Especulações em Torno
De Jesus Cristo
Temos acompanhado, através da mídia, espírita e não espírita – algumas são apenas espiritualistas –, especulações, no mínimo, em nossa opinião, descabidas, em torno do Nascimento de Jesus, nosso Mestre e Senhor.
De nossa parte, ficamos somente com que o Codificador, Allan Kardec, escreveu nas páginas iniciais de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, afirmando que priorizaria o aspecto moral das lições de Jesus, de vez que, os demais aspectos, por exemplo, os dos milagres e das predições, davam margem a polêmicas estéreis.
Fico mesmo com a impressão de que os nossos irmãos encarnados “sabem” mais do que, deste Outro Lado da Vida, sabemos de Jesus, porquanto aqui estando, onde Jesus deveria estar, ou seja, no Mundo Espiritual, nada sabemos de Seu paradeiro, da maneira como Ele teria descido à Terra, ou, afinal, como o Seu corpo desapareceu no túmulo que Lhe fora cedido por José de Arimateia...
Desculpem-nos, mas é tanta cogitação sem sentido sobre a gravidez de Maria de Nazaré, que chega a ser extremamente vulgar a quem nos deve merecer imensa reverência.
Sei que nada sou para aconselhar a quem seja, a respeito de assunto algum, mas, caso pudesse, eu diria que seria melhor pararem com tanta perda de tempo com “revelações” em claras mistificações do pensamento, ainda mais quando se envolve a figura venerável de Chico Xavier.
A única Biografia confiável do Cristo à nossa disposição, no Orbe Terrestre e no Além, e o será por séculos infindos, é a que consta dos Evangelhos ditos canônicos, e não centenas e centenas de outras biografias que circulam em todos os idiomas, não passando, muitas delas, de ficções literárias com os propósitos mais variados.
Já se disse, inclusive – pasmem! –, que um óvulo teria sido retirado de Maria, e, a fim de que ela pudesse se manter na virgindade, fosse levado a uma nave espacial para ser fecundado; que o corpo de Jesus era fluídico, como se constituído de fluidos todos os corpos humanos não o fossem; que Jesus era um, e o Cristo outro...
Enquanto muitos de nós outros vamos entretendo-nos com essas concepções, mergulhando as mentes incautas no universo do maravilhoso, a Maravilha do Evangelho vai sendo esquecida, como se o que Jesus falou e fez não fosse o bastante para, verdadeiramente, nos maravilhar e nos interessar para que possamos promover a construção do Reino de Deus em nós mesmos.
Pessoalmente, dou razão à resposta de um amigo que, convidado a participar de certo programa de TV, respondeu que não iria porque não tem nenhuma “revelação” a fazer a respeito de absolutamente nada, e que o referido programa vive do que é sensacionalismo.
Nestas palavras, o nosso intuito não é o de crítica, mas, sim, o de expressar o que pensamos a respeito do que muitos nos escrevem, perguntando: se somos, ou não, adeptos de que a Estrela de Belém era uma nave espacial, etc?! Eis aqui a nossa resposta sincera a todas as questões congêneres que nos endereçam: A RESPEITO DE JESUS CRISTO NADA SABEMOS E NADA PODEMOS ACRESCENTAR AO QUE OS APÓSTOLOS ESCREVERAM, e que, cá para nós, demoraram muito a escrever – deveriam, sim, tê-lo feito bem mais cedo do que o fizeram, porque, confiantes em sua humana memória, muito do que Ele falou e fez, conforme testemunhou João, em seu Evangelho (escrito, aproximadamente, entre os anos 80 e 100 d.C.) deve ter se perdido, e que não caberiam em todos os livros que pudessem vir a ser escritos.
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 9 de novembro de 2025.
Já ouvi até que alguém sem alma é.
ResponderExcluirNossa Dr. Inacio o senhor que esta da banda de la e não na banda de ca e a vossa turma, sabem bem pouco de Jesus e muitas coisas que acontecerão com Ele, pensei que o senhor sabia de quase tudo. Nos aqui temos a Inteligencia Artificial - IA- que sabe de tudo, tudo mesmo, e é so clicar e a resposta vem em segundos, vocês ai tem que arrumar uma também. Se a Federaçao Espirita Brasileira FEB que é uma instituiçao nova perante a Biblia modificou e continua modificando os livros de Chico Xavier que são espiritas ja imaginou a biblia que tem mais ou menos 2000 anos, o quanto a biblia foi adulterada, o que colocarao lá o que Jesus disse e não disse. Nós aqui nem seguimos os 10 mandamentos de Moisés que aproximadamente foi escrito por volta do século XIII AC ou seja entre 1300 ou 12OO anos antes de Cristo e o evento esta escrito em Exodo 19-20 e Deuteronomio 5. Enquanto nós não resolvermos nossa reforma intima que é mais importante para nós , vamos continuarmos com tudo isso que o senhor descreveu acima. Uma Otima semana a todos e Grato Dr Inacio e Bacelli.
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nessa mensagem dominical de hoje "Especulações em torno de Jesus Cristo", selecionemos o trecho "... muitos nos escrevem perguntando: se somos, ou não, adeptos de que a Estrela de Belém era uma nave espacial, etc?!..." (Último parágrafo). No capítulo 75 - OVNIs - de "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1a edição, out 2014, página 261), IF psicografou "... Entre nós, os desencarnados, interessados no estudo do assunto, é opinião de quase consenso que a "estrela" que brilhou sobre a manjedoura, quando do nascimento do Cristo, era um OVNI. Examine-se a tela do pintor Giotto alusiva à Manjedoura de Belém. Infelizmente, a ironia e o sarcasmo humanos impedem que, nesse sentido, novas revelações possam ser feitas...". Giotto é Giotto di Bondone (1267-1337)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:24 = 05:24)!!!
ResponderExcluirBom dia a todos. Querido Dr. Inácio, como sempre, o Sr. está certíssimo. São tantas falácias sem fundamento, que só podemos dar risadas da imaginação desse povo. Agradeço seus esclarecimentos. Gratidão e carinho, um grande abraço para o Sr e parabéns ao nosso querido Carlos Baccelli pelo aniversário 🎂.
ResponderExcluirDr Inácio, para nós o senhor é como aquele amigo íntimo e sincero que lê nossos pensamentos e quando se expressa lava a nossa alma. obrigado por este texto que muito nos alivia. Nós não gostamos tanto de falar como gostamos de outras tarefas, mas rogamos a Jesus que todas as vezes que usarmos a "tribuna" possamos colaborar mais que atrapalhar nossa abençoada Doutrina. Pedimos encarecidamente ao sr e ao Sr Baccelli que nos corrijam sempre que devido. Nossos abraços fraternais a ambos.
ResponderExcluirPois é, concentrando foco no periférico que acaba por aguçar a curiosidade e o milagroso que a maioria de nós adora cogitar, deixa-se de lado o cerne, o essencial, o principal que sao os valores que os Evangelhos nos trazem discorrendo sobre a vida e conduta de Jesus. É o tudo o que os senhores do mal desejam que continuemos a fazer para que a regeneração que, certamente virá um dia, se afaste ainda mais de nós e, que, continuemos a ser apenas 'baterias' a fornecer energia para esses que ainda pensam que continuaão a dominar essa Terra. Eles passarão sim, mas é nossa responsabilidade contribuir decisivamente para que isso ocorra.
ResponderExcluirAh boa tarde Dr.Inacio já ouvi tantas coisas! Tantas falácias que nem sei o que dizer.Mas fico muito contente quanto as suas publicações aqui.Concordo plenamente comno Sr. FICA NA LUZ!
ResponderExcluirPara mim, o fundamental são as lições que deixou como um farol a ser seguido. O resto são especulações improdutivas.
ResponderExcluirUm abraço e parabéns a dupla;
José Ferreira
Boa noite. Embora não seja aceito como literatura espírita, sugiro que leiam o livro " O sublime peregrino. " de Ramatis. Lá nos fala muito sobre Jesus e sua família. Temos também a carta de Públio Lentulus, que descreve a aparência física de Jesus. Obrigado.
ResponderExcluirBoa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Sou espírita (09-11-2025 13:40). Muito interessante a sua sugestão de leitura de "O Sublime Peregrino" (Editora do Conhecimento), de Ramatís. Certamente que essa obra deve lida com outras, por exemplo: "Jesus de Nazaré" (LEEPP), de Irmão José e de outros autores! Continuemos estudando! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:21 = 13:21)!!!
ExcluirEu sinto apoiada pelos blogs do DR. INÁCIO FERREIRA, E GRATIDÃO E PARABÉNS AO MÉDIUM BACELLI. estou feliz em saber que nada sei, mais confiante que estou fazendo o meu melhor nos ensinamentos do mestre JESUS. ! mais convenhamos que o pouco é bastante desde que faça algo útil na prática da caridade e amor ao próximo pois levaremos uma mente sem culpa esperando que eu realmente aí no plano espiritual eu possa ser a última da fila desde que me emprestem uma vassoura para não ficar na ociosidade de esperar a minha vez. Paz e luz a todos encarnados e aos que já estão aí no espiritual.
ResponderExcluirBoa noite. Jesus Cristo, é o nosso Senhor e salvador! A ele sejam dadas todas as honras e glórias, para todo o sempre! Obrigado.
ResponderExcluirLeiam Boa Nova de Humberto de Campos psicografia de Francisco Cândido Xavier
ResponderExcluir