domingo, 7 de dezembro de 2025

 

Algumas Poucas Perguntas

 

 

 

Os que dizem que o Espiritismo se limita a Allan Kardec, que, sem dúvida, lançou os Fundamentos inamovíveis da Terceira Revelação, atrevemo-nos a formular algumas poucas perguntas, sem, claro, esperar por qualquer resposta.

 

 

 

- Como, apenas com que informaram os Espíritos em “O Livro dos Espíritos”, como, verdadeiramente, os “kardecistas puros” concebem a vida no Mundo Espiritual?

 

- Entre uma encarnação e outra, o que os desencarnados fazem?

 

- Qual seria o propósito da existência dos desencarnados que, por vezes, permanecem, no Além, dezenas de lustros sem reencarnar?

 

- O que existe no aparente espaço vazio que os espíritos ocupam no Mais Além?

 

- O que, por exemplo, leva um espírito a reencarnar em um meio cultural, social, religioso, etc., que não era o seu na encarnação anterior?

 

- Como os espíritos se transferem de um mundo para outro, com a finalidade de reencarnarem?

 

- Tudo, no Mundo Espiritual, sendo criação mental, os espíritos ainda humanizados como somos teríamos poder para criar alguma coisa?

 

- Quer dizer, então, que os homens desencarnados vivem em função de uma existência corpórea, da natureza física?

 

- O Plano Espiritual é único, ou múltiplo?

 

- O perispírito é completamente destituído de órgãos, mesmo sendo considerado o Modelo Organizador Biológico?

 

- Como é a sexualidade nos desencarnados?

 

 

 

Cremos que, embora os Espíritos tenham respondido algumas das questões formuladas acima de modo um tanto vago, elas não foram claramente explicitadas na Codificação.

 

Muitos dos “kardecistas puros” que as respondem, quando as respondem, o fazem com a sua imaginação pessoal, detendo-se, literalmente, nas respostas que às perguntas foram dadas no século XIX.

 

Convenhamos: o que os Espíritos disseram a Kardec, se se pode ser considerado muito, ainda é pouco.

 

Afinal, como escreveu o Codificador, o Espiritismo é a “Ciência do Infinito”, ou não?!...

 

Kardec que foi o “start” também é o “the end”, e nada mais deve se esperar?!...

 

Ou o mais que se esperava já veio, e continuará vindo, indefinidamente?!...

 

 

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 7 de dezembro de 2025.

 

 

7 comentários:

  1. Nem a Bíblia, nem Kardec, nem Chico Xavier,...,no meu entendimento puderam dizer tudo más sempre disseram mais que o anterior, mais se aproximaram do criador. O que se quer mais?
    Obrigado, Jesus, Kardec, Chico Xavier,...
    José Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ao longo de papo de IF pela Internet, notamos que ele gosta de perguntar. Leiamos os capítulos 41 - Lista de perguntas I e 42 - Lista de Perguntas - II - de "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1a edição, out 2014. Neste Blog: "15 mitos 'espíritas'" 13-03-2016 15:16; "Hoje eu não vou responder - vou perguntar" 30'08-2020 03:15! Certamente, encontramos essas e outras questões nos diversos livros inacianos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (06:24 = 01:24)!!!

    ResponderExcluir
  3. 3 pontos respondem suas “dúvidas “ Dr. 😀

    Primeiro : LE prefácio ( quem são espíritas, e o que é espiritismo )

    Segundo : Jesus ( Procure e achareis )

    Terceiro : A obra não é conclusa , carece seja atualizada ( Kardec ) .

    Bom , questão não é botar a bumba no Pentateuco e aguardar o pôr vir; mas sim : Cadê o competente !? Para ATUALIZAR sem deturpar !

    Porque sim , muitos estão aí a tentar pitacar , mas estão dificultando o que deveria ser simples , ou seja : criando dificuldades pra vender facilidades 🤷🏻

    E eu me atrevo a devolver a pergunta, sem , também , é obvio , aguardar respostas 😬:

    O QUE É DEUS !??

    QUEM É O PAI !??

    Ah !! Detalhe : Permita-me corrigi-lo: Codificação não foi a terceira revelação . Foi a segunda . Jesus foi a primeira . Moisés não revelou nada, preparou o terreno apenas .
    A Terceira ? Está se moldando e o Dr está “ incentivando “ …

    ResponderExcluir
  4. Algumas Poucas Respostas: Dr. Inácio se o Chico Xavier Disse que era um Cisco imagina eu para responder todas as perguntas acima, vai demorar muitas encardenações para que eu possa responder. So posso dizer que o espiritismo é ainda muito mais que Kardec disse, estamos muito distante para o compreender. Muito Obrigado Dr Inacio e Bacelli e a todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. A verdade se desvelará gradativamente. Creio que com o avanço tecnológico, seremos impulsionados à um grande crescimento intelectual, descobriremos muitas coisas. Eu, particularmente, já tenho controvérsias com o capítulo 1 do livro dos Espíritos. Deus, pode sim ter tido um início e ter saído do nada, anterior à ele. Afinal, ele é Deus! E a imutabilidade de Deus, não é estatica, o movimento é também sua perfeição. E para azucrinar um pouco mais, creio que Deus, nem é bom ou mal. Ele está acima dessas convicções humanas e tudo que acontece é porque ele quer, inclusive coisas desagradáveis, caso não fosse do querer dele, não acontecia. Tenho um amigo esquizofrênico desde a infância e ele diz que muita coisa no Livro dos Espíritos, tem que ser atualizada. Desculpem o desconforto da minha opinião. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Assim você complica a vida dos ortodoxos Dr Inácio ou dos “espíritas puros”. É quase uma falta de caridade kkkkk
    A pessoa sai da religião mas a religião não sai da pessoa. Como é difícil romper com o passado.
    Que dificuldade temos em assumir a própria ignorância! Lembra a mensagem da semana passada. Como é mesmo? Ignorância da própria ignorância?!
    Não aceitamos que somos incompetentes ainda para a compreensão da Verdade e a verdade que nossa mente(estreita demais) comporta é um minúsculo fragmento que , amanhã teremos que abandoná-lo sob pena de se tornar “pre-conceito” impedindo-nos de substui-lo por um fragmento maior porém , ainda minúsculo, e, assim sucessivamente até que o fragmento esteja começando e refletir a Verdade Suprema que é o próprio Criador!
    Um tijolo é parte um edifício.
    Um grão de areia é um fragmento de uma residência!
    Um átomo de cal é outro fragmento da Grande Obra.
    Todos são verdades da Obra mas nenhum, em separado, espelha a Obra final.
    Assim se dá com aquilo que imaginamos que sabemos.
    O fragmento é uma verdade mas, se o tomarmos pela Verdade com V maiúsculo se torna uma inverdade.
    “Diante da grandeza dos espíritos superiores não passamos de bactérias controladas pelo impulso da fome e pelo magnetismo do amor.” Acho que é mais ou menos isso que André Luiz escreveu. Vou procurar o texto ipsis literis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Gerson Cecatto (07-12-2025 07:23). Permita-nos auxiliá-lo! A frase do último parágrafo de seu texto está na obra "Libertação" (FEB, 31a edição, 3a reimpressão, 06/2010, página 17): "...Comparada à grandeza, ..., de milhões de sóis..., em pleno Universo, a nossa Terra, ..., pode ser considerada qual laranja minúscula, perante o Himalaia, e nós outros,confrontados com a excelsitude dos Espíritos Superiores, ..., não passamos, por enquanto, de bactérias, controladas pelo impulso da fome e pelo magnetismo do amor. Entretanto, guindado a singelas culminância da inteligência, somos micróbios que sonham com o crescimento próprio para a eternidade..." (Ministro Flacus, capítulo 1 - Ouvindo elucidacoes). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:17 = 10:17)!!!

      Excluir