para achar sua religião. O mundo espiritual é dos espíritos e não mundo espírita como muitos assim pensam; O mundo espiritual é amplo. Existem vários planos espirituais que é difícil dizer onde um começa e outro termina; O idioma é falado segundo o país em que se encontra o espírito; O espírito estuda no além. É tanto que o livro de André Luiz "Os Mensageiros" diz muito a respeito e também o livro "Liseu da Mediunidade". Existe sexo com gravidez sim nos planos espirituais. Agora que fique claro que somente a Deus tem o poder de criar o espírito. Agora reencarne nos planos espirituais são espíritos já criados pelo Criador; O obsessor é um espírito que ainda não se livrou dos seus vícios. Não é porque morreu que os seus vícios desaparecerão assim num estalar de dedos; Existe polícia sim que no caso da rebelião em nosso lar com certeza havia policiais ali para arrefecer os ímpetos dos revoltosos; No livro Libertação, mostra o crime organizado nas trevas. Todo aquele espírito que está com dívidas com a Justiça Divina irá pagar com certeza. Espero ter respondido a contento. Desculpe-me ter ficado muito grande, mas foi um prazer aprender mais com você Dr. Inácio. Obrigado pelos ensinamentos dessa semana. Abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Infelizmente tais perguntas nem sequer são articuladas. Determinada vez, perguntei ao expositor se o perispirito envelhece no mundo espiritual, além de uma cara feia ele disse que não, que isso não existe no mundo espiritual. Todo espírita ao meu ver, deve ser auto didata e contar com os poucos que ousam avançar. Na maioria das vezes, os dirigentes estão mais interessados em manter o próprio cargo. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia dtr Inácio. Paz em Cristo. Então o espírito se ocupa trabahando para o bem outros e de se mesmo. E nem todo espírito tem consciência da própria desencarnacao. E creio não existe obssesor por se só é a lei da sintonia. Creio também que há luta pelo poder no além túmulo. Gratidão figuem com Deus

    ResponderExcluir
  5. Dr Inácio amo o Sr. Adorei as perguntas, rsrsrsr fico imaginando as caras dos palestrantes qdo questionados rsrsrs Adoro seus livros!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo ! Opa!! O homi inicio um ESDE aqui no Blog, hehe!!
    Muito bom esse metódo que alguns centros adotaram . Fazendo valer, " na marra" a instrução dos codificadores : "... estudai e observai...". Um detalhe fica bem nítido a qualquer observador , até mesmo aos menos atentos: o termo utilizado por Jesus " perdoar 70 x 7 ". Funciona também para ECUTAR/LER 70x 7 ....., no entanto , nesse caso , pode colocar aí 700 x 7 , e Ainda assim será difícil a gente concatenar o aprendizado! Hahaha!!! Mais fácil, ou melhor, menos difícil, aprender a perdoar do que compreender /praticar as instruções recebidas !! Vamos nessa!! Vidas que seguem .....

    ResponderExcluir
  7. Parte 1 existe limitação de caracteres em 4096.

    Boa tarde a todos!!!

    OK, Desafio aceito, porque responder perguntas de Dr. Inácio é um desafio para nós humildes curiosos mortais. Vou responder de "primeira", sem estudo, no sentimento e intuição e com meus parcos conhecimentos.

    1 - Presume-se que sim, não vão viver cada um em seu tubo de ensaio. Se tem sociedade tem vida social compatível com a faixa vibracional em que esteja.

    2 - Tomara que sim!!!

    3 - Sim, nas "faixas vibracionais" em haja a forma humana terráquea é igual. Em outras é da forma deles.

    4 - Lógico, adequados à "faixa vibracional" em que esteja. Um pouco de Flammarion vai bem nessa resposta - pode ser até que nariz seja órgão sexual em algum planeta e sua humanidade.

    5 - Algo que saiba fazer e que escolha se dedicar - de acordo com a "fv" - faixa vibracional - em que esteja. Em outras abaixo faz o que mandam. Acho que nós aqui na face da Terra estamos numa dessas abaixo.

    6 - Tem profissão no sentido de exercer uma habilidade, não simplesmente monetariamente. Em Nosso Lar recebe em bônus hora, p. ex.

    7 - Não. Muitos nem desconfiam. Nós, por exemplo, podemos estar "mortos"... Para alguns.

    8 - Aqueles que sabem o que estão fazendo deixam "numa boa +-", mas sinceramente, não acredito que isso deva ser fácil. Talvez seja uma vivenciação muito mais intensa do que o nosso nascimento ou morte. Quem vem por decisão própria tem que ter coragem.

    9 - As famílias espirituais, sim, por favor, sim!!! Não fiquemos separados e nem sozinhos. Ninguém faz nada sozinho.

    10 - Óbvio que sim, mas bem diferente em qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Parte 2

    11 - Nem todos de pronto. Não falo daqueles que nem sabem que morreram, falo dos que sabem como e onde estão. De repente receber esse "pendrive" "toma que o filho é seu!" pode chocar demasiadamente.

    12 - Não. Alguns ficam dormindo e outros não aceitam nada. Mas todos tem de reencarnar por uma questão de evolução universal.

    13 - Depende. Uns mais outros menos, mas vai de cada um e suas possibilidades evolucionais.

    14 - Absolutamente sim!!!

    15 - Todos e mais alguns - mas as formas de comunicação são diferentes podem nem ser por voz.

    16 - Variável ao infinito. Pode ser até que tenha algum plano. Porque não?

    17 - Tem que reencarnar, até na nossa amada e querida Terra. Mas pode muito bem ir a muitos outros mundos conforme seja necessário para a sua evolução - no caminho que escolheu (lembra da "profissão"?)

    ResponderExcluir
  9. Parte 3
    18 - Tomara que sim, muito e sem parar e sem limites!!! Bom, aí estou sendo parcial, é pq eu gosto...

    19 - Sei lá. Mas não pode ser por toda a eternidade - aposto que o povo empurra o cara - vai! ( se esse não sou eu...)

    20 - Existem os dois e em alguns mundos onde já haja útero artificial só para a comemoração do fato! Mas amar é muito bom.

    21 - Aquele que para viver se aproveita dos outros - encarnado ou desencarnado. Carrapato. A necessidade, bom, aí já é algo complicado que envolve obsessor e obsidiado. Mas tudo se resolve com o Tempo.

    22 - Se tem sociedade tem política, embora em outro nível. Tem gente que acha uma coisa e tem gente que acha outra coisa - assim se faz evolução. Assim se acham novos caminhos e se constroem até novas humanidades.

    23 - Sim. Se tem ladrão tem polícia!

    24 - Ah... Essa pergunta é complicada. A luta pelo poder tá desgraçando nossa humilde nação... Ela e TODOS os envolvidos. Mas sempre houve luta pelo poder nessa Terra, desde todos os tempos. Exércitos com dezenas ou centenas de milhares de soldados marchavam e iam conquistando e destruindo o que achavam pela frente. Sempre foi assim nesse planeta. Talvez a luta pelo poder tenha outros objetivos em alguns planetas e humanidades mais desenvolvidas. Assim espero.

    25 - Alguns não. Eu tenho saudades de alguns que se foram. Muita, mas positiva e construtiva. Quando eu for, certamente sentirei saudades daqui - com todos os seus problemas essa Terra é linda e sua Humanidade maravilhosa. Se não para que ter vindo?

    26 - Não esquecem, superam etapas e todos se encontrarão mais adiante.

    27 - Nas dimensões "inferiores" são extremamente organizados. Pergunte pro André Luiz!!!

    28 - Ah, quem somos nós para se meter na vida dos outros. Tem Departamento Especializado nisso para cuidar dessa questão.

    Pode perguntar mais. Acredito que não haja resposta certa ou errada. Cada um com a sua.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos! Não adianta perguntar aos dirigentes ¨ espíritas¨ sobre tais questões, a maioria NÃO sabe! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Na paz! Tá tudo certo!!
    Em resposta às provocações de Inácio , e tendo em vista que só podemos afirmar com base no que já vivenciamos, para não cair no tal achismo , como já foi alertado por um internauta atuante aqui no Blog. Então, vou usar a Colônia Nosso Lar como referencia : Nosso Lar , é um Condomínio Fechado , e corporativo ( em analogia a que temos hoje , e se alastrando pelo planeta inteiro). Aliás, todas as respostas estão no limiar do nosso próprio nariz, pois , como somos aqui , uma "imitação " do que ocorre - com adiantamento de tempo - no mundo invisível. Estamos nos adequando ao futuro/passado. Em Nosso Lar, com muito esforço e sofrimento , conseguiu-se entender e aplicar de forma coerente o "dinheiro ", na finalidade prima para uso que ele foi criado . Uma MOEDA de TROCA , que facilitaria , e muito , as relações de "venda/consumo", das necessidades individuais. Só que , lá, a moeda não é real , dólar, euro , ien, etc. Lá a nomenclatura é BÔNUS HORA. E o seu valor , não é determinado por interesses de enriquecimento, e sim de SOBREVIVÊNCIA, no exato valor do necessário em conformidade com as necessidades e consciência de cada um ou família . TUDO GIRA EM TORNO DESSE BÔNUS HORAS.

    ResponderExcluir
  12. Continuação:
    . Exemplo : quem tem o dom de compor e recitar melodias , recebe o que lhe seja justo , para que continue dedicado -se a essa tarefa e recebendo os bônus necessários . Sempre em forma de "troca ", lhe ofereço o que me é possível para o seu bem estar , recebo por isso , e, compro com esses bônus o que me aprouver. Nesse sentido , na obra narrativa de Andre Luiz, se refere a um episódio ao qual, alguém cita ser portador de alguns bônus horas e que os utilizariam em benefício de alguém que lhe seria caro e estaria precisando. Lembrando , uma mesma tarefa , pode ser realizada por duas "pessoas ", e cada um ter rendimentos diferentes , conforme as necessidades cada um , mas, "valores " num patamar saudável /justificável , de forma conciente, nunca desacerbado como vemos por aqui , com fortunas invejáveis e sustentações alopradas , conforme a mídia induz interessadamente uns , e outros não ! Aliás , outro fator determinante em Nosso Lar , é a questão da CONCIENCIA ! Os "moradores " temporários desse Condomínio, ali se reuniram , por assimilarem de mesmos objetivos e atraíram-se uns aos outros e a consciência, no bom senso , sensatez , lucidez , são determinantes para ali permanecerem em comunidade , os que não se enquadram são naturalmente espelidos do condomínio . Tá tudo lá : Muros, Guardas, Polícia, Armamentos, Escolha de quem entra ou quem sai , Relacionamentos reprodutivos e familiar, Indústrias, Operários , Investimentos na Natureza, proporcionando ambientes extremamente agradabilíssimos, Moradores almejando a vinda de entes queridos a serem aceitas no Condomínio, Equipes de resgates treinadas especificamente com objetivos corporativos, Reencarnes para cima ou para baixo, etc..., etc...

    ResponderExcluir
  13. Continuação:
    .Numa analogia do que ocorre por aqui também , exemplo ? Temos últimamente uns 3 casos que foram divulgados nas mídias de que , Condomínios de luxo , ao saberem que determinadas "celebridades " adquiriram unidades imobiliárias no condomínio , e, simplesmente REGEITARAM o futuro vizinho, mesmo com toda sua fama e riqueza financeira. Qual motivo ? Ora! São condôminos cúmplices em seus modelos de vida, corporativos. E esse futuro vizinho , não é bem vindo , porque não comungam com seus princípios , e ou , deturparia a comunhão local, trazendo consequências indesejáveis . Então ! Nosso Lar , as determinantes são as consciências de cada um . Incrível como isso funciona de forma tão natural por lá . O próprio condômino é quem determina o valor ele teria direito de bônus hora , por seu trabalho , e quando alguém estrapola o valor , intervém o Governador , não para impor - já foi assim no passado - mas, para dialogar com o prestador do serviço , de forma que , em argumentos sensatos , o próprio prestador reconhece seu exagero no pleito, e naturalmente o adequa a realidade local, e ....... por lá , não existe esses mi,mi,mis não! Nada de se fazer de coitadinho para tirar vantagens do condomínio , com bolsas preguiças , etc.... não se perde tempo , precioso - com essas tratativas, nenhum condômino se sente necessitado de se vestir da tutela do condomínio de forma a ferir sua dignidade. Assim, todas as respostas , a meu ver , estão contidas nos estudos já nos foi oferecido por Inácio aqui no blog , das magníficas obras narrativas de André Luiz. Tudo que temos aqui , e o que buscamos de melhorias aqui, hoje, já existem em "Nosso Lar" a mais tempo, e Ainda estamos aqui longe de atingir a colônia Condominial ontem! Imagine então , como estará essa Colônia hoje !?? Hehehe!! "Nosso Lar" nosso objetivo a ser atingido , sempre ....

    ResponderExcluir
  14. Continuação :
    Sendo assim , não nos iludamos ! Vamos ter de passar pelo uso da FORÇA BRUTA, como lá ocorreu ! E uso de Armamentos de choques. A minha única pergunta a qual não obtive resposta Ainda: Como foi eleito o Governador que conseguiu transformar e "limpar " Nosso Lar " de forma tão eficiente!?? Foi eleito politicamente? Ou teve ele "poderes " diferenciados , emanados pelo mais ALTO? Lhe proporcionando uma " magia " diferenciada? Creio , quando por lá estive, devo ter sido um dos excluídos, baderneiro , sai sem condições de entender tudo !! Mas, uma coisa tenho certeza : por lá , funciona - Qualidade - Bom Senso - Respeito Mútuo - Oportunidades - Tecnologia - Diversão - e Trabalho , muito trabalho ! Hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (31-08-2020 08:10). Você psicografou "... A minha única pergunta à qual não obtive resposta Ainda: Como foi eleito o Governador... uma 'magia' diferenciada?...". Nosso palpite sobre essa resposta encontra-se nas entrelinhas dos capítulos 8 - Organização de serviços, 9 - Problemas de alimentação, 10 - No Bosque das Águas e 11 - Notícias do Plano. No final do cap. 8, Lisias explica que - "Não faz muito, comemorou-se o 114° aniversário da sua magnânima direção." Acreditamos que a possível explicação esteja relacionada ao Ministério da União Divina. Não nos esqueçamos de que Veneranda, um pseudônimo, retrata uma conhecida rainha espanhola. Ela não perdeu a capacidade de administrar adquirida. Entretanto, esse nosso pitaco não invalida outras interpretações sobre o que deseja saber. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:01)!!!

      Excluir
    2. Boa noite ! Na paz!! Tá tudo certo ! Nobre companheiro Cadin -Piri. Sempre participativo! Com indicações salutares no campo dos estudos elucidativos aos nossos questionamentos! Trio porreta! Inácio/Baccelli/Cadin -Piri hahaha... Gratidão!!

      Excluir
  15. Boa tarde .
    Dr Inácio , confesso que fiquei contente diante das perguntas formuladas .
    Consigo responder e se deve a clareza dos temas abordados por vocês , tanto nos livros , como no blog .
    Quanto aos espíritas , a quem o senhor se refere , de quem cobra para divulgar o que de graça receberam , não deve se esperar coerência e clareza .
    Do pouco que os conheço , pois não tenho paciência para histeria coletiva , acredito que colocariam a batata na boca ou fariam cara de paisagem , diante de alguns tópicos abordados .




    ResponderExcluir
  16. Dr Inácio... O amigo é perspicaz! Kkkk
    Aprendi muitas dessas respostas nos seus livros de, como você diz, "espírito comum".
    Se eu respondesse a essas perguntas quando em trabalho em alguma casa espírita seria colocada em tratamento espiritual com o pretexto de estar obsidiada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Isa (03-09-2020 03:03). Muito boa a sua participação! Existem centros espíritas e espiritualistas que deixam de convidar A, B ou C para realizar estudos quando esses convidados tocam em supostos temas polêmicos no Movimento Espírita! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a esses irmãos e a todos no campo de energia deles! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:11)!!!

      Excluir
  17. Oi. Boa noite Dr.inácio. Gostaria de saber, como os espíritos desencarnados, que não sabem que encarnaram na Terra, entendem que amigos e familiares reencarnaram? Simplesmentem somem do mundo espiritual?Penso, que quando vão para a dimensão superior, agem como se fosse a morte para nós encarnados.

    ResponderExcluir